Connect with us

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Secretaria da Educação ouve reivindicações de professores da DRE

Publicado

em

O secretário estadual da Educação e Cultura, senador Leomar Quintanilha, visitou também no sábado, 30, pela a Diretoria Regional de Ensino do município de Tocantinópolis. Mais de 150 educadores participaram do encontro. “Vou apresentar ao governador do Estado, Carlos Gaguim, uma parceria que vai além dos convênios que já são feitos, uma parceria permanente que permita ao Estado contribuir com o traçado das diretrizes da educação e a capacitação dos professores”, afirmou Leomar Quintanilha.

No encontro, também foi abordada a criação em todos os municípios dos conselhos municipais de educação. Missão delegada a chefe da Assessoria dos Sistemas Municipais de Educação, Zaira Miranda, que também foi responsável pela mobilização que resultou no sucesso da adesão das prefeituras à Agenda Amazônia Unicef. “Faltava apenas 15 dias para o fim do prazo e apenas uma prefeitura tinha aderido. Nós visitamos todas as DRE’s, contatamos cada município e conseguimos a participação de 130 prefeituras. As nove restantes só não aderiram porque não conseguiram reunir a documentação necessária a tempo”, explicou.

A Ouvidora-chefe da Seduc, Cristiana Bazzo, explicou como funciona o órgão reativado nessa administração. Aos poucos, depois da apresentação dos projetos da pasta, os educadores presentes também começaram a se manifestar. “As cobranças não são nossas, são realidades das nossas escolas. Por isso, nosso principal pedido é a valorização profissional. A secretaria está dentro da escola hoje, participando, mas os professores não precisam somente de capacitação, mas de valorização profissional, salários melhores mesmo”, afirmou Dorismar Carvalho, diretor da Escola Estadual 15 de Novembro, representante dos diretores das unidades escolares da DRE.

“Eu visitei muitas escolas e tive com os professores esse diálogo franco, aberto, transparente. Cada profissional botou pra fora os sentimentos, os sonhos e as aspirações. E eu posso afirmar que já está sendo realizado um estudo e que esse aumento solicitado será concedido o mais breve possível”, afirmou Leomar Quintanilha.

O secretário disse ainda que cada solicitação será analisada e que, pedidos mais simples, serão resolvidos de imediato. Leomar Quintanilha ficou sabendo, por exemplo, que na Escola Estadual Dom Cornélio Chizzini, no município de Nazaré, não havia telefone fixo e o sinal de celular era fraco, e, que por muitas vezes, a escola ficava completamente sem comunicação. A providência foi imediata. Em contato com uma empresa telefônica foi solicitada a instalação emergencial de uma linha. O problema deve ser resolvido nesta semana.

A Diretoria Regional de Ensino de Tocantinópolis abrange 11 municípios e 27 unidades escolares. Ao final do encontro, o secretário visitou as obras de reforma do prédio onde funciona a sede da DRE, que estão na fase de acabamento.

Investimentos

Além da reforma na DRE, três colégios estão sendo reformados. Em Tocantinópolis, o Centro de Ensino Médio Deputado Darcy Marinho, passa por uma reforma geral e construção de novos banheiros, um investimento de 150 mil reais. Na mesma cidade, no Colégio Estadual Padrão, outros 150 mil reais são aplicados na construção da biblioteca, na reforma da quadra poliesportiva e dos banheiros. Em Santa Terezinha do Tocantins, 147 mil reais serão usados para a construção de uma biblioteca, de uma sala administrativa, além de uma reforma geral do prédio e da quadra de esportes.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Com Rocha Miranda no páreo, disputa pela Prefeitura entra na reta final com cenário indefinido

Publicado

em

O processo eleitoral em Araguatins, maior colégio eleitoral do Bico do Papagaio, promete mudar completamente o cenário. Até esta quinta, 29, a eleição estava polarizando a atenção dos eleitores entre os candidatos Aquiles da Areia (PP) e Cláudio Santana (MDB), seguidos por Ronaldinho (PT) e Ian Cavalcante (PL).

Com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que reformou decisão de primeira instância e deferiu o registro de Rocha Miranda (PTB), na manhã desta quinta, 29, o ânimo de eleitores e apoiadores rochistas cresceu e deve provocar reviravolta no cenário.

A situação de Rocha Miranda vinha se arrastando desde o indeferimento, quando a campanha parou completamente e houve total desmobilização de apoiadores, líderes e de alguns candidatos. Rocha chegou a perder um candidato a vereador e outros já se preparavam para buscar outros caminhos, desacreditando que pudesse haver reversão na situação jurídica.

O próprio Miranda teve de gravar um vídeo no final de semana, pedindo que seus aliados se mantivessem firmes até a decisão do TRE esta semana. E a decisão favorável veio.

Agora, o cenário muda completamente. Ronaldinho e Ian seguem cada um, levando suas campanhas até aqui, bem conduzidas, dentro das limitações estruturais, mas que devem no mínimo, lhes garantir crescimento eleitoral e terminarem maiores do que começaram. Na parte de cima, Rocha, Cláudio e Aquiles vão para uma disputa acirrada, onde não é possível apontar um vencedor e não existe favorito.

Restam praticamente duas semanas de campanha, candidatos e eleitores devem protagonizar e assistis nos próximos dias, uma disputa que pode entrar para a história política do município, seja qual for o resultado.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Rocha chega acompanhado de Antônio Andrade e é ovacionado por apoiadores

Publicado

em

Por voltas das 9h, desta sexta, 30, o candidato a prefeito de Araguatins, pela Coligação “De Volta ao Progresso”, Rocha Miranda (PTB), desembarcou no aeroporto da cidade, acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa e presidente estadual do PTB, Antônio Andrade, para dar o pontapé em sua campanha, após o Tribunal regional Eleitoral (TER), reformar decisão de primeira instância e aprovar seu registro de candidatura.

Rocha foi ovacionado por dezenas de apoiadores, militantes que o aguardavam no local.

Do aeroporto, Rocha Miranda e Antônio Andrade, seguiram em carreada por ruas de Araguatins e foram até o Comitê Central, onde falaram às pessoas presentes.

Segundo informações da assessoria do candidato, ele vai intensificar as ações de campanha que já começaram nesta sexta.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Veja a agenda dos candidatos a prefeito para esta sexta, 30

Publicado

em

Os candidatos à Prefeitura de Araguatins nas eleições de 2020 divulgaram suas agendas de campanhas para esta sexta, 30. Eles foram organizados em ordem alfabética a partir do nome de urna. Veja abaixo.

Desde o dia 27 do mesmo mês, estão liberados atos de campanha, como a realização de comícios, carreatas, distribuição de material gráfico e propaganda pela internet.

AQUILES DA AREIA (PP): Evento News Jovem às 19h e reunião com candidatos a vereador a partir das 20h

CLÁUDIO SANTANA (MDB): Não divulgou agenda.

IAN CAVALCANTE (PL): Grava programas eleitorais durante a manhã e a tarde ações de campanha do povoado Santa Luzia.

RONALDINHO: Não divulgou agenda.

ROCHA MIRANDA (PTB): Evento político Comitê Central às 8h e faz visitas restante do dia.

Continue lendo
publicidade Bronze