- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, 20 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Tocantinópolis recebe a 7ª edição da Consocial

Mais Lidas

A cidade de Tocantinópolis, localizada no Portal do Bico do Papagaio, sediou, nesta quarta-feira, 18, a 7ª edição da Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social – Consocial. O evento apresentou propostas para ampliar e melhorar a transparência no trato da coisa pública e as formas de controle por parte da sociedade.

Entre as propostas mais votadas estão: incluir na grade curricular a partir do ensino fundamental disciplina sobre transparecia e controle social; promover audiência pública sobre: controle social e aplicação dos recursos públicos com ampla divulgação; promover uma maior aproximação dos conselhos estaduais e municipais, através de encontros, fóruns, seminários, congressos entre outros.

O Subsecretário da Controladoria Geral do Estado, Juvenal Gomes dos Santos, realizou uma palestra de abertura com temas amplos e esclarecedores. A palestra durou cerca de 40 minutos e abordou, entre outros temas: liberdade de Informação, a Lei de Responsabilidade Fiscal; formas de constatação de fraudes, especialmente o Controle Interno; os mecanismos de engajamento da sociedade, como PPA e LOA (Lei Orçamentária Anual) e a transparência pública.

Juvenal Gomes tem realizado uma palestra a cada edição da Consocial e diz que se sente gratificado por contribuir com a realização dessa Conferência, que é, sobretudo, um exercício de cidadania. “Quando a sociedade atua, por exemplo, no orçamento participativo está contribuindo, efetivamente, com o controle dos recursos públicos, zelando pelo mesmo em prol da coletividade. Aqui, na Consocial, o cidadão fica sabendo como ele pode e deve participar. Por isso é importante comparecer”, convida Gomes, que em Tocantinópolis, representou o secretário-chefe, Éldon Barbosa.

Mais de 150 pessoas participaram do evento que discutiu temas como o combate a corrupção e elegeu oito delegados para representar a Região nas conferências Estadual e Nacional. A secretária de Educação de Tocantinópolis, Marly Pereira Monteiro Fonseca, relatou que pela primeira vez foi possível, na cidade, organizar e mobilizar a comunidade para discutir assuntos tão importantes como são os temas eixos da Consocial. “O chamado foi atendido. O auditório estava repleto e o resultado foram propostas bem feitas”, constata Fonseca.

A representante da Associação dos Servidores do município de Tocantinópolis, Valdete Barroso da Silva considerou o momento muito oportuno. “Este evento veio em boa hora, quando vivenciamos, no Brasil, muitas situações que precisam ser modificadas. Na Conferência, foi possível apresentar nossas propostas para que as mudanças, para melhor, aconteçam” ressalta. Para o representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lázaro Gomes Leite, foi impressionante como as pessoas se envolveram no evento o que resultou num bom trabalho.

O evento, que aconteceu no Auditório da UFT, reuniu representantes dos municípios de Aguiarnópolis, Darcinópolis, Luzinópolis, Nazaré, Palmeiras do Tocantins e Santa Terezinha do Tocantins.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias