Connect with us

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Prefeitura e Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizam Fórum do Lixo e Cidadania

Publicado

em

Considerando a necessidade de criar diretrizes para a gestão ambiental em relação a uma política de resíduos sólidos que garanta o futuro e a sustentabilidade no município, a Prefeitura de Tocantinópolis, por meio da Secretaria Municipal Administração, Finanças e Meio Ambiente, em parceira com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), promoveu na última terça-feira (5), na Diretoria Regional de Educação, o Fórum Municipal do Lixo e Cidadania.

O evento além de discutir a destinação correta do lixo e a valorização e inserção social dos catadores, propôs ações para a elaboração de metas a serem realizadas e planejadas para o desenvolvimento sustentável, apontado as especificidades de Tocantinópolis bem como propondo ações de valorização e inserção da comunidade quanto à destinação correta dos resíduos sólidos.

Durante o encontro, o coordenador da Limpeza Pública Municipal, Emivaldo Aguiar, ressaltou que o município tem se esforçado quando os problemas e o manejo dos resíduos sólidos, em conformidade com os fóruns nacional e estadual Lixo e Cidadania, destacando que a Prefeitura faz um trabalho de limpeza na cidade desde a manutenção em praças, cemitérios, coleta de resíduos orgânicos nos caminhões coletores, coleta do lixo hospitalar, recolhimento de entulhos e restos de materiais de construção, mecânicos e galhadas.

“É um trabalho complexo que exige além de dinâmica, uma equipe bastante eficiente para atender toda a demanda do município. Além da zona urbana, atendemos ainda a zona rural, e também cerca de 40 aldeias. Temos uma equipe composta de aproximadamente 80 pessoas que se revezam nos períodos diurno e noturno, fazendo um serviço de muita qualidade. Sabemos que ainda precisamos melhorar, e para anteder as necessidades do município, o Governo Municipal está se esforçando a cada dia para que essas demandas sejam atendidas”, informou Emivaldo.

O vereador e inspetor do Naturatins, Lamarck Pimentel, disse que é preciso o município discutir essa questão, por ser um problema comum não apenas no Brasil e Tocantins, mas sim um problema global, pois onde existe a presença do ser humano existe a produção de resíduos sólidos e do lixo. “O fórum em linhas gerais busca produzir um diálogo coletivo para que as diversas entidades que representam o município apresentem alternativas a esse esforço que muitas das vezes ficam sobrecarregadas em cima do poder público, mas que também é de responsabilidade de todos nós”, disse.

Entre os temas abordados durante o encontro, estavam a coleta seletiva, criação do aterro sanitário e associação de catadores. “O primeiro passo que a ser implantado antes de qualquer ação e medida, é começarmos a trabalhar nós seres humanos. É dever do Poder Público entrar em várias frentes de caráter ambiental, todavia, se a nossa comunidade não se conscientizar da importância dessa causa, nós não chegaremos a lugar algum. Então esse não é um trabalho que envolve somente o poder público ou determinados seguimentos da sociedade, essa é uma temática que envolve toda a sociedade, somente assim chegaremos ao nosso objetivo. Portanto, deveremos sair daqui tendo a consciência de que temos que envolver toda a sociedade para juntos fazermos um trabalho de cidadania”, destacou o secretário do Meio Ambiente, Delvani Souza. (Dirceu Leno)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Coligação diz que Aquiles é alvo de fake news

Publicado

em

A Coligação “Uma Nova Política Para Um Novo Tempo”, disse por meio de Nota, que o candidato a prefeito, Aquiles da Areia (PP), vem sendo alvo de fake news.

Veja o que a Coligação diz:

A coordenação da Coligação “Uma Nova Política Para Um Novo Tempo”, formada pelos partidos políticos: PP, PSD e REPUBLICANOS, vem a público esclarecer que, ao contrário do que foi noticiado, na imprensa, o nosso candidato Aquiles da Areia foi ao hotel onde estava hospedado o governador Mauro Carlesse a convite do próprio governador.

Durante o café da manhã, houve uma conversa amistosa e em momento algum Aquiles da Areia fez qualquer pedido de apoio ao governador, conforme afirmado.

Outro fato que também destacamos, e que nos causou perplexidade, foi a afirmação que Aquiles da Areia tem uma grande rejeição. Entendemos que isso só pode ser confirmado através de pesquisa eleitoral autorizada e homologada no TRE de Tocantins. Como isso não aconteceu, estamos exercendo o nosso direito de contestar essa informação equivocada e maldosa, que tem o único objetivo de denegrir a imagem do nosso candidato.

Mas o povo não é bobo e diferencia muito bem o que é verdade do que é falso e não vai se deixar enganar.

Num momento em que todo o Brasil se une contra as fake news, não podemos aceitar passivamente que pessoas inescrupulosas envergonhe a nossa cidade e o nosso povo.

Vamos dizer não as fake news. Campanha eleitoral se faz com verdade e não enganando o povo, que merece saber a verdade para não errar na escolha.

Coordenação da Coligação “Uma Nova Política Para Um Novo Tempo”

Continue lendo

Bico do Papagaio

BURITI: Jovem morre em batida de moto com animal solto em rodovia

Publicado

em

Um jovem morreu vítima de acidente de trânsito, na madrugada desta quarta, 21, no município de Buriti, no Bico do Papagaio.

O jovem se chamava, José Kemensom, morador do PA Canaã e aluno do 9º ano da Escola Ney Braga. Ele estava em uma motocicleta e se chocou com um animal na rodovia TO-010. Morreu no local.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Ronaldinho intensifica visitas nos bairros

Publicado

em

O candidato do PT à Prefeitura de Araguatins, no Bico do Papagaio, Ronaldinho, tem focado em visitas de casa em casa, nos bairros da cidade, nesse momento da campanha, acompanhado de seu vice, Aparecido da Belina (PT) e de candidatos a vereador.

Ronaldinho destacou a nossa equipe, que o diálogo direto com o eleitor nesse momento de campanha, é importante para ajudar a compreender ainda mais as necessidades populares, bem como amostra com mais clareza e diretamente os projetos que tem para Araguatins.

“Nossa campanha é isso. Popular, sem gastos absurdos que vão comprometer a gestão. Não queremos virar prefeito a qualquer custo, para depois ter de tirar do patrimônio público para cobrir dívidas de campanha e penalizar a população. Vamos com muita humildade, mostrando casa a casa, eleitor a eleitor nosso projeto”, disse.

Continue lendo
publicidade Bronze