Connect with us

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: UFT abre seleção somente por histórico e entrevista para graduação em Educação do Campo

Publicado

em

A partir das 10h do dia 12 de julho, abrem as inscrições para o Processo Seletivo por Análise Curricular e Entrevista (PSAC) para o curso de Educação do Campo. Isso significa que o candidato interessado numa das vagas ofertadas para essa graduação não precisará passar por uma “prova tradicional”, como, por exemplo, o vestibular.

O processo seletivo se dará por análise curricular e entrevista, em que uma banca de avaliadores examina – com base em critérios objetivos e previamente definidos – o histórico escolar do Ensino Médio do(a) candidato(a)  que, se classificado(a), passa para a etapa da entrevista. 

O curso de Educação do Campo da UFT é ofertado no câmpus de Tocantinópolis, no Bico do Papagaio e Arraias, do sudeste do Tocantins. 


São 40 vagas em cada um deles, sendo que o curso, que é uma licenciatura, habilita o profissional formado a lecionar Artes Visuais e Música para as populações que vivem no campo. As inscrições ficam abertas somente neste mês – até o dia 25 de julho!

Para saber como aproveitar esta oportunidade única de ingressar e se formar numa universidade pública, federal, de qualidade (a UFT tem nota 4, numa escala de até 5, pelo Ministério da Educação), acesse a página da Comissão Permanente de Seleção (Copese) e conheça os critérios e cronogramas do Edital do Câmpus de Arraias e do Edital do Câmpus de Tocantinópolis (os editais são separados). 

Em 2009, o MEC implementou o Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo), com o objetivo de formar professores voltados especificamente para as demandas de Educação das populações rurais. O profissional licenciado em Educação do Campo é personagem importante para ajudar a minimizar as desvantagens educacionais sofridas pelas pessoas moradoras do campo, ao longo de muitas décadas. O professor do Campo tem, sobretudo, um compromisso social relevante, enquanto um facilitador do acesso à educação formal e de qualidade para as comunidades camponesas, indígenas e quilombolas.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ANGICO: Emenda de Amélio Cayres garante nova ambulância para o município

Publicado

em

O município de Angico, no Bico do Papagaio, tem R$ 100 mil disponíveis para a compra de uma ambulância. O recurso foi destinado pelo deputado estadual, Amélio Cayres (SD), por meio de emenda que já foi paga.

A nova ambulância vai ajudar a garantir mais segurança e conforto no atendimento direto dos pacientes.

Amélio disse que a Saúde é uma área que sempre precisa de investimentos, principalmente por se tratar de vidas e colocar um veículo para atendimento da população ajuda o sistema municipal de Saúde a prestar melhor atendimento a população.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Municípios do Bico são orientados para preenchimento dos Termos de Adesão ao Programa Criança Feliz

Publicado

em

A Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), informa aos gestores municipais de assistência social, dos municípios tocantinenses elegíveis e interessados em aderir ao Programa Criança Feliz, que o Termo de Aceite do Programa Criança Feliz/Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (Suas), para os municípios que ainda não aderiram, bem como a solicitação para ampliação das metas, aos que já têm adesão já estão disponíveis no site do Ministério da Cidadania.

A coordenadora do Criança Feliz no Tocantins, Katilvânia Guedes, informa que o prazo de adesão se encerra em 31 de dezembro de 2021 e orienta, aos gestores, que preencham o Termo de Adesão no prazo determinado e o quanto antes. “Os gestores devem preencher o documento o mais cedo possível, porque há um limite de metas e de vagas de adesão, conforme disposição orçamentária e financeira do Ministério da Cidadania, para o financiamento do Programa Criança Feliz nos municípios”, alerta.

Os critérios para elegibilidade estão dispostos na Portaria MC n° 664, de 2 de setembro de 2021, que consolida os atos normativos do Programa Criança Feliz (PCF) e apresenta os critérios de elegibilidade e adesão municipal, referenciados nos artigos 29 ao 31: Art. 29. (Com informações de Eliane Tenório)

Continue lendo

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: AGETO diz que iniciou última fase de recapeamento da Avenida Goiás

Publicado

em

O perímetro urbano de Augustinópolis já está recebendo os serviços de imprimação e aplicação de CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente), que é o asfalto popularmente dito. Os maquinários pesados estão executando todo trecho da TO-201, que compreende a Avenida Goiás, principal via da cidade. Esses serviços são executados pela Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto).

Caso as condições climáticas permitam, a previsão é de que os serviços sejam concluídos em 10 dias.

O trajeto tem cerca de 7 km, somando os dois lados da pista. Os serviços de reconstrução também contam com o processo de revitalização do canteiro central.  A obra, além de garantir o melhor tráfego de veículos e incentivo ao turismo, irá melhorar a qualidade de vida dos moradores locais.

A obra em Augustinópolis faz parte de um projeto que prevê a reconstrução de perímetros urbanos de rodovias em quatro municípios. Além dessa cidade, Axixá, Ananás e Araguatins também serão beneficiadas pelos trabalhos.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze