Bico do Papagaio
TOCANTINÓPOLIS: Presidente do TJTO recebe título de cidadão tocantinopolino
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ronaldo Eurípedes, recebeu o título de cidadão tocantinopolino da Câmara Municipal de Tocantinópolis. A honraria foi concedida ao magistrado pelos relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário e pela atenção voltada à população local.
A solenidade aconteceu na última sexta-feira, 12, no salão do Tribunal do Júri da Comarca de Tocantinópolis e reuniu magistrados, servidores, comunidade, autoridades, familiares e amigos do presidente do TJTO.
Em seu pronunciamento, o desembargador Ronaldo Eurípedes, emocionado, saudou os presentes, relembrou a época em que residiu no município e agradeceu a homenagem. “Ainda que, desde 1980, eu carregasse Tocantinópolis comigo em minhas lembranças, hoje, sendo agraciado com a cidadania tocantinopolina, me sinto pleno, realizado e muito feliz”.
Segundo o presidente da Câmara Municipal da cidade e autor do projeto, vereador Aderson Marinho Neto, “esse título foi aprovado pelos onze vereadores integrantes da Casa de Leis de Tocantinópolis e por toda a nossa comunidade”, afirmou.
Durante o evento, o diretor da Comarca de Tocantinópolis, juiz Arióstenis Guimarães Vieira, falou em nome de magistrados, servidores e jurisdicionados da região. Além de parabenizar, o magistrado ressaltou os avanços alcançados pelo Judiciário tocantinense na atual gestão. “Hoje temos um Fórum com estrutura, os servidores trabalham com dignidade e o cidadão desfruta dos inúmeros benefícios proporcionados pela total digitação dos processos. Essa é a prova de que é possível mudar a realidade e avançar de maneira ousada e moderna”, concluiu.
Em discurso, o prefeito de Tocantinópolis, Fabion Gomes Sousa, falou sobre a satisfação em fazer parte da solenidade. “O desembargador Ronaldo Eurípedes desde sempre mostrou competência no exercício do seu trabalho e sabedoria ao lidar com todos os desafios. Tenho certeza de que esse título é merecido”, disse.
Em sua fala, o deputado estadual José Bonifácio relembrou momentos importantes da história de Tocantinópolis e completou dizendo que, “hoje os três poderes se reúnem para ver o nosso município receber de braços abertos um filho adotivo. Mas não um filho que recebe uma comenda honrosa somente como uma dádiva, mas um filho que viveu e cresceu conhecendo todos os cantos da nossa cidade”.
Representando o governador do Tocantins, o procurador geral do Estado, Sérgio do Vale, falou sobre a importância da entrega do título ao magistrado. “Parabenizo o município pela escolha em legitimar o desembargador Ronaldo Eurípedes como filho dessa terra”, ressaltou.
O membro do Tribunal de Contas, conselheiro José Wagner Praxedes, também prestigiou a solenidade e falou sobre a estreita relação do homenageado com Tocantinópolis. “Esse título vem para formalizar o sentimento de carinho que o desembargador Ronaldo Eurípedes sempre teve com a cidade”, disse.
Homenagens
Além da bênção proferida pelo bispo da Diocese de Tocantinópolis, Dom Giovani Pereira de Melo, o evento também contou com a apresentação da Banda Municipal de Tocantinópolis que, regida pelo maestro Dário Cardoso, executou o Hino da Boa Vista em homenagem à memória histórica da cidade.
O presidente do TJTO, desembargador Ronaldo Eurípedes, também foi presenteado com a camisa oficial do Tocantinópolis Esporte Clube, time de futebol brasileiro da cidade.
Autoridades
Entre as autoridades locais que prestigiaram a solenidade, estavam os vereadores da Câmara Municipal de Tocantinópolis: Zullias Parente Amoury, Vicente Moraes, Pedro Pereira Mendes, Elson Ribeiro, José Raimundo Gomes, Eleny Araújo, Gerrival Alves, Francisco de Assis Gomes, Mardônio Vilanova e Raimundo Coelho Folha.
Também estiveram presentes no evento: O titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Tocantinópolis, juiz Helder Carvalho Lisboa; a juíza da Comarca de Araguaína, Umbelina Lopes Pereira Rodrigues; o subsecretário geral de Governo e Articulação Política, Cesarino Augusto Sobrinho; o secretário-crefe da Casa Civil, Télio Leão Ayres, o comandante da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, capitão Fioravan Teixeira Silveira; o delegado regional da Polícia Civil, Tiago Daniel de Morais; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Subseção de Tocantinópolis), Dayane Cristina Jácome; o advogado Renato Jácome, pioneiro no exercício da advocacia no município; e as representantes do Ministério Público e Defensoria Pública, Cynthia Assis de Paula e Isakyana Ribeiro de Brito, respectivamente. (Maria Gabriela)

