O Tocantinópolis EC (TEC) venceu a primeira partida da final contra o Capital por 2 a 1, em Palmas. Agora, o time decide em casa, no Bico do Papagaio, com a vantagem do empate, o título do Campeonato Tocantinense 2023. A equipe pode igualar o Gurupi como segundo maior campeão do estado, com seis títulos.
O Verdão do Bico disputou 10 partidas, com sete vitórias e três empates – considerando um W.O do Palmas, e pode ser campeão sem perder no torneio, algo inédito na história do clube. Nas 30 edições do campeonato, somente o Palmas foi campeão sem perder nenhuma partida.
O time da capital conseguiu o feito em 2001, 2003 e 2020. Na primeira campanha foram nove vitórias e cinco empates em 14 partidas, conquistando o título em cima do TEC. Em 2003, foram 10 vitórias e quatro empates e o título em cima do Gurupi. Em 2020, voltou a enfrentar o Tocantinópolis na final e foi campeão com oito vitórias e um empate.
Para igualar o Palmas, o time precisará, pelo menos, usar a vantagem do empate que tem a seu favor. A partida decisiva será no domingo (9), no estádio Ribeirão, às 15h30, em Tocantinópolis. (GE / Foto: Christian Alencar)