Connect with us

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: UFT lança Projeto de Extensão Atividade Física e Cognição

Publicado

em

5

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) Campus de Tocantinópolis, com apoio especial da Prefeitura Municipal, realizou na última quinta-feira (20), no auditório Adão Riberio da Silva, aula inaugural do Projeto de Extensão “Atividade Física e Cognição: Promoção da Saúde do Idoso em Tocantinópolis.

Idealizado pelos Cursos de Licenciatura em Educação Física e Pedagogia, através do Grupo de Estudos em Envelhecimento Humano (PROGERO), o projeto tem como objetivo a implementação de atividades físicas associadas à cognição para idosos do município de Tocantinópolis, com afinco de melhorar a autoestima e qualidade de vida dos participantes, bem como obter reflexos esperados na saúde e na educação.

Durante as atividades serão desenvolvidas diversas modalidades, dentre elas, destacam-se: acompanhamento farmacoterapêutico, atividades físicas, oficinas de memória, de dança, de leitura, de higiene, de primeiros socorros, de alimentação saudável, de direito da pessoa idosa, entre outras.

Os encontros acontecem três vezes por semana (segundas, quartas e sextas-feiras), no Campus da UFT de Tocantinópolis, no horário das 8h às 9 e das 16h30 às 17h30. Ao longo das aulas, os participantes serão acompanhados por profissionais de Educação Física, Pedagogos, Fisioterapeutas, Enfermeiros, Assistentes Sociais, Farmacêuticos, Nutricionistas, Psicólogos, entre outros.

Além da Prefeitura, o projeto conta com o apoio do Centro de Ensino Médio Darcy, Marinho, do Sindicato dos Profissionais de Educação Física, das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social de Tocantinópolis.

“Temos um compromisso muito grande com os idosos. A Universidade é um espaço que não é só dos jovens, é um espaço do idoso também. É com esse objetivo que estamos começando mais uma batalha, batalha esta que não vai ser fácil, porque além de exigir tempo e dedicação, vai exigir esforço de todos nós. Conseguimos agregar neste projeto, diferentes profissionais para discutir e pensar o envelhecimento de forma ampla. Por isso, vejo que este é um momento único e exclusivo dedicado à promoção da qualidade de vida do idoso”, destacou a professora e coordenadora do projeto, Fabíola Andrade.

Levar a comunidade para dentro da Universidade, essa é umas das propostas que o professor de Educação Física e coordenador do projeto, Fillipe Grangeiro, pretende desenvolver durante o projeto. “Essa é uma ação interdisciplinar onde trabalharemos em equipe, visando à promoção da saúde e educação para a melhoria da qualidade de vida, objetivando a autonomia e independência nas atividades da vida diária. A população idosa precisa estar ativa, trabalhando a mente, o físico e desenvolvendo o corpo, para que no futuro não estejam acamados, tristes e sem disposição. Estamos trabalhando em conjunto preocupados com a saúde e educação dos idosos. A Universidade é ensino, pesquisa e extensão, e este é um projeto de extensão que traz a comunidade para dentro da instituição visando o bem estar e cognitivo dos idosos, onde terão a oportunidade de mostrar para a sociedade, que a terceira idade tem muito a aprender e muito a ser doado, pois são pessoas de valores, no qual tem muito a ensinar para a sociedade tocantinopolina, para o Tocantins e para o Brasil”, frisou Filipe Grangeiro. (Dirceu Leno)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Idosos acima de 70 anos recebem nesta quinta, segunda dose contra Covid

Publicado

em

Nesta quinta, 22, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realiza Drive-Thru de vacinação, em segunda dose da vacina contra Covid-19, para idoso com 70 anos ou mais.

O local de vacinação será na praça da Rodoviária e o idoso deve comprovar ser morador de Araguatins e levar cartão de vacina, CPF, documento de identidade. O horário de atendimento será das 8h às 13h30.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Araguatins, Tocantinópolis, Buriti e Xambioá tem mortes por Covid confirmadas pela SES nesta quarta, 22

Publicado

em

Neste feriado de quarta, 21, o Boletim Epodemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), apontou a confirmação de cinco novas mortes por Covid-19, no Bico do Papagaio. Os óbitos confirmados são nos munícipios de Araguatins, Tocantinópolis, Buriti e Xambioá.

Algumas dessas mortes, já haviam sido confirmadas pelas Secretarias Municipal de Saúde, que continuam com seus dados divergindo na compactação com os dados estaduais. Não existe sintonia entre os órgãos.

Veja os óbitos confirmados nesta quarta:

Buriti – Homem de 49 anos. Comorbidades: Não relatado. Óbito em 20/04/21 no Hospital Regional de Augustinópolis.
Tocantinópolis – Homem de 85 anos. Comorbidades: hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica e câncer de próstata. Óbito em 16/04/21 no Hospital Regional de Araguaína.
Tocantinópolis – Mulher de 60 anos. Comorbidades: hipertensão. Óbito em 17/04/21 no Instituto Sinai de Araguaína.
Xambioá – Homem de 63 anos. Comorbidades: Não relatado. Óbito em 15/04/21 no Instituto Sinai.
Araguatins – Mulher de 62 anos. Comorbidades: hipertensão e diabetes. Óbito em 14/04/21 no Instituto Sinai.

Comparação dos dados

Araguatins – Boletim Municipal: 49 | Boletim Estadual: 47
Tocantinópolis – Boletim Municipal: 32 | Boletim Estadual: 33
Xambioá – Boletim Municipal: * | Boletim Estadual: 22
Buriti – Boletim Municipal: * | Boletim Estadual: 06

*Prefeitura não publica boletim de forma confiável e constante em suas páginas de internet oficiais ou redes sociais oficiais. Durante dias incertos são espalhados em grupos de whatsapp sem nenhum tipo de comprovação.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ANANÁS: SAAE tem dívida de mais de R$ 1 milhão em energia elétrica

Publicado

em

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), do município de Ananás, no Bico do Papagaio, possui uma dívida milionária com a Energisa, concessionária que fornece energia elétrica. Segundo documento divulgado pela Prefeitura Municipal, gestões anteriores deixaram um débito de R$ 1.060.458,13.

Conforme a Prefeitura, o SAAE vem funcionando de forma limitada e afirmou que buscar tentar neste semestre, regularizar a dívida, evitando o corte de energia do SAAE e o colapso total no abastecimento de água de todo o município.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze