Connect with us

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Prefeitura não adere ao feriado municipal do ‘Dia da Consciência Negra’

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Tocantinópolis informa que não irá aderir ao feriado municipal em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado nesta segunda-feira, dia 20 de novembro. A data marca a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, o maior ícone da história dos negros no Brasil.

De acordo com o Governo Municipal, a não adesão se dará pelo fato de que dia 20/11 acontecerá os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e obviamente, ocorrerão os pagamentos de alguns servidores, fornecedores e demais prestadores de serviços. Nesse sentido, a Prefeitura e demais órgãos afetos à repartição municipal funcionarão normalmente na segunda-feira, próxima.

Um dos motivos pela não adesão é que o feriado inviabilizaria tais demandas a serem cumpridas junto aos seus fornecedores, prestadores de serviços e servidores. Além disso, nesses últimos meses houve-se vários feriados nacionais e estaduais, que consequentemente, resultaram em pontos facultativos, razões pelas quais o Poder Executivo não seguirá a normativa municipal aprovada em 2015.

No entanto, as Escolas Municipais seguirão o calendário escolar previamente estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação.

Dia da Consciência Negra

O feriado municipal foi estabelecido pelo Projeto de Lei nº 973/2015, de 15 dezembro de 2015. O dia também entrou no calendário escolar e foi incluído o ensino sobre diversas áreas da história e cultura afro-brasileira. São abordados temas como a luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira, o negro na sociedade nacional, inserção do negro no mercado de trabalho, discriminação, identificação de etnias, etc.

A data de 20 de novembro, foi escolhida em 1695, em referência ao assassinato do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi. A data traz a reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da identidade brasileira. Os povos africanos colaboraram nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos do Brasil. (Dirceu Leno)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Veja os números da Covid-19 desta sexta, 23

Publicado

em

Continue lendo

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Veja os números da Covid-19 desta sexta, 23

Publicado

em

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Paulinho lidera disputa pela Prefeitura com 61,6%

Publicado

em

Segundo pesquisa Instituto Skala divulgada nesta sexta, 23, aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o cargo de prefeito de Tocantinópolis, segundo maior Colégio Eleitoral do Bico do Papagaio, nas Eleições 2020.

Na pergunta direcionada, onde aparece o nome dos candidatos a prefeito, o resultado foi o seguinte:

Paulinho (PSD) – 61,6%

Salomão Barros (SD) – 19,2%

Não sabe – 11,2%

Nenhum – 8%

Na espontânea, onde o nome dos candidatos a prefeito não é lembrado ao entrevistado, o resultado ficou assim:

Paulinho (PSD) – 54,4%

Salomão Barros (SD) – 14,8%

Não opinaram – 30,8%

Perguntado aos eleitores, em qual dos candidatos eles não votariam de jeito nenhum, ficou assim:

Salomão Barros (SD) – 18,8%

Paulinho (PSD) – 9,6%

Não rejeitam nenhum – 63,2

Não opinaram – 8,4%

Sobre a pesquisa

Período de realização: de 15 a 16 de outubro de 2020

Margem de erro: 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados obtidos em um intervalo de confiança de 95%.

Número de entrevistas: 250

Número do registro: TO-00900/2020

Continue lendo
publicidade Bronze