Connect with us

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Mutirão do Sub-Registro realiza cerca de 4 mil atendimentos

Publicado

em

Quase quatro mil atendimentos marcaram o primeiro dia do Mutirão do Sub-Registro em Tocantinópolis. A fotografia 3×4 superou todos os atendimentos, com 1.648 pedidos.

Esta é a segunda edição do mutirão para a erradicação do sub-registro no Tocantins. Os atendimentos estão sendo realizados na Escola Municipal Alto da Boa Vista II. Os municípios de Itaguatins, Maurilândia, Nazaré, Aguiarnópolis e as 22 aldeias indígenas Apinajé também estão sendo beneficiados. A previsão é que os serviços sejam finalizados às 16h desta quarta-feira, 27. Nos dias 28 e 29 a equipe estará em Ananás.

Depois da fotografia, os serviços mais procurados foram: xerox, com 1.451 emissões; 331 CPF’s; 228 RG’s (carteira de identidade); 216 carteiras de trabalho; 135 atendimentos no Registro Civil – segundas vias da certidão de nascimento; 10 atendimentos com o INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social e 30 atendimentos com a Defensoria Pública. Dentre as pessoas beneficiadas com a ação, estavam aproximadamente 500 indígenas da etnia Apinajé, ribeirinhos e trabalhadores rurais.

O lavrador José Alan Resplande Carneiro, casado, 38 anos e pai de quatro filhos, mora na zona rural de Tocantinópolis há 30 anos e nunca sentiu a necessidade de ter os documentos. Morando na roça, mantinha a família com as plantações que tinha. O estudo, até a quarta série, foi dado por sua mãe que era professora. Precisando ir à escola, ficou impossibilitado porque não tinha nenhum documento. Parou de estudar. Nunca exerceu o direito do voto, mas continua sendo um de seus sonhos. Mudou recentemente para a cidade e ficou sabendo do mutirão do sub-registro. A esposa incentivou-o a ir atrás da sua cidadania. José Alan acatou e está prestes a virar um cidadão de verdade. “Se não fosse ela eu não teria vindo. Três dos meus quatro filhos já foram beneficiados com o CPF, a carteira de identidade, fotos 3×4 e xerox. Agora é a minha vez. Estou indo para o cartório tirar a minha primeira certidão de nascimento. Sinto-me feliz e assustado ao mesmo tempo”.

De acordo com a coordenadora da Ação, Olinda Nogueira, a expectativa é que sejam prestados 10 mil atendimentos.

O Governo do Tocantins aposta no cumprimento da meta da Campanha Nacional para a Erradicação do Sub-Registro, que é alcançar até final de 2010, o índice igual ou inferior a 5% de pessoas que não possuem Certidão de Nascimento.

Indígenas

No pólo de Tocantinópolis, existem 22 aldeias com, aproximadamente, 1.750 indígenas da etnia Apinajé. Destes, cerca de 450 não têm o primeiro registro. No primeiro dia do mutirão do sub-registro cerca de 60 indígenas foram beneficiados com a primeira certidão de nascimento.

Segundo informações dos agentes da Funai – Fundação Nacional do Índio, do núcleo de representação local, a certidão administrativa da Funai não vale para a emissão de outros documentos como o RG. A Secretaria da Segurança Pública através do Instituto de Identificação, responsável pela emissão da carteira de identidade, tem normas para a emissão do documento. (Umbelina Costa)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Irajá começa articulação pró Edison Tabocão

Publicado

em

Desde o final de semana, o senador Irajá Abreu, presidente estadual do PSD, iniciou uma maratona de reuniões com prefeitos, vereadores e líderes do Bico do Papagaio, para apresentar oficialmente o empresário Edison Tabocão, como pré-candidato a governador do Tocantins.

Edison é vice-presidente estadual do PSD.

Irajá permanecerá em Araguatins até quarta, recebendo e se reunindo com os líderes municipais.

Edison atua empresarialmente no setor de combustíveis, transporte e alimentação, com abrangência principalmente nos estados do Tocantins, Goiás e São Paulo. Em Araguatins, Tabocão tem forte identificação com a comunidade, local onde tem residência fixa no estado.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Saúde oficializa 65ª morte por Covid-19

Publicado

em

Neste domingo, 25, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), oficializou a 65ª morte por Covid-19, no município de Araguatins, no Bico do Papagaio. A informação foi publica no Boletim Epidemiológico.

A vítima é um homem de 72 anos, com doença respiratória crônica. A morte aconteceu no dia 26 de maio no Hospital Regional de Araguaína.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AXIXÁ: Vendedor de maconha do Setor Santa Rita é preso

Publicado

em

Na tarde deste sábado, 24,  a Polícia Militar prendeu um homem de 51 anos, suspeito de tráfico de drogas no Setor Santa Rita, município de Axixá, Bico do Papagaio.

Policiais militares do 9° Batalhão, monitoraram o suspeito, que rotineiramente se deslocava ao Estado do Maranhão, município de Imperatriz, para supostamente comprar substância análoga à maconha. As equipes de serviço posicionaram o cerco no endereço informado, com o objetivo de bloquear a passagem do transporte público que o indivíduo usava para se deslocar. 

O veículo foi interceptado e o suspeito abordado pelos policiais, momento em que os militares localizaram alguns pacotes de substância análoga à maconha. A droga apreendida e o suspeito foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para as providências legais cabíveis.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze