Os pré-candidatos a vereador e a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores em Araguaína e região acompanharam uma apresentação da deputada Amália Santana (PT) sobre a postura adequada antes e após as eleições. O evento aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet) e fez parte das ações de Formação Política do PT de Araguaína.
Durante a apresentação Amália Santana, que foi vereadora por dois mandatos consecutivos, falou sobre o papel do legislador municipal e sua importância. “Um bom vereador conhece a realidade de sua cidade, fiscaliza e ajuda o executivo a buscar melhorias para a população”, afirmou. E lembrou ainda que é preciso estar sempre bem informado, dominar o Regimento Interno da Câmara e a Lei Orgânica do Município.
Outro ponto destacado pela deputada durante a apresentação foi a importância da relação do mandato com bancada, partido e Poder Executivo. “O mandato parlamentar não existe por si, é indispensável pensá-lo na perspectiva de seu relacionamento com outras instâncias partidárias e no contexto da política local”, declarou. A parlamentar também frisou que é preciso sempre prezar pela ética, transparência e respeito.
Organizado pela secretária de Formação Política do PT, Valdirene, o encontro reuniu vários pré-candidatos a vereador entre eles o médico José Geraldo, recém filiado ao partido, o companheiro Arimatéia, dentre outros. De acordo com Valdirene todos os deputados e principais lideranças do PT estão sendo convidadas para participar do trabalho de formação política. O próximo a ministrar palestra será o prefeito de Colinas José Santana Neto (PT).
Pré-candidatos do PT
O Partido dos Trabalhadores em Araguaína possui três pré-candidatos ao cargo de prefeito da cidade, o Padre Francisco, diretor da Faculdade Católica e Colégio Santa Cruz há 11 anos, João Bosco, comerciante e militante do PT há anos e o Dr. Peixoto, médico atuante na cidade há 40 anos.
Para o Padre Francisco é importante “buscar as pessoas para trabalhar, ouvir a sociedade e construir um mandato não em cima de conveniências políticas e sim de desenvolvimento”. Na avaliação do pré-candidato a cidade precisa de mudanças nas áreas da saúde, educação, moradia, trânsito e transporte, “é uma cidade desestruturada em todos os sentidos, tem potencial, mas sem estrutura”, afirma.
João Bosco defende firmemente a candidatura própria do PT, “estou aberto dentro do partido para escolhermos o melhor nome, mas a possibilidade de não candidatura do PT é quase zero”, afirma. Bosco garante que se for o candidato vai trabalhar aliado aos preceitos do partido, “vou trabalhar em cima do trabalho do PT. Vai ser o meu olhar aliado ao olhar do partido para garantir as mudanças que a cidade precisa”.
Dr. Peixoto se declara intransigente em prol da moral, ética e transparência. De acordo com o médico suas propostas “são as da humanidade, moradia, transporte, saúde, educação integrada com a demanda de mercado”. O pré-candidato petista ainda reforça a importância de auditoria permanente que possa fiscalizar as ações inclusive do prefeito. “precisamos de uma administração correta, sem corrupção para transformar Araguaína”, declara. (Assessoria de imprensa da deputada)