Connect with us

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Prefeito Paulo Gomes participa de encerramento das comemorações alusivas ao “Outubro Rosa”

Publicado

em

Momentos de muita informação, alegria e interação marcaram, nesta terça-feira (31), no Setor Sol Nascente, o encerramento das comemorações referentes ao ‘Outubro Rosa’. A ação foi organizada pela Unidade de Saúde Múcio Barbosa (Policlínica), em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, Centro de Referência de Assistência Social, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Tocantinópolis. Conscientizar mulheres quanto à importância da prevenção do câncer de mama foi um dos principais objetivos do evento.

O prefeito Paulo Gomes esteve presente na ação e destacou o empenho das equipes na campanha ‘Outubro Rosa’. “Muito feliz em ver estas ações sendo constituídas e ao mesmo tempo decentralizadas para outros bairros. Vejo o empenho das Secretarias em informar ao público alvo sobre os métodos de prevenção, buscando de certa forma a conscientização para a realização dos exames. Nossa administração a cada dia vem desempenhando bons resultados e na Saúde não poderia ser diferente, isso é graças ao empenho e dedicação de todos”, ressaltou.

A vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Eleny Araújo parabenizou pela ação promovida destacando o trabalho da enfermeira coordenadora da Policlínica. “Conheço o trabalho da enfermeira Marisa, e mais uma vez me surpreendo com o resultado. O ‘Outubro Rosa’ é sem dúvidas um mês dedicado para a prevenção e combate ao câncer de mama, no entanto, essa prevenção é necessária ser feita não somente nesse período, mas sim regularmente. Portanto, é bom estarmos indo ao posto de saúde e buscar atendimento médico”, frisou.

A ação idealizada pela enfermeira Marisa Fontinelle, contou com uma programação diversificada que incluiu apresentação especial dos Doutores Mais Sorriso, no qual encenaram um miniteatro sobre a importância da prevenção. Por meio de um busto representativo, fora demonstrado para o público presente como é realizado o autoexame e a importância deste para a saúde da mulher. “As ações em comemoração ao ‘Outubro Rosa’ servem para conscientizar sobre o câncer de mama e a importância de sua detecção precoce. Dessa forma, o autoexame é um procedimento simples que pode salvar vidas e que todas as mulheres podem fazer no dia a dia. Já o exame do colo do útero pode ser feito anualmente ou semestralmente, vai depender da assiduidade da mulher na realização dos exames”, informou Marisa.

Ainda dentro da programação, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maria Vandecy relatou em depoimento os momentos vivenciados quando esteve com a doença, no caso dela, na laringe. Outro destaque foi a apresentação dos alunos do Grupo Arco-íris, integrantes do Serviço de Fortalecimento de Vínculos do Cras, que advertiram através da música que a melhor maneira de combater a doença é através da prevenção.

Integrando parte do evento, a nutricionista do Nasf, Linaya Costa ressaltou como a alimentação saudável pode prevenir vários tipos de cânceres. Nesse sentido, a saúde bucal também não poderia passar despercebida. A odontóloga, Thuane Cristine orientou sobre a importância e os cuidados que precisam ser tomados no que se diz respeito a manter uma boca saudável e livre de doenças.

As comemorações foram encerradas em clima de confraternização. A equipe organizadora realizou sorteio de brindes e entregou lembranças às participantes. As atenções agora passarão a ser o ‘Novembro Azul’, mês dedicado a prevenção e combate ao câncer de próstata, com foco no público masculino. (Dirceu Leno)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Novas medidas para enfrentamento à Covid devem ser anunciadas

Publicado

em

Diante do contexto atual da pandemia do Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde promoveram na sexta, 5, uma reunião com os profissionais da saúde, membros do Conselho de Saúde, além de representantes de diversas entidades do município.

O encontro, realizado no auditório do CAPS, teve como objetivo debater assuntos pertinentes ao atual cenário da pandemia do Covid19. Foram abordados temas como dados atuais do Coronavírus, as novas medidas que serão adotadas, além de um debate de novas estratégias, ações a serem executadas diante do crítico cenário atual.

Estivaram presentes na reunião representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Araguatins, membros do conselho de saúde, Aciat, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Sebrae, Vigilância Sanitária, além dos secretários de Educação, Cultura e Desenvolvimento Social.

Ainda não foram anunciadas as medidas que serão adotadas. (Com informações da Ascom)

Continue lendo

Bico do Papagaio

Municípios do Bico têm até 31 de março para solicitar apoio ao fomento do setor agropecuário

Publicado

em

A Plataforma +Brasil disponibilizou o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Agropecuário, vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

O objetivo é apoiar projetos de desenvolvimento e fomento ao setor agropecuário para incentivo à produção agro de pequeno e médio porte, disponibilizando meios para aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas e de processamento agroindustrial. Os municípios interessados em participar do programa têm até o dia 31 de março de 2021. 

O programa também oferece oportunidade de realização de obras agropecuárias de desenvolvimento rural, tais como construção e readequação de estradas vicinais.

Critérios para Seleção

• Existência de dotação orçamentária para atendimento aos projetos;

• Aprovação dos aspectos técnicos das propostas apresentadas;

• Atender a critérios de legalidade estabelecidos pelo Decreto n 6170/2007 e alterações, pela Portaria Interministerial 424/2016 e alterações;

• Estar em situação de adimplência na União, mediante ao SIAFI, CADIN, CAUC e, ainda, nas administrações Estadual e Municipal.

Os interessados devem se cadastrar na Plataforma +Brasil, até o próximo dia 31 de março de 2021. (Brasil 61)

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Verdão do Bico vai à Paraíso em busca de reabilitação

Publicado

em

O Tocantinópolis Esporte Clube (TEC), busca reabilitação neste sábado, 6, diante do NC Paraíso, no estádio Pereirão, na cidade de paraíso, região central do estado. O Verdão do Bico perdeu na última rodada dentro do estádio Ribeirão, para o Interporto, por 1 a 0 e ocupa a quarta colocação no Campeonato Tocantinense 2021. O técnico Neto Costa tem todo grupo à disposição.

NC/Paraíso também busca reabilitação nesta rodada. O time que vinha de uma sequência de duas vitórias acabou empatando na última rodada com o Araguacema. Para o duelo deste sábado, o técnico Wilcemo Rodrigues, tem todo elenco à disposição. A equipe ganhou ainda o reforço do centroavante Tony Júnior (inscrito no BID).

A partida pode ser acompanhada pelo Canal Boa Vista, no Youtube clicando AQUI

Continue lendo
publicidade Bronze