Connect with us

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Seminário sobre bioenergia e adubo orgânico vegetal será realizado

Publicado

em

Com a proposta de levar informações e novas tecnologias para o tratamento de resíduos animais, será realizado no próximo dia 2, o Seminário de Sustentabilidade na Eficiência Energética e Biofertilizante. O evento é direcionado para o setor granjeiro do Norte do Estado e acontece no Parque de Exposição Agropecuária, em Tocantinópolis, dentro da programação da Feira Agropecuária. Uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com a Cooperativa Agroindustrial do Norte do Tocantins (Agrivita) Associação dos Avicultores do Norte do Tocantins (Avinto), Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e  Sindicato Rural de Tocantinópolis.

Segundo o tecnólogo em sistemas elétricos da Seagro, Reginaldo de Novais Rocha a ideia é demonstrar o uso dos dejetos animais como matéria prima para geração de bioenergia e adubo orgânico mineral, com ênfase para a cama de frango (mistura dos dejetos de frango com a palha de arroz). “Os resíduos permanecem 60 dias no biodigestor, gerando o gás metano, fonte de energia para a propriedade rural. A biomassa resultante da decomposição pode ser aproveitada como biofertilizante, em pastos, hortas e cultivos em geral”, orienta.

A programação do seminário contará com a presença do mestre em química, com ênfase em análises ambientais, e analista na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Suínos e Aves) de Santa Catarina, Ricardo Luis Radis Steinmetz, que ministrará palestras sobre geração de energia e biofertilizantes, a partir do aproveitamento dos dejetos das aves.

Os interessados também poderão conhecer e realizar negócios com empresas especializadas na geração de bioenergia através de biodigestores e fabricantes de máquinas para produção de adubo organomineral com cama de frango, que também estarão presentes no evento.

Pioneirismo

O tecnólogo destaca que o Tocantins é pioneiro no uso da cama de frango como matéria prima no biodigestor. “A primeira experiência foi feita pelo produtor rural do município de Palmeiras do Tocantins, Raimundo Alves Ferreira, que resolveu quebrar a resistência da cama de frango e testar como matéria prima no biodigestor. Antes a cama de frango era usada como fertilizante diretamente nos cultivos, mas a decomposição no meio ambiente é difícil e produz gazes de efeito estufa, a exemplo do metano, que é 21 vezes mais prejudicial quando comparado ao gás carbônico”, afirma.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Araguatins, Tocantinópolis, Buriti e Xambioá tem mortes por Covid confirmadas pela SES nesta quarta, 22

Publicado

em

Neste feriado de quarta, 21, o Boletim Epodemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), apontou a confirmação de cinco novas mortes por Covid-19, no Bico do Papagaio. Os óbitos confirmados são nos munícipios de Araguatins, Tocantinópolis, Buriti e Xambioá.

Algumas dessas mortes, já haviam sido confirmadas pelas Secretarias Municipal de Saúde, que continuam com seus dados divergindo na compactação com os dados estaduais. Não existe sintonia entre os órgãos.

Veja os óbitos confirmados nesta quarta:

Buriti – Homem de 49 anos. Comorbidades: Não relatado. Óbito em 20/04/21 no Hospital Regional de Augustinópolis.
Tocantinópolis – Homem de 85 anos. Comorbidades: hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica e câncer de próstata. Óbito em 16/04/21 no Hospital Regional de Araguaína.
Tocantinópolis – Mulher de 60 anos. Comorbidades: hipertensão. Óbito em 17/04/21 no Instituto Sinai de Araguaína.
Xambioá – Homem de 63 anos. Comorbidades: Não relatado. Óbito em 15/04/21 no Instituto Sinai.
Araguatins – Mulher de 62 anos. Comorbidades: hipertensão e diabetes. Óbito em 14/04/21 no Instituto Sinai.

Comparação dos dados

Araguatins – Boletim Municipal: 49 | Boletim Estadual: 47
Tocantinópolis – Boletim Municipal: 32 | Boletim Estadual: 33
Xambioá – Boletim Municipal: * | Boletim Estadual: 22
Buriti – Boletim Municipal: * | Boletim Estadual: 06

*Prefeitura não publica boletim de forma confiável e constante em suas páginas de internet oficiais ou redes sociais oficiais. Durante dias incertos são espalhados em grupos de whatsapp sem nenhum tipo de comprovação.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ANANÁS: SAAE tem dívida de mais de R$ 1 milhão em energia elétrica

Publicado

em

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), do município de Ananás, no Bico do Papagaio, possui uma dívida milionária com a Energisa, concessionária que fornece energia elétrica. Segundo documento divulgado pela Prefeitura Municipal, gestões anteriores deixaram um débito de R$ 1.060.458,13.

Conforme a Prefeitura, o SAAE vem funcionando de forma limitada e afirmou que buscar tentar neste semestre, regularizar a dívida, evitando o corte de energia do SAAE e o colapso total no abastecimento de água de todo o município.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Na Câmara, Professora Elizabete pede prioridade no enfrentamento a Covid

Publicado

em

A vice-prefeita de Araguatins, Professora Elizabete (PSD), esteve presente na segunda, 19, na Câmara Municipal, onde participou da sessão ordinária e fez um pronunciamento abordando principalmente o momento de enfrentamento da pandemia de Covid-19 e diálogo com a população.

Elizabete se solidarizou com as quase 50 famílias araguatinenses que perderam seus parentes para a Covid-19. A vice-prefeita ressaltou que o momento é de priorizar os investimentos na área da Saúde e salvar vidas. A preocupação se dá, por conta dos altos níveis de contágio e morte da doença no município. Até esta semana são 49 mortes e mais de 1.500 contaminados desde o início da pandemia.

Outra questão abordada pela vice-prefeita, foi o diálogo com a população, a história do parlamento e sua importância na democracia.

“No entanto, senhores vereadores, a democracia assim como a liberdade de expressão, são direitos que devem ser vigiados, pois ainda hoje, apesar de tudo o que já vivemos, esses direitos são constantemente ameaçados”, disse Professora Elizabete.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze