Connect with us

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Secretaria da Educação ouve reivindicações de professores da DRE

Publicado

em

O secretário estadual da Educação e Cultura, senador Leomar Quintanilha, visitou também no sábado, 30, pela a Diretoria Regional de Ensino do município de Tocantinópolis. Mais de 150 educadores participaram do encontro. “Vou apresentar ao governador do Estado, Carlos Gaguim, uma parceria que vai além dos convênios que já são feitos, uma parceria permanente que permita ao Estado contribuir com o traçado das diretrizes da educação e a capacitação dos professores”, afirmou Leomar Quintanilha.

No encontro, também foi abordada a criação em todos os municípios dos conselhos municipais de educação. Missão delegada a chefe da Assessoria dos Sistemas Municipais de Educação, Zaira Miranda, que também foi responsável pela mobilização que resultou no sucesso da adesão das prefeituras à Agenda Amazônia Unicef. “Faltava apenas 15 dias para o fim do prazo e apenas uma prefeitura tinha aderido. Nós visitamos todas as DRE’s, contatamos cada município e conseguimos a participação de 130 prefeituras. As nove restantes só não aderiram porque não conseguiram reunir a documentação necessária a tempo”, explicou.

A Ouvidora-chefe da Seduc, Cristiana Bazzo, explicou como funciona o órgão reativado nessa administração. Aos poucos, depois da apresentação dos projetos da pasta, os educadores presentes também começaram a se manifestar. “As cobranças não são nossas, são realidades das nossas escolas. Por isso, nosso principal pedido é a valorização profissional. A secretaria está dentro da escola hoje, participando, mas os professores não precisam somente de capacitação, mas de valorização profissional, salários melhores mesmo”, afirmou Dorismar Carvalho, diretor da Escola Estadual 15 de Novembro, representante dos diretores das unidades escolares da DRE.

“Eu visitei muitas escolas e tive com os professores esse diálogo franco, aberto, transparente. Cada profissional botou pra fora os sentimentos, os sonhos e as aspirações. E eu posso afirmar que já está sendo realizado um estudo e que esse aumento solicitado será concedido o mais breve possível”, afirmou Leomar Quintanilha.

O secretário disse ainda que cada solicitação será analisada e que, pedidos mais simples, serão resolvidos de imediato. Leomar Quintanilha ficou sabendo, por exemplo, que na Escola Estadual Dom Cornélio Chizzini, no município de Nazaré, não havia telefone fixo e o sinal de celular era fraco, e, que por muitas vezes, a escola ficava completamente sem comunicação. A providência foi imediata. Em contato com uma empresa telefônica foi solicitada a instalação emergencial de uma linha. O problema deve ser resolvido nesta semana.

A Diretoria Regional de Ensino de Tocantinópolis abrange 11 municípios e 27 unidades escolares. Ao final do encontro, o secretário visitou as obras de reforma do prédio onde funciona a sede da DRE, que estão na fase de acabamento.

Investimentos

Além da reforma na DRE, três colégios estão sendo reformados. Em Tocantinópolis, o Centro de Ensino Médio Deputado Darcy Marinho, passa por uma reforma geral e construção de novos banheiros, um investimento de 150 mil reais. Na mesma cidade, no Colégio Estadual Padrão, outros 150 mil reais são aplicados na construção da biblioteca, na reforma da quadra poliesportiva e dos banheiros. Em Santa Terezinha do Tocantins, 147 mil reais serão usados para a construção de uma biblioteca, de uma sala administrativa, além de uma reforma geral do prédio e da quadra de esportes.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Kátia Abreu garante R$ 500 mil para SEMUSA perfurar poços artesianos

Publicado

em

O superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) do Tocantins, Moisés Gomes, esteve com o prefeito Aquiles da Areia (PP) e vereadores, discutindo melhorias no sistema de captação e distribuição do Serviço Municipal de Saneamento de Araguatins (SEMUSA).

O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (27).

Moisés esteve em diversos pontos do sistema de captação e distribuição de água.

Na oportunidade, foi anunciado ao prefeito e vereadores, emenda da senadora Kátia Abreu (PP), no valor de R$ 500 mil para perfuração de poços artesianos no município.

Continue lendo

Bico do Papagaio

SÃO MIGUEL: Motorista abandona caminhonete na Ponte Dom Affonso Felippe Gregory

Publicado

em

Um homem ainda não identificado, abandonou uma caminhonete na tarde desta segunda, 26, na Ponte Dom Affonso Felippe Gregory, que liga o município de São Miguel, no Bico do Papagaio a Imperatriz, na região Tocantina, Maranhão.

Segundo informações da Polícia, que verificou as câmeras de monitoramento, o homem abandonou o veículo e voltou caminhado para o lado de São Miguel.

O trânsito ficou interrompido por algumas horas, até o veículo ser guinchado.

O homem que conduzia a caminhonete ainda não foi localizado.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Produtor rural pode solicitar bloqueio de ficha sanitária para o não recebimento de animais de áreas noventenadas

Publicado

em

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) publicou no Diário Oficial do Estado, da última quinta-feira, 22, a Portaria n° 215, de 19 de julho de 2021, que autoriza produtores rurais ou seus procuradores a solicitar à Agência o bloqueio de suas fichas sanitárias para o recebimento de animais oriundos de áreas e/ou propriedades noventenadas, uma vez que assumem também a condição de noventenados. A medida passa a valer a partir de 1° de setembro deste ano.

Segundo a gerente de Avaliação, Controle e Fiscalização da Adapec, Laudicéia Teles, a exigência visa garantir maior segurança aos produtores rurais que não desejam receber animais que estejam em noventenas. “Às vezes, o produtor por desconhecimento acaba adquirindo um animal que esteja nesta condição e só quando vai emitir a GTA ele descobre que sua propriedade terá que ser noventenada por causa daqueles animais”, explica. 

Laudicéia Teles acrescenta ainda que, com a norma, ele poderá ir a qualquer escritório da Adapec e informar no seu cadastro que não deseja receber animais noventenados. Assim, ele evitará que sua propriedade fique bloqueada para movimentação de animais.

Ainda de acordo com a Portaria, o comprador tocantinense que adquirir animais oriundos de áreas não habilitadas a exportar para o Chile ao receber a Guia de Trânsito Animal (GTA) do vendedor fica obrigado a apresentá-la imediatamente no escritório da Adapec. Com isso, o adquirente evita a suspensão do cadastro e declara ciência da noventena da sua ficha sanitária.

Os estados que possuem restrições para exportação de carne bovina para o Chile são: Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Pará, Maranhão, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Ceará, Rio de Janeiro e Distrito Federal. (Welcton de Oliveira)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze