Connect with us

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Saúde aprova Plano de Contingência para Prevenção e Controle de Epidemias de Chikungunya, Dengue e Zika

Publicado

em

Como meta de combate ao mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Tocantinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde lançou na última sexta-feira (20), o Plano de Contingência para Prevenção e Controle de Epidemias de Chikungunya, Dengue e Zika vírus, referente ao ano de 2018. O ato ocorreu no auditório da respectiva secretaria, e contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Jair Aguiar, e dos demais membros do Conselho Municipal de Saúde.

Ficou definido durante reunião com o conselho deliberativo, a consignação das ações integradas da administração municipal no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela. Uma das alternativas estabelecidas no plano é o monitoramento e controle do vetor, uma vez que as atividades já estão sendo intensificadas diariamente pelos Agentes de Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), nos diversos bairros fazendo trabalho de orientação junto à população na premissa de identificar possíveis focos e o controle do Aedes.

De acordo com a coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica, Maria Vandecy Ribeiro, este é período que tende a ficar mais crítico devido o início das chuvas. “Com a parceria das Secretarias Municipais da Educação e Assistência Social, Secretaria de Estado da Educação e demais órgãos do Estado, estamos reforçando de forma educativa, convocando a população para um maior cuidado e a fim de nos ajudar com essa busca ativa, e dessa forma, eliminar qualquer risco de proliferação do mosquito”, reforçou.

A coordenadora explica ainda que em condições favoráveis, a exemplo do verão, altas temperaturas e chuvas, aumentam o risco de formação de criadouros do mosquito. O combate ao Aedes deve ser periódico. Afinal, tudo que acumula água pode ser foco do mosquito, transmissor de quatro doenças que podem até matar: Dengue, Chikungunya e Zika vírus e Febre Amarela.

De acordo com dados do Levantamento Rápido de Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), o município de Tocantinópolis durante o período chuvoso ficou acima do preconizado pelo Ministério da Saúde. A concentração de focos do mosquito foi identificada nos bairros Alto Bonito, Centro e Alto da Boa Vista I e II. Em 2016 foram notificados 144 casos de Chikungunya; 685 de Dengue; e 150 de Zika vírus.

No ano de 2017, os números de casos notificados de Febre Chikungunya apresentam uma elevação significativa em relação ao ano passado. Até agora foram registrados 225 casos. Dengue e Zika vírus houve uma redução, o quantitativo aponta 191 e 52 casos notificados, respectivamente. Nesse sentido, é preciso continuar com as ações e estratégias de combate e prevenção, contando sempre com o apoio da população para que não haja infestação.

Prevenção

Evitando água parada, quintais e terrenos baldios limpos, a população elimina potenciais focos do mosquito, mantendo as garrafas com a boca virada para baixo, pneus acondicionados em locais cobertos, fazer sempre a manutenção de piscinas, se o ralo não for de abrir e fechar, instalar uma tela fina para impedir o acesso do mosquito à água. (Dirceu Leno)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ITAGUATINS: Oficializada novas mortes por Covid-19

Publicado

em

Neste quinta, dia 4, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou duas novas mortes por Covid-19, no município de Itaguatins, no Bico do Papagaio. Agora, segundo a SES, são 4 vítimas da doença.

Conforme a SES, só agora foi computada uma vítima ainda do mês de junho de 2020, que era homem de 69 anos, que morreu no Hospital Dom Orione, em Araguatins. A quarta morte aconteceu no dia 22 de fevereiro deste ano, era homem de 75 anos e estava no Hospital Materno Infantil Imperatriz, na região Tocantina Maranhense.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Bebê de apenas 11 dias é salvo pela PM após engasgar

Publicado

em

Um bebê, de apenas 11 dias de nascido, foi salvo pela equipe de policiais militares do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), na tarde dessa quarta-feira, 03, no Assentamento Indiana, no município de Araguatins, no Bico do Papagaio. A mãe da criança, 20 anos, ligou no telefone 190 relatando que seu bebê estava engasgado e pedia socorro da PM.

Ainda segundo a mãe da criança, o bebê havia acabado de mamar e começou a se engasgar com o próprio vômito assim que ela deitou a criança. O policial militar que atendeu a ligação na Central de Operações da PM (Copom), percebendo o desespero da mãe deu início a diversas orientações no intuito de acalmar a mãe e como deveria proceder com os primeiros socorros até a chegada da viatura da PM que já estava a caminho para o local.

A criança foi salva quando os policiais militares chegaram e realizaram o procedimento conhecido por Manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo da pessoa respirar.

Durante o trajeto para o hospital de Araguatins, através da sequência das manobras os militares perceberam que as vias respiratórias do bebê já estavam desobstruídas, respirava normalmente e foi entregue à equipe do Corpo de Bombeiros que também já estava a caminho em atendimento da solicitação e assumiu os trabalhos levando o bebê para a Unidade Hospitalar de Araguatins.

“Dá orgulho essas ações, pois demonstram que a nossa atividade vai muito além de prender ladrão, mas também proteger o cidadão de bem, principalmente aquele mais necessitado. Parabéns a cada um dos militares, desde o Copom até a guarnição, pela dedicação nesta ocorrência”, afirmou o comandante do 9º BPM, tenente-coronel Valdemi Reis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no Sine para esta quinta, 4

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade Bronze