Connect with us

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Presidente do TJTO recebe título de cidadão tocantinopolino

Publicado

em

tocant_capa

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ronaldo Eurípedes, recebeu o título de cidadão tocantinopolino da Câmara Municipal de Tocantinópolis. A honraria foi concedida ao magistrado pelos relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário e pela atenção voltada à população local.

A solenidade aconteceu na última sexta-feira, 12, no salão do Tribunal do Júri da Comarca de Tocantinópolis e reuniu magistrados, servidores, comunidade, autoridades, familiares e amigos do presidente do TJTO.

Em seu pronunciamento, o desembargador Ronaldo Eurípedes, emocionado, saudou os presentes, relembrou a época em que residiu no município e agradeceu a homenagem. “Ainda que, desde 1980, eu carregasse Tocantinópolis comigo em minhas lembranças, hoje, sendo agraciado com a cidadania tocantinopolina, me sinto pleno, realizado e muito feliz”.

Segundo o presidente da Câmara Municipal da cidade e autor do projeto, vereador Aderson Marinho Neto, “esse título foi aprovado pelos onze vereadores integrantes da Casa de Leis de Tocantinópolis e por toda a nossa comunidade”, afirmou.

Durante o evento, o diretor da Comarca de Tocantinópolis, juiz Arióstenis Guimarães Vieira, falou em nome de magistrados, servidores e jurisdicionados da região. Além de parabenizar, o magistrado ressaltou os avanços alcançados pelo Judiciário tocantinense na atual gestão. “Hoje temos um Fórum com estrutura, os servidores trabalham com dignidade e o cidadão desfruta dos inúmeros benefícios proporcionados pela total digitação dos processos. Essa é a prova de que é possível mudar a realidade e avançar de maneira ousada e moderna”, concluiu.

Em discurso, o prefeito de Tocantinópolis, Fabion Gomes Sousa, falou sobre a satisfação em fazer parte da solenidade. “O desembargador Ronaldo Eurípedes desde sempre mostrou competência no exercício do seu trabalho e sabedoria ao lidar com todos os desafios. Tenho certeza de que esse título é merecido”, disse.

Em sua fala, o deputado estadual José Bonifácio relembrou momentos importantes da história de Tocantinópolis e completou dizendo que, “hoje os três poderes se reúnem para ver o nosso município receber de braços abertos um filho adotivo. Mas não um filho que recebe uma comenda honrosa somente como uma dádiva, mas um filho que viveu e cresceu conhecendo todos os cantos da nossa cidade”.

Representando o governador do Tocantins, o procurador geral do Estado, Sérgio do Vale, falou sobre a importância da entrega do título ao magistrado. “Parabenizo o município pela escolha em legitimar o desembargador Ronaldo Eurípedes como filho dessa terra”, ressaltou.

O membro do Tribunal de Contas, conselheiro José Wagner Praxedes, também prestigiou a solenidade e falou sobre a estreita relação do homenageado com Tocantinópolis. “Esse título vem para formalizar o sentimento de carinho que o desembargador Ronaldo Eurípedes sempre teve com a cidade”, disse.

Homenagens

Além da bênção proferida pelo bispo da Diocese de Tocantinópolis, Dom Giovani Pereira de Melo, o evento também contou com a apresentação da Banda Municipal de Tocantinópolis que, regida pelo maestro Dário Cardoso, executou o Hino da Boa Vista em homenagem à memória histórica da cidade.

O presidente do TJTO, desembargador Ronaldo Eurípedes, também foi presenteado com a camisa oficial do Tocantinópolis Esporte Clube, time de futebol brasileiro da cidade.

Autoridades

Entre as autoridades locais que prestigiaram a solenidade, estavam os vereadores da Câmara Municipal de Tocantinópolis: Zullias Parente Amoury, Vicente Moraes, Pedro Pereira Mendes, Elson Ribeiro, José Raimundo Gomes, Eleny Araújo, Gerrival Alves, Francisco de Assis Gomes, Mardônio Vilanova e Raimundo Coelho Folha.

Também estiveram presentes no evento: O titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Tocantinópolis, juiz Helder Carvalho Lisboa; a juíza da Comarca de Araguaína, Umbelina Lopes Pereira Rodrigues; o subsecretário geral de Governo e Articulação Política, Cesarino Augusto Sobrinho; o secretário-crefe da Casa Civil, Télio Leão Ayres, o comandante da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, capitão Fioravan Teixeira Silveira; o delegado regional da Polícia Civil, Tiago Daniel de Morais; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Subseção de Tocantinópolis), Dayane Cristina Jácome; o advogado Renato Jácome, pioneiro no exercício da advocacia no município; e as representantes do Ministério Público e Defensoria Pública, Cynthia Assis de Paula e Isakyana Ribeiro de Brito, respectivamente.  (Maria Gabriela)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Inscrições para Vestibular 2021 do IFTO começam nesta segunda, 30

Publicado

em

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) lança nesta sexta-feira, 27, o Edital do Vestibular Unificado 2021, com mais de 2 mil vagas, distribuídas entre todas as unidades. As inscrições devem ser feitas até o dia 21 de dezembro, via a Página Seja IFTO.

