Connect with us

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Secretaria da Educação ouve reivindicações de professores da DRE

Publicado

em

O secretário estadual da Educação e Cultura, senador Leomar Quintanilha, visitou também no sábado, 30, pela a Diretoria Regional de Ensino do município de Tocantinópolis. Mais de 150 educadores participaram do encontro. “Vou apresentar ao governador do Estado, Carlos Gaguim, uma parceria que vai além dos convênios que já são feitos, uma parceria permanente que permita ao Estado contribuir com o traçado das diretrizes da educação e a capacitação dos professores”, afirmou Leomar Quintanilha.

No encontro, também foi abordada a criação em todos os municípios dos conselhos municipais de educação. Missão delegada a chefe da Assessoria dos Sistemas Municipais de Educação, Zaira Miranda, que também foi responsável pela mobilização que resultou no sucesso da adesão das prefeituras à Agenda Amazônia Unicef. “Faltava apenas 15 dias para o fim do prazo e apenas uma prefeitura tinha aderido. Nós visitamos todas as DRE’s, contatamos cada município e conseguimos a participação de 130 prefeituras. As nove restantes só não aderiram porque não conseguiram reunir a documentação necessária a tempo”, explicou.

A Ouvidora-chefe da Seduc, Cristiana Bazzo, explicou como funciona o órgão reativado nessa administração. Aos poucos, depois da apresentação dos projetos da pasta, os educadores presentes também começaram a se manifestar. “As cobranças não são nossas, são realidades das nossas escolas. Por isso, nosso principal pedido é a valorização profissional. A secretaria está dentro da escola hoje, participando, mas os professores não precisam somente de capacitação, mas de valorização profissional, salários melhores mesmo”, afirmou Dorismar Carvalho, diretor da Escola Estadual 15 de Novembro, representante dos diretores das unidades escolares da DRE.

“Eu visitei muitas escolas e tive com os professores esse diálogo franco, aberto, transparente. Cada profissional botou pra fora os sentimentos, os sonhos e as aspirações. E eu posso afirmar que já está sendo realizado um estudo e que esse aumento solicitado será concedido o mais breve possível”, afirmou Leomar Quintanilha.

O secretário disse ainda que cada solicitação será analisada e que, pedidos mais simples, serão resolvidos de imediato. Leomar Quintanilha ficou sabendo, por exemplo, que na Escola Estadual Dom Cornélio Chizzini, no município de Nazaré, não havia telefone fixo e o sinal de celular era fraco, e, que por muitas vezes, a escola ficava completamente sem comunicação. A providência foi imediata. Em contato com uma empresa telefônica foi solicitada a instalação emergencial de uma linha. O problema deve ser resolvido nesta semana.

A Diretoria Regional de Ensino de Tocantinópolis abrange 11 municípios e 27 unidades escolares. Ao final do encontro, o secretário visitou as obras de reforma do prédio onde funciona a sede da DRE, que estão na fase de acabamento.

Investimentos

Além da reforma na DRE, três colégios estão sendo reformados. Em Tocantinópolis, o Centro de Ensino Médio Deputado Darcy Marinho, passa por uma reforma geral e construção de novos banheiros, um investimento de 150 mil reais. Na mesma cidade, no Colégio Estadual Padrão, outros 150 mil reais são aplicados na construção da biblioteca, na reforma da quadra poliesportiva e dos banheiros. Em Santa Terezinha do Tocantins, 147 mil reais serão usados para a construção de uma biblioteca, de uma sala administrativa, além de uma reforma geral do prédio e da quadra de esportes.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Municípios do Bico vão receber adicional no FPM em julho

Publicado

em

Os municípios do Bico devem receber reforço nos caixas no próximo dia 8 de julho. Os valores são referente ao 1% adicional do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), previsto na Emenda Constitucional 55/2007. Os recursos têm origem na arrecadação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto de Renda (IR) entre julho do ano passado e junho deste ano. 
 
Os recursos são uma estimativa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que faz o cálculo com base nos dados da Receita Federal e no Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias disponibilizado pela Secretaria do Tesouro Nacional. 

Segundo a CNM, a arrecadação da União com IPI e IR em 2021 será de R$ 487,842 bilhões. Se isso se confirmar, representa 7,48% a mais do que o previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021. A boa notícia para os cofres municipais é que, nos quatro primeiros meses deste ano, a arrecadação desses dois impostos está maior do que em 2020.
 
Somente entre março e abril, houve crescimento de 41,29% e 41,78%. 

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Rixa em bar tem tapa na cara, tiro de espingarda e prisão

Publicado

em

A Polícia Militar apreendeu na noite de quinta-feira, 13, uma espingarda calibre 20, em poder de um homem de 36 anos, que acabou preso por porte ilegal de arma de fogo e também por efetuar disparo com a própria arma em vias públicas. A ocorrência se deu nas proximidades de um bar em um bairro de Araguatins, no Bico do Papagaio.

A equipe de policiais militares foi chamada para atender uma ocorrência nas proximidades de um bar, onde acontecia uma briga envolvendo o autor e outro homem de 38 anos, por motivos não revelados.


O autor disse aos policiais, que se encontrava no bar quando o homem de 38 anos, que também acabou sendo preso, chegou e começou a lhe agredir fisicamente com tapas, causando escoriações na cabeça e nas costas.

O autor também relatou à PM que após a agressão foi em sua residência e buscou a espingarda e apontou para o homem de 38 anos e só não atirou devido ter pessoas próximas. 

No momento da ação o autor acabou sendo contido por populares que estavam no bar, e que a espingarda disparou acidentalmente para o alto no momento em que ele era imobilizado. A espingarda foi escondida e entregue aos policiais militares a qual acabou sendo apreendida. 

Os dois homens e a arma de fogo foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Homem com mandado de prisão por furto é preso e também responde por dois homicídios

Publicado

em

Um homem de 29 anos, natural de Imperatriz/MA, acabou sendo preso na noite desta quarta-feira, 12, por volta das 23h50, em Tocantinópolis, em razão de um mandado de prisão em aberto.  

A guarnição da Policia Militar, durante a Operação “Ruas Seguras”, realizava patrulhamento pela cidade quando se deparou com o autor em atitude suspeita.

 
O homem recebeu ordem de parada e, feito busca pessoal no indivíduo, bem como consulta dos seus dados, no sistema, constatou-se que o mesmo possuía mandado de prisão em aberto, por furto, expedido pela 2ª Vara Criminal De Araguaína -TO, Comarca em que o autor também responde pela prática de dois homicídios.

Diante dos fatos, ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, sendo, o indivíduo recolhido posteriormente, à Unidade Prisional de Tocantinópolis.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze