Connect with us

Tocantins

TOCANTINS: 241 casos de estupro foram registrados em 2009

Publicado

em

No ano passado, 241 mulheres foram vítimas de estupro no Tocantins. Só em Palmas, foram registrados 44 casos de violência sexual contra mulheres em 2009, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP). Este ano, na Delegacia da Mulher da região central de Palmas, já foram atendidas cinco vítimas de estupro; no Hospital Dona Regina, nove mulheres foram atendidas vítimas de violência sexual.

A delegada da Mulher Maria Haydê Alves Guimarães conta que prendeu em flagrante Vanderlan Bezerra de Lira, de 33 anos, que teria vitimado no início do mês de abril três mulheres na região Sul da Capital. “O suspeito foi encaminhado ao 5° Distrito por suspeita de roubo. Lá, uma vítima o reconheceu na hora e fizemos a prisão; logo depois outras duas vítimas de estupro reconheceram o acusado como o autor do crime que sofreram dias atrás.” Segundo a delegada, o acusado roubava as casas das vítimas e depois cometia o crime. Ele ficou em silêncio durante todo o depoimento, prestado no dia 8 de abril, quando foi preso em flagrante e está na Casa de Prisão Provisória de Palmas.

Sobre esse caso, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o acusado já tinha sido condenado pela Justiça a 20 anos e seis meses de prisão por crimes de estupro. No entanto, encontrava-se em liberdade por ter recebido um alvará de soltura expedido pela 4º Vara Criminal da Comarca de Palmas em dezembro de 2009. O alvará concedeu ao acusado a progressão para o regime aberto.

A promotora substituta da 4ª Vara Criminal, Thaís Lairo Souza Lopes, que teve acesso ao processo, explicou que o criminoso ficou preso 11 anos e oito meses cumprindo pena e recebeu alvará de soltura porque preencheu os requisitos para a progressão da pena para o regime aberto. “Ele teve avaliação positiva do requisito objetivo e subjetivo, como por exemplo, por bom comportamento, trabalho prestado. Além disso, o parecer psicológico, da assistente social, do chefe de segurança, entre outros apontaram positivamente para a possibilidade de não reincidência”, pontuou a promotora. Ela esclareceu que agora Lira será investigado pela acusação dos outros crimes cometidos e se for condenado novamente, a pena dele somará com o restante da anterior. O próximo passo, segundo a promotora, no processo de Lira, será a audiência justificativa sobre a reincidência, que ainda não tem data marcada.

Segundo a promotora, o sistema atual da legislação penal permite a progressão de pena para todos os tipos de crimes. “A diferença será a quantidade da pena. Por exemplo, em crimes hediondos depois da reforma do processo penal em 2007, o acusado poderá receber a progressão depois de cumprir 2/5 (dois quintos) da pena.”

Lei

De acordo com a advogada Elisângela Mesquita Souza, estes direitos são dados aos presos de acordo com a Constituição Federal. “De certa forma, a progressão de pena é direito conquistado pelos detentos. No entanto, são aplicados e estudados individualmente.”

Este caso de reincidência lembra o caso de Luziânia (GO), onde Adimar Jesus da Silva cumpria pena em regime aberto e voltou a praticar os mesmos crimes, confessando ter abusado e matado seis rapazes. Na opinião da advogada Elisângela, o sistema penal brasileiro tem falhas. “A lei do país no âmbito criminal é muito fraca. Quem comete um crime bárbaro e tem conhecimento da lei não vai ficar mais do que 30 anos, porque o sistema concede várias questões que podem regredir a pena.”

Segundo informação da SSP, ainda em Palmas, um adolescente de 14 anos foi apreendido acusado de violentar sexualmente duas mulheres no setor Taquari, Sul da Capital, no dia 17 de abril. O adolescente foi levado para a Delegacia Especializada da Infância e da Juventude e responde em liberdade. (Jarlene Souza – Jornal do Tocantins)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

Tocantins tem 1.157 mortes e 80.717 casos de Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que nesta sexta-feira,27 de novembro, foram contabilizados 272 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 107 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 255.288 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 80.717 casos confirmados da doença. Destes, 72.986 pacientes estão recuperados e 6.574 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 1.157 óbitos.

Clique AQUI e veja o boletim completo.

Continue lendo

Tocantins

PALMAS: Quadrilha que realizava furtos em redes varejistas da Capital é presa

Publicado

em

Policiais militares do 1º batalhão prenderam, nesta quinta-feira, 26, uma mulher por furto em vários estabelecimentos comerciais e redes varejistas de Palmas. Ao todo a Polícia Militar conseguiu recuperar em torno de R$ 50 mil em produtos furtados.

Uma equipe da polícia militar foi acionada, via sistema integrado de operações policiais (SIOP), para atender uma ocorrência de furto em estabelecimento comercial numa rede varejista de Palmas, localizada na quadra 402 Sul . No local, uma mulher foi presa, à qual confessou o crime de furto de duas Tv’s de 32″ e ainda informou aos militares, que contou com o apoio de um homem e uma outra mulher e que já tinha furtado, mais cedo e no mesmo supermercado, outras duas Tv’s.

A equipe solicitou apoio do comandante do policiamento da capital – CPU, e da Agência Local de Inteligência (ALI)  que, após analisar as imagens, foi constatado que a mesma estava atuando com mais três mulheres e que estavam na cidade há apenas dois dias.

Após diligências, foram encontrados em um hotel da cidade, vários objetos furtados pelas infratoras, sendo 04 (quatro) TV’s de 32 polegadas totalizando 06 (seis) aparelhos de TV, aproximadamente 500 peças de roupas que foram furtadas em várias lojas de grandes redes em Palmas. Ao todo a polícia militar conseguiu recuperar algo em torno de 50.000,00 reais em produtos furtados.

A infratora foi encaminhada para a central de flagrantes, juntamente com os objetos recuperados, e foi autuada no Art. 155 do código penal brasileiro. Os proprietários e responsáveis pela mercadoria foram informados e tiveram os produtos restituídos.

Continue lendo

Tocantins

Tocantins acumula mais de 80 mil contaminados pela Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que nesta quinta-feira, 26 de novembro, foram contabilizados 241 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 69 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 254.508 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 80.450 casos confirmados da doença. Destes, 72.849 pacientes estão recuperados e 6.446 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 1.155 óbitos.

Clique AQUI e veja o boletim completo.

Continue lendo
publicidade Bronze