- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 20 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

TOCANTINS: 753 acidentes nas federais com 91 mortes esse ano

Mais Lidas

Em 2010 foram 10.435 acidentes de trânsito com 257 vítimas fatais em todo o Estado, sendo 15 mortes na Capital, segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO). De acordo com o Detran-TO, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 753 acidentes nas estradas federais do Tocantins nesses oito meses de 2011, tendo 199 casos com ferimentos graves e 91 óbitos. Desde o início de janeiro até setembro, o Detran-TO contabilizou 43.062 infrações, sendo Palmas líder com 17.356 registros, a cidade também lidera no número de veículos com 116.637, ficando em segundo lugar Araguaína que possui 73.881 e Gurupi soma 40.488. Este é o contexto em que será realizado O I Fórum do Detran-TO, uma das atividades no Estado da Semana Nacional do Trânsito.

A abertura do Fórum será nesta segunda-feira, 19, ás 8 horas, com a palestra A regra, a transgressão, o acidente, que será ministrada pelo sociólogo Eduardo Biavati. O evento acontece no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar (PM), em Palmas. O palestrante falará dos impactos positivos da Lei Seca na realidade cotidiana dos brasileiros, com relação aos acidentes de trânsito e ao trabalho de educação que tem sido realizado na área. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo telefone 3218-3021.

À tarde, a partir das 14 horas, serão realizadas quatro palestras no QCG. A primeira será com a coordenadora geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Juciara Rodrigues. A palestra posterior abordará o tema Proposta da década para redução de acidentes de trânsito no Brasil, ministrada pelo presidente da Associação Nacional de Trânsito (Contran), Ailton Brasiliense. Paz no trânsito! Uma decisão coletiva, uma opção individual e cotidiana é o tema da terceira mesa da tarde, com a participação do diretor de Operações do Detran-GO, Horácio Mello e Cunha Santos. O psiquiatra Paulo Gaudêncio encerrará os debates com o tema Mudança do comportamento das pessoas no trânsito.

Nesta semana, o Detran-TO fará na terça e quarta-feira blitzen educativas, com a participação da PM e a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (SMSTT). Serão realizadas também, na quinta e sexta-feira, simulações de acidentes envolvendo carros e motos, utilizando dois atores e um boneco. Essas ações terão início às 7h40, a primeira na Avenida Theotônio Segurado e o segundo dia em Taquaralto, próximo à passarela. Está prevista também a realização de apresentações culturais, visitas a órgãos públicos, passeio ciclístico, gincanas, apresentações de vídeos em escolas, depoimentos e palestras, com o intuito de propor um trânsito mais seguro e humano para o Tocantins.

Interior

A Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do Detran-TO no município de Colinas do Tocantins, a 262 km de Palmas, fará gincanas, palestras, blitzen educativas, audiências públicas e caminhada pelas ruas. O início das atividades será amanhã, às 7 horas, com as gincanas nas escolas municipais e estaduais. Nos dias 20 e 24, a equipe teatral da Secretaria Estadual da Juventude e dos Esportes estará em Araguaína, Dianópolis, Gurupi, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional realizando ações educativas e divulgando a importância da Lei Seca em bares e restaurantes.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias