Connect with us

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Mulheres recebem atendimento especial de saúde em comemoração ao “Outubro Rosa”

Publicado

em

O câncer de mama é um dos males que tem afetado grande parte da população brasileira, e a principal vítima desse mal são as mulheres. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), a cada 10 mulheres diagnosticadas no Brasil, três morrem por conta desta doença.

Visando combater esse mal que ataca a saúde feminina, a equipe da Unidade Básica de Saúde Múcio Barbosa (Policlínica), com o apoio da Prefeitura de Tocantinópolis, da Secretaria Municipal de Saúde e demais colaboradores, realizou na noite da última quinta-feira (26), atendimento especial voltado para o público feminino, em comemoração ao “Outubro Rosa”. A policial militar, sargento Cristiane, que passou por processo de quimioterapia, abriu o encontro onde relatou em depoimento sobre o momento vivido durante o período em que esteve com a doença.

Tendo como idealizadora, a enfermeira, Leidy Veridyane, a ação além de conscientizar o público alvo sobre a gravidade da doença, incentivou as pacientes da unidade sobre o autocuidado, mesmo estas tendo uma rotina agitada durante a correria do dia a dia. “Além do cuidado junto à atenção primária, a ação teve como principal objetivo conscientizar e ao mesmo tempo, de forma educativa, alcançar novos hábitos de prevenção e cuidado sobre a doença, no entanto, para que isso aconteça é necessário a realização dos exames de prevenção, onde as campanhas educativas ocupam posição de destaque, mas para alcançarem sucesso é necessário a adesão da comunidade”, afirma Leidy.

Integrando a programação voltada à prevenção do câncer de colo de útero e de mama, a fisioterapeuta, Karina Ribas explicou os principais métodos indicados à prevenção da doença. “O autoexame é um dos meios mais simples e recomendados onde as mulheres podem detectar o nódulo. A partir de então, o acompanhamento médico é essencial para a o diagnóstico. Portanto, essas ações são importantes porque além de atrair a população, é um momento especial em que as mulheres se sentem valorizadas, pois a atenção e cuidado estão voltados especialmente para elas”, disse.

Com um ambiente totalmente decorado alusivo ao “Outubro Rosa”, as atividades desenvolvidas durante a ação incluíram coleta de preventivo, aferição de pressão arterial, atendimento odontológico, nutricional, consultas médicas e orientações voltadas à saúde da mulher. Com apoio de colaboradores, a equipe da Unidade de Saúde distribuiu lanche e realizou sorteio de produtos de beleza para as mulheres participantes do evento.

Dona Maria Aparecida ressaltou que esta foi uma das melhores ações já realizadas sobre o “Outubro Rosa”. “Sinceramente essa foi uma ação que motivou as mulheres a estarem se prevenindo, procurando atendimento e orientação médica. Toda a equipe está de parabéns por ter realizado essa ação que incluiu dentistas médicos, enfermeiros, nutricionista, agentes de saúde, técnicos de enfermagem e demais servidores da unidade”, pontou. (Dirceu Leno)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Leitos Covid no Bico tem ocupação de 60% na UTI e 79% clínico

Publicado

em

Os dois Hospitais Regionais da região do Bico do Papagaio, habilitados para tratamento de pacientes com Covid-19, estão com suas ocupações relativamente altas, apesar de melhorar, principalmente nas vagas para UTI, que no domingo anteriro, dia 21, tinha 80% de ocupação e neste dia 28, está com 60%.

No Hospital Regional de Augustinópolis, único que oferece UTI Covid na região, dos 10 leitos disponíveis, 6 estão ocupados. Na área clínica, dos 12 leitos, 8 estão ocupados.

Xambioá não oferece UTI Covid, apenas leitos clínicos que estão com sua capacidade ocupada em 92%. Dos 12 leitos, 11 estão ativos.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: TEC pega o Capital neste domingo, às 16h, no Nilton Santos

Publicado

em

A segunda rodada do Tocantinense 2021 será realizada neste fim de semana. No sábado (27), o Interporto recebe o Araguacema, no estádio General Sampaio. No domingo (28), jogam: Tocantins x Palmas, Capital x TEC e Gurupi x NC/Paraíso.

O TEC, representante do Bico do Papagaio, tem duas dúvidas para a partida: Gil Macena e Jheimy. Gil volta de lesão, já Jheimy teve um problema de estômago e ainda não sabe se terá condição de atuar. Karu e Tety devem ser as opções. O TEC estreou com vitória, por 4 a 1, contra o Tocantins e busca o segundo triunfo neste domingo.

O Capital joga em casa e deve ir a campo com o que tem de melhor. O técnico Leandro Mehlich ganhou seis reforços no BID, entre esta quinta-feira (25) e sexta-feira (26). Em contato com o ge, o treinador informou que deve fazer algumas mudanças para este jogo. A expectativa é que o time tenha um desempenho melhor em relação a estreia contra o NC, quando foi derrotado por 2 a 0. (Com informações do GE)

Continue lendo

Bico do Papagaio

PRAIA NORTE: Morte é confirmada por Covid-19

Publicado

em

Neste sábado, 27, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio de seu Boletim Epidemiológico, confirmou mais um óbito por Covid-19, no município de Praia Norte, no Bico do Papagaio. Agora sobe para 4 o número de vítimas da doença.

O óbito oficializado neste sábado, é de um homem de 65 anos, obeso, de morreu dia 20 de janeiro, no Hospital Regional de Augustinópolis.

Continue lendo
publicidade Bronze