- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 29 / março / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

TOCANTINÓPOLIS: Prefeitura e Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizam Fórum do Lixo e Cidadania

MEIO AMBIENTE

Mais Lidas

Considerando a necessidade de criar diretrizes para a gestão ambiental em relação a uma política de resíduos sólidos que garanta o futuro e a sustentabilidade no município, a Prefeitura de Tocantinópolis, por meio da Secretaria Municipal Administração, Finanças e Meio Ambiente, em parceira com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), promoveu na última terça-feira (5), na Diretoria Regional de Educação, o Fórum Municipal do Lixo e Cidadania.

O evento além de discutir a destinação correta do lixo e a valorização e inserção social dos catadores, propôs ações para a elaboração de metas a serem realizadas e planejadas para o desenvolvimento sustentável, apontado as especificidades de Tocantinópolis bem como propondo ações de valorização e inserção da comunidade quanto à destinação correta dos resíduos sólidos.

Durante o encontro, o coordenador da Limpeza Pública Municipal, Emivaldo Aguiar, ressaltou que o município tem se esforçado quando os problemas e o manejo dos resíduos sólidos, em conformidade com os fóruns nacional e estadual Lixo e Cidadania, destacando que a Prefeitura faz um trabalho de limpeza na cidade desde a manutenção em praças, cemitérios, coleta de resíduos orgânicos nos caminhões coletores, coleta do lixo hospitalar, recolhimento de entulhos e restos de materiais de construção, mecânicos e galhadas.

“É um trabalho complexo que exige além de dinâmica, uma equipe bastante eficiente para atender toda a demanda do município. Além da zona urbana, atendemos ainda a zona rural, e também cerca de 40 aldeias. Temos uma equipe composta de aproximadamente 80 pessoas que se revezam nos períodos diurno e noturno, fazendo um serviço de muita qualidade. Sabemos que ainda precisamos melhorar, e para anteder as necessidades do município, o Governo Municipal está se esforçando a cada dia para que essas demandas sejam atendidas”, informou Emivaldo.

O vereador e inspetor do Naturatins, Lamarck Pimentel, disse que é preciso o município discutir essa questão, por ser um problema comum não apenas no Brasil e Tocantins, mas sim um problema global, pois onde existe a presença do ser humano existe a produção de resíduos sólidos e do lixo. “O fórum em linhas gerais busca produzir um diálogo coletivo para que as diversas entidades que representam o município apresentem alternativas a esse esforço que muitas das vezes ficam sobrecarregadas em cima do poder público, mas que também é de responsabilidade de todos nós”, disse.

Entre os temas abordados durante o encontro, estavam a coleta seletiva, criação do aterro sanitário e associação de catadores. “O primeiro passo que a ser implantado antes de qualquer ação e medida, é começarmos a trabalhar nós seres humanos. É dever do Poder Público entrar em várias frentes de caráter ambiental, todavia, se a nossa comunidade não se conscientizar da importância dessa causa, nós não chegaremos a lugar algum. Então esse não é um trabalho que envolve somente o poder público ou determinados seguimentos da sociedade, essa é uma temática que envolve toda a sociedade, somente assim chegaremos ao nosso objetivo. Portanto, deveremos sair daqui tendo a consciência de que temos que envolver toda a sociedade para juntos fazermos um trabalho de cidadania”, destacou o secretário do Meio Ambiente, Delvani Souza. (Dirceu Leno)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias