Connect with us

Bico do Papagaio

Tocantinópolis recebe a 7ª edição da Consocial

Publicado

em

A cidade de Tocantinópolis, localizada no Portal do Bico do Papagaio, sediou, nesta quarta-feira, 18, a 7ª edição da Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social – Consocial. O evento apresentou propostas para ampliar e melhorar a transparência no trato da coisa pública e as formas de controle por parte da sociedade.

Entre as propostas mais votadas estão: incluir na grade curricular a partir do ensino fundamental disciplina sobre transparecia e controle social; promover audiência pública sobre: controle social e aplicação dos recursos públicos com ampla divulgação; promover uma maior aproximação dos conselhos estaduais e municipais, através de encontros, fóruns, seminários, congressos entre outros.

O Subsecretário da Controladoria Geral do Estado, Juvenal Gomes dos Santos, realizou uma palestra de abertura com temas amplos e esclarecedores. A palestra durou cerca de 40 minutos e abordou, entre outros temas: liberdade de Informação, a Lei de Responsabilidade Fiscal; formas de constatação de fraudes, especialmente o Controle Interno; os mecanismos de engajamento da sociedade, como PPA e LOA (Lei Orçamentária Anual) e a transparência pública.

Juvenal Gomes tem realizado uma palestra a cada edição da Consocial e diz que se sente gratificado por contribuir com a realização dessa Conferência, que é, sobretudo, um exercício de cidadania. “Quando a sociedade atua, por exemplo, no orçamento participativo está contribuindo, efetivamente, com o controle dos recursos públicos, zelando pelo mesmo em prol da coletividade. Aqui, na Consocial, o cidadão fica sabendo como ele pode e deve participar. Por isso é importante comparecer”, convida Gomes, que em Tocantinópolis, representou o secretário-chefe, Éldon Barbosa.

Mais de 150 pessoas participaram do evento que discutiu temas como o combate a corrupção e elegeu oito delegados para representar a Região nas conferências Estadual e Nacional. A secretária de Educação de Tocantinópolis, Marly Pereira Monteiro Fonseca, relatou que pela primeira vez foi possível, na cidade, organizar e mobilizar a comunidade para discutir assuntos tão importantes como são os temas eixos da Consocial. “O chamado foi atendido. O auditório estava repleto e o resultado foram propostas bem feitas”, constata Fonseca.

A representante da Associação dos Servidores do município de Tocantinópolis, Valdete Barroso da Silva considerou o momento muito oportuno. “Este evento veio em boa hora, quando vivenciamos, no Brasil, muitas situações que precisam ser modificadas. Na Conferência, foi possível apresentar nossas propostas para que as mudanças, para melhor, aconteçam” ressalta. Para o representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lázaro Gomes Leite, foi impressionante como as pessoas se envolveram no evento o que resultou num bom trabalho.

O evento, que aconteceu no Auditório da UFT, reuniu representantes dos municípios de Aguiarnópolis, Darcinópolis, Luzinópolis, Nazaré, Palmeiras do Tocantins e Santa Terezinha do Tocantins.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Programa “Tocantins Catarata Zero” retoma atendimentos

Publicado

em

Iniciado nesta sexta-feira (15) em Araguatins, o programa Tocantins – Catarata Zero, iniciativa da senadora Kátia Abreu (PP), vai operar cerca de 2.100 pessoas da região do Bico. Nesse primeiro momento, está sendo feito a triagem com consultas e exames pré-operatórios.

Em sua segunda etapa, o programa terá cerca de 6,3 mil cirurgias para todo o Estado. Para isso, Kátia destinou emenda parlamentar de R$ 5 milhões.

Nesta sexta, dezenas de araguatinense se dirigiram até o local onde está sendo feito o atendimento.


Maria Oliveira, de 69 anos, disse que é uma oportunidade única, estar recebendo o atendimento de maneira confortável e perto de casa. “Estou muito feliz. Já vinha com problemas na visão, mas a condição financeira e essa questão de coronavírus, dificultaram as coisas. Agora, estou encaminhando a solução”.

O agricultor Antônio Plínio falou que com a cirurgia vai melhorar a qualidade de vida. “A gente vê aqui que o projeto é realidade. As vezes a gente escuta falar e pensa que é da boca pra fora. Estou aqui e comecei a resolver meu problema de vista. Estou muito grato”, resumiu.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Municípios do Bico são orientados para preenchimento dos Termos de Adesão ao Programa Criança Feliz

Publicado

em

A Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), informa aos gestores municipais de assistência social, dos municípios tocantinenses elegíveis e interessados em aderir ao Programa Criança Feliz, que o Termo de Aceite do Programa Criança Feliz/Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (Suas), para os municípios que ainda não aderiram, bem como a solicitação para ampliação das metas, aos que já têm adesão já estão disponíveis no site do Ministério da Cidadania.

A coordenadora do Criança Feliz no Tocantins, Katilvânia Guedes, informa que o prazo de adesão se encerra em 31 de dezembro de 2021 e orienta, aos gestores, que preencham o Termo de Adesão no prazo determinado e o quanto antes. “Os gestores devem preencher o documento o mais cedo possível, porque há um limite de metas e de vagas de adesão, conforme disposição orçamentária e financeira do Ministério da Cidadania, para o financiamento do Programa Criança Feliz nos municípios”, alerta.

Os critérios para elegibilidade estão dispostos na Portaria MC n° 664, de 2 de setembro de 2021, que consolida os atos normativos do Programa Criança Feliz (PCF) e apresenta os critérios de elegibilidade e adesão municipal, referenciados nos artigos 29 ao 31: Art. 29. (Com informações de Eliane Tenório)

Continue lendo

Bico do Papagaio

DARCINÓPOLIS: 13ª morte por Covid é oficializada

Publicado

em

Foi oficializada nesta sexta, 15, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a 13ª morte por Covid-19, no município de Darcinópolis, no Bico do Papagaio.

A vítima é um homem, 71 anos, sem comorbidades relatadas. O óbito ocorreu em 4 de julho de 2021 no Centro Municipal de Saúde de Darcinópolis.

O município acumula 745 infectados desde o início da pandemia.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze