Connect with us

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Prefeito Paulo Gomes participa de encerramento das comemorações alusivas ao “Outubro Rosa”

Publicado

em

Momentos de muita informação, alegria e interação marcaram, nesta terça-feira (31), no Setor Sol Nascente, o encerramento das comemorações referentes ao ‘Outubro Rosa’. A ação foi organizada pela Unidade de Saúde Múcio Barbosa (Policlínica), em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, Centro de Referência de Assistência Social, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Tocantinópolis. Conscientizar mulheres quanto à importância da prevenção do câncer de mama foi um dos principais objetivos do evento.

O prefeito Paulo Gomes esteve presente na ação e destacou o empenho das equipes na campanha ‘Outubro Rosa’. “Muito feliz em ver estas ações sendo constituídas e ao mesmo tempo decentralizadas para outros bairros. Vejo o empenho das Secretarias em informar ao público alvo sobre os métodos de prevenção, buscando de certa forma a conscientização para a realização dos exames. Nossa administração a cada dia vem desempenhando bons resultados e na Saúde não poderia ser diferente, isso é graças ao empenho e dedicação de todos”, ressaltou.

A vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Eleny Araújo parabenizou pela ação promovida destacando o trabalho da enfermeira coordenadora da Policlínica. “Conheço o trabalho da enfermeira Marisa, e mais uma vez me surpreendo com o resultado. O ‘Outubro Rosa’ é sem dúvidas um mês dedicado para a prevenção e combate ao câncer de mama, no entanto, essa prevenção é necessária ser feita não somente nesse período, mas sim regularmente. Portanto, é bom estarmos indo ao posto de saúde e buscar atendimento médico”, frisou.

A ação idealizada pela enfermeira Marisa Fontinelle, contou com uma programação diversificada que incluiu apresentação especial dos Doutores Mais Sorriso, no qual encenaram um miniteatro sobre a importância da prevenção. Por meio de um busto representativo, fora demonstrado para o público presente como é realizado o autoexame e a importância deste para a saúde da mulher. “As ações em comemoração ao ‘Outubro Rosa’ servem para conscientizar sobre o câncer de mama e a importância de sua detecção precoce. Dessa forma, o autoexame é um procedimento simples que pode salvar vidas e que todas as mulheres podem fazer no dia a dia. Já o exame do colo do útero pode ser feito anualmente ou semestralmente, vai depender da assiduidade da mulher na realização dos exames”, informou Marisa.

Ainda dentro da programação, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maria Vandecy relatou em depoimento os momentos vivenciados quando esteve com a doença, no caso dela, na laringe. Outro destaque foi a apresentação dos alunos do Grupo Arco-íris, integrantes do Serviço de Fortalecimento de Vínculos do Cras, que advertiram através da música que a melhor maneira de combater a doença é através da prevenção.

Integrando parte do evento, a nutricionista do Nasf, Linaya Costa ressaltou como a alimentação saudável pode prevenir vários tipos de cânceres. Nesse sentido, a saúde bucal também não poderia passar despercebida. A odontóloga, Thuane Cristine orientou sobre a importância e os cuidados que precisam ser tomados no que se diz respeito a manter uma boca saudável e livre de doenças.

As comemorações foram encerradas em clima de confraternização. A equipe organizadora realizou sorteio de brindes e entregou lembranças às participantes. As atenções agora passarão a ser o ‘Novembro Azul’, mês dedicado a prevenção e combate ao câncer de próstata, com foco no público masculino. (Dirceu Leno)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Coligação diz que Aquiles é alvo de fake news

Publicado

em

A Coligação “Uma Nova Política Para Um Novo Tempo”, disse por meio de Nota, que o candidato a prefeito, Aquiles da Areia (PP), vem sendo alvo de fake news.

Veja o que a Coligação diz:

A coordenação da Coligação “Uma Nova Política Para Um Novo Tempo”, formada pelos partidos políticos: PP, PSD e REPUBLICANOS, vem a público esclarecer que, ao contrário do que foi noticiado, na imprensa, o nosso candidato Aquiles da Areia foi ao hotel onde estava hospedado o governador Mauro Carlesse a convite do próprio governador.

Durante o café da manhã, houve uma conversa amistosa e em momento algum Aquiles da Areia fez qualquer pedido de apoio ao governador, conforme afirmado.

Outro fato que também destacamos, e que nos causou perplexidade, foi a afirmação que Aquiles da Areia tem uma grande rejeição. Entendemos que isso só pode ser confirmado através de pesquisa eleitoral autorizada e homologada no TRE de Tocantins. Como isso não aconteceu, estamos exercendo o nosso direito de contestar essa informação equivocada e maldosa, que tem o único objetivo de denegrir a imagem do nosso candidato.

Mas o povo não é bobo e diferencia muito bem o que é verdade do que é falso e não vai se deixar enganar.

Num momento em que todo o Brasil se une contra as fake news, não podemos aceitar passivamente que pessoas inescrupulosas envergonhe a nossa cidade e o nosso povo.

Vamos dizer não as fake news. Campanha eleitoral se faz com verdade e não enganando o povo, que merece saber a verdade para não errar na escolha.

Coordenação da Coligação “Uma Nova Política Para Um Novo Tempo”

Continue lendo

Bico do Papagaio

BURITI: Jovem morre em batida de moto com animal solto em rodovia

Publicado

em

Um jovem morreu vítima de acidente de trânsito, na madrugada desta quarta, 21, no município de Buriti, no Bico do Papagaio.

O jovem se chamava, José Kemensom, morador do PA Canaã e aluno do 9º ano da Escola Ney Braga. Ele estava em uma motocicleta e se chocou com um animal na rodovia TO-010. Morreu no local.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Ronaldinho intensifica visitas nos bairros

Publicado

em

O candidato do PT à Prefeitura de Araguatins, no Bico do Papagaio, Ronaldinho, tem focado em visitas de casa em casa, nos bairros da cidade, nesse momento da campanha, acompanhado de seu vice, Aparecido da Belina (PT) e de candidatos a vereador.

Ronaldinho destacou a nossa equipe, que o diálogo direto com o eleitor nesse momento de campanha, é importante para ajudar a compreender ainda mais as necessidades populares, bem como amostra com mais clareza e diretamente os projetos que tem para Araguatins.

“Nossa campanha é isso. Popular, sem gastos absurdos que vão comprometer a gestão. Não queremos virar prefeito a qualquer custo, para depois ter de tirar do patrimônio público para cobrir dívidas de campanha e penalizar a população. Vamos com muita humildade, mostrando casa a casa, eleitor a eleitor nosso projeto”, disse.

Continue lendo
publicidade Bronze