Bico do Papagaio
TOCANTINÓPOLIS: TEC é goleado pelo Brasiliense e fica fora do Brasileiro

O Brasiliense está garantido na fase de grupos da Série D do Brasileirão. Neste domingo, o Jacaré conseguiu reverter desvantagem contra o Tocantinópolis, venceu por 4 a 0 no estádio Mané Garrincha e ficou com a vaga no confronto pela fase preliminar.
O time candango entrou em campo precisando da vitória para evitar a eliminação, após ser derrotado por 1 a 0 pelo time de Tocantins no jogo de ida, no último domingo. O gol de Wagner Balotelli logo aos cinco minutos de jogo abriu caminho para a classificação do Brasiliense, que confirmou a goleada com Luquinhas, Romarinho e Vítor Mariano.
Com a vaga garantida, o Brasiliense entra no Grupo A-6 da Série D, onde encontrará o arquirrival Gama. Além dos dois times do DF, a chave conta ainda com Atlético-BA, Bahia de Feira-BA, Caldense-MG, Palmas-TO, Tupynambas-MG e Vila Nova-MG. Os jogos da fase de grupos começam no próximo fim de semana.
O jogo
Precisando vencer para seguir vivo na competição, o Brasiliense começou o jogo em ritmo acelerado e não demorou para abrir o placar. Logo aos cinco minutos, Douglas cobrou escanteio na cabeça de Wagner Balotelli: 1 a 0 para o Jacaré.
Debaixo de sol forte e tempo muito seco na capital federal, o Brasiliense não conseguiu manter a intensidade dos primeiros minutos, mas continuou com maior controle das ações. Aos 27 minutos, o técnico Edson Souza teve que mexer no time da casa. Zé Love sentiu lesão na coxa e foi trocado por Romarinho.
A mudança acabou dando certo para o Jacaré. Seis minutos depois, o time candango desceu pelo lado direito, a defesa do Tocantinópolis afastou mal o cruzamento e Luquinhas apareceu na área para bater firme no canto: 2 a 0 para o Brasiliense.
O placar que ia dando a classificação ao Brasiliense fez com que o Tocantinópolis saísse mais para o jogo. Aos 38 minutos, Marquinhos Bala aproveitou sobra na área e obrigou o goleiro Fernando Henrique a fazer grande defesa. Ainda antes do intervalo, Lourival perdeu a melhor chance dos visitantes na partida. Ele recebeu sozinho na área, mas finalizou em cima de Fernando Henrique.
Na volta do intervalo, o Tocantinópolis diminuiu um pouco o ritmo da reta final do primeiro tempo. No lado do Brasiliense, o técnico Edson Souza continuou tendo problemas e precisou fazer a terceira substituição por lesão. Aldo saiu do jogo para entrada de Bruno Lima – ainda no primeiro tempo, Railan já tinha deixado o campo também para a entrada de Sandy.
O time do Tocantinópolis até conseguia ficar com a bola na primeira metade da segunda etapa, mas levava pouco perigo ao gol de Fernando Henrique. Por outro lado, o Brasiliense ia tentando aproveitar os espaços para contra-ataque.
Aos 28 minutos, Luquinhas roubou bola no meio campo e lançou Vítor Mariano. Mesmo sentindo a perna, o atacante dividiu com a marcação. A bola sobrou para Marcos Aurélio, que ajeitou de cabeça para Romarinho, sozinho, tocar no canto e fazer 3 a 0 para o Brasiliense.
O terceiro gol pareceu ter abalado a confiança do time do Tocantinópolis, que não apresentou mais resistência. Aos 43 minutos, o Brasiliense transformou a vitória em goleada com Vítor Mariano, após mais uma assistência de Marcos Aurélio: 4 a 0 para o Jacaré. (GE)

Bico do Papagaio
No dia que Brasil começa vacinação contra Covid-19, Bico acumula mais de 12 mil infectados

Logo após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter aprovado o uso emergencial da CoronaVac, vacina contra o novo coronavírus produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, neste domingo, 17, foi aplicada a primeira dose no país.
A primeira pessoa vacinada fora dos estudos clínicos foi Mônica Calazans, de 54 anos, enfermeira, negra e moradora da zona leste da capital. Ela, que atua na linha de frente contra a Covid-19 no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, foi vacinada no fim da tarde no Instituto Butantan. Até então, as únicas pessoas do país que haviam tomado a vacina faziam parte dos testes clínicos.
A vacina chega, nove meses depois do registro do primeiro caso no Bico do Papagaio. Durante esses noves meses, a região acumula 12.010 casos de pessoas que se infectaram com o vírus Sars-Cov-2. A quantidade configura 12.4% de todos os 96.319 casos identificados no Tocantins.
188 pacientes dos 12.010 infectados morreram na região. Isso representa 1.56%. Em comparação ao número de mortes no Tocantins, os óbitos no Bico, corresponde a 14.3% dos 1.313 registrados em todo o estado.
Tocantinópolis é o município do Bico do Papagaio que mais teve moradores infectados, com 1.374, seguido de Araguatins, com 1.148 e Xambioá com 1.125.
Quanto ao número de mortes, quem lidera é Araguatins, com 31 óbitos, seguido de Tocantinópolis, com 24 e Ananás com 16.

Bico do Papagaio
ARAGUATINS: Mulher de 84 anos é a 31ª vítima da Covid-19
A Secretaria de Estado da Saúde, confirmou neste sábado, 16, a 31ª morte por Covid-19, no município de Araguatins, no Bico do Papagaio.
Com a confirmação, Araguatins segue na liderança no Bico do Papagaio em quantidade de mortes, seguido de Tocantinópolis e Ananás e na sétima posição em relação ao estado, atrás de Araguaína, Palmas, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso e Colinas.
A vítima confirmada neste sábado, morreu na terça, dia 12. Ela tinha 84 anos, era mulher e tinha diabetes e hipertensão.
Bico do Papagaio
ARAGUATINS: Prefeitura tem novo horário de funcionamento

Desde o último dia 4, a Prefeitura Municipal de Araguatins, no Bico do Papagaio, adotou um novo horário de atendimento ao público e serviços internos.
O atendimento ao público fico estabelecido como sendo das 7h30 às 11h30 e o serviço interno das 13h30 às 17h.
Deverão funcionar normalmente as unidades das Secretarias ou autarquias que exercem regime de plantão.
OBS: A matéria foi alterada após o Decreto ser corrigido. O anterior havia um erro de digitação do horário.