Não haverá provas nesta edição do vestibular, em razão da necessidade de distanciamento social, por conta da pandemia do novo coronavírus. Sendo assim, a seleção será feita via análise curricular, por isso o candidato deve ficar atento às exigências do edital, que varia conforme o curso desejado.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 20,00 para cursos de graduação e de R$ 15,00 para cursos técnicos, concomitantes e subsequentes ao ensino médio.  

Em caso de dúvidas e informações, o candidato deve entrar em contato pelo e-mail: [email protected]

Isenção da taxa de inscrição

Conforme a Lei nº 12.799/13, pode solicitar a isenção de pagamento da taxa de inscrição para o certame o candidato que comprovar: renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo; ser egresso integralmente de escola pública ou ter sido bolsista integral em escola da rede privada; e estar inscrito no vestibular por meio do cartão de inscrição. A solicitação deve ser feita via o e-mail:  [email protected], entre os dias 1º e 8 de dezembro.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Sargento do Exército morto em acidente de trânsito é sepultado

Publicado

em

Foi enterrado neste domingo (29), em Tocantinópolis, no Bico do Papagaio, o corpo do 3º Sargento do Exército Valenttim de Oliveira, que morreu após um acidente registrado na BR-010, perímetro urbano de Palmas, na noite de sexta-feira (27).

Segundo informações da Polícia Militar, dois militares do Exército morreram e um ficou ferido, após o carro capotar na rodovia. Além de Valenttim, o cabo Jhomes Gleiton Lima também não resistiu. O corpo dele deve ser sepultado nesta segunda-feira (30), em Paragominas (PA), onde vive a família.

O terceiro militar ficou ferido e foi levado para o Hospital Geral de Palmas. A informação do Exército é que ele está bem. O cabo passou por exames e por avaliação médica e segue internado no HGP.

O acidente

A PM foi chamada para atender o acidente na noite de sexta-feira e no local, se deparou com o veículo, um monza na cor marrom, capotado. Dentro do veículo, havia um cabo do Exército preso às ferragens.

O dono do carro, também cabo do Exército estava do lado de fora com sinais vitais, mas inconsciente. O sargento Valenttim também foi encontrado fora do veículo, já sem vida.

Segundo testemunhas, o automóvel seguia no sentido sul da cidade, quando capotou. Os dois cabos foram encaminhados para o hospital, mas Jhomes Gleiton, o proprietário do veículo, acabou morrendo no Hospital Geral de Palmas.

Os militares são lotados no 22° Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro. Em nota, a corporação informou que os militares estavam em horário de folga e que o acidente não envolveu outro veículo.

“Face ao ocorrido, o 22º BI e seus integrantes lamentam o ocorrido e estendem suas condolências aos familiares e amigos; e informam que se mantêm prestando assistência às famílias dos militares”.

Continue lendo

Bico do Papagaio

WANDERLÂNDIA: Contenda entre irmãos termina em morte no povoado Ponta de Areia

Publicado

em

Uma discussão entre três irmãos terminou com uma morte no povoado Ponta de Areia, em Wanderlândia, no Bico do Papagaio. A Polícia Militar informou que um homem de 45 anos teria ferido a irmã mais nova, de 43 anos, e depois foi morto pela irmã mais velha, de 53 anos.

A confusão aconteceu por volta das 20h de sexta-feira (27). Quando a polícia chegou ao local encontrou o homem morto e deitado em uma rede. O sobrinho da vítima, que tem 20 anos, contou que estava em casa e acordou com os gritos da própria mãe, a mulher de 43 anos.

O jovem afirmou que a mãe tinha sido ferida com golpes de faca e tentou defendê-la, agredindo o tio com um pedaço de madeira na cabeça. Logo depois, a mulher de 53 anos chegou ao local bastante agitada e agressiva.

A irmã mais velha deu vários golpes no irmão de 45 anos, que morreu no local. A suspeita fugiu do local, mas se apresentou na delegacia da cidade durante a madrugada deste sábado (28) junto com a arma do crime.

A perícia esteve no local da morte e o corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal. A suspeita foi levada para a central de flagrantes de Araguaína. Ainda segundo a PM, o celular do sobrinho de 20 anos foi apreendido para averiguação. (G1)

Continue lendo
publicidade Bronze