Bico do Papagaio
BURITI: Saúde oficializa 5ª morte por Covid
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que neste domingo, 11 de abril, foi oficializada mais uma morte por Covid-19, no município de Buriti, no Bico do Papagaio. A morte ocorreu no dia 29 de março e sobe para cinco o número de vítimas pela doença.
O óbito é de um homem de 78 anos, sem comorbidades relatadas. Ele estava internado no Hospital Regional de Augustinópolis.
Bico do Papagaio
ANGICO: Acidente na TO-134 perto do povoado Mato Redondo deixa dois mortos

Um acidente na TO-134, no Bico do Papagaio, deixou duas pessoas mortas na noite deste sábado (10). A colisão foi perto do povoado Mato Redondo, em Angico. A motocicleta em que Almecides Alves Wanderley e Cláudia Bezerra Damasceno estavam bateu de frente com um carro. O motorista do carro disse para a Polícia Militar que a moto teria invadido a contramão.
Almecides e Cláudia caíram na pista após o impado. Aegundo o motorista do carro informou no depoimento, após a queda Almecides foi atropelado por um caminhão que passava pelo local. O motorista do carro disse que o caminhoneiro não parou para ajudar e que não foi possível identificar o veículo.
A perícia científica foi chamada para avaliar o local e averiguar as informações prestadas pelo motorista do carro. Como a documentação dele estava em dia, o veículo foi liberado após o trabalho. A motocicleta estava com a documentação irregular e por isso foi apreendida e levada ao pelotão da PM em Ananás. (G1)

Bico do Papagaio
BURITI: Marginal furta dinheiro, joias e pistola na casa de militar, usa a arma contra PM’s e termina aventura morto

A Polícia Militar (PM) apreendeu no sábado, 10, joias, cerca de R$ 600,00 em espécie e uma pistola .380, furtadas da residência de um policial militar, na cidade de Buriti, no Bico do Papagaio. O indivíduo, 29 anos, suspeito de praticar o crime, acabou trocando tiros com a guarnição de policiais militares do 9° Batalhão da PM (9° BPM).
Durante diligência na tentativa de prender o acusado, o homem acabou efetuando três disparos contra a guarnição da PM, usando a própria arma de fogo furtada da residência do policial. Os militares revidaram e mataram o individuo.
A PM informou que o homem já é conhecido pela prática de crimes de furto e roubo em cidades da região, havia sido visto rondando a residência do policial.
O policial militar, vítima do furto, juntamente com a guarnição do Pelotão da PM em Buriti foi até o endereço onde o autor estava escondido. Ao perceber a chegada da PM, o autor ainda tentou fugir rumo aos fundos do imóvel, sendo acompanhado pelos militares que faziam o cerco. O indivíduo, sabendo que seria preso após tentar e não conseguir pular uma cerca de arames, atirou contra os policiais.

O local foi isolado e preservado até a chegada da equipe da perícia e do Instituto Médico Legal (IML). Através do sistema, a guarnição da PM constatou que o autor possuía um mandado de prisão expedido pela justiça do Estado do Maranhão. Os objetos recuperados pela PM foram recolhidos pela perícia para os procedimentos legais.