- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 20 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

TOCANTINS: Araguacema aponta trechos de estradas vicinais para receber benefícios do PDRIS

Mais Lidas

Araguacema, a 270 Km de Palmas, foi o terceiro município a escolher em audiência pública, realizada na tarde de sexta-feira, dia 26, na Câmara Municipal, trechos de estradas vicinais para receber melhorias da primeira ação do PDRIS – Programa de Desenvolvimento Regional Integrado Sustentável, que o Governo do Estado está implementando em parceria com o Banco Mundial.

 “O PDRIS é motivo de alegria para nós, pois trata-se de oferta de benefícios que o município necessita muito”, disse o prefeito João Paulo, acrescentando que Araguacema tem cerca de 600 km de estradas vicinais precisando de obras. “Sabemos que o PDRIS não vai abranger todos esses quilômetros, mas será uma grande ajuda”, diz ele.

Numa votação animada, a comunidade de Araguacema elencou como prioritárias as seguintes estradas vicinais: Canaã (entroncamento TO-235 a sede da Associação dos Moradores, 90 votos; Da Escola Muiraquitã á ponte do Paraíba, 75 votos;Troca-tapa a Santa Clara, 46 votos; Tarumã (entrada da sede velha do Carrascão após o trecho executado pela Prefeitura, 41 votos; Entroncamento TO-348 ao Barracão do P.A da Mata, 17 votos; Santa Clara à rodovia de Caseara a TO-442, 12 votos; Entroncamento TO-348 ao P.A. Baronesa, 6 votos; Entroncamento BR-235 até após o Córrego Bacaba, 4 votos; Projeto de Assentamento Santa Clara II a TO-442, 3 votos; Entroncamento TO-437 a Escola Muiraquitã, 3 votos; Entroncamento TO-348/após o Córrego Primavera, 2 votos; Bonfim 1 voto; e para o trecho entroncamento TO-348 ao Crédito Fundiário Cristalino não houve voto.

Depois de estudos de viabilidades técnicas e econômicas, esses trechos podem integrar o PDRIS ou outros programas desenvolvidos pelo Governo do Estado com o intuito de melhorar a trafegabilidade nas estradas tocantinenses.

“O bom é que estamos ouvindo aos anseios e todas as indicações serão aproveitadas primeiramente pelo PDRIS e depois por outros programas que o Governo está executando para garantir melhorias para toda a malha viária do Estado, incluindo as estradas vicinais”, diz o secretário Alexandre Ubaldo.

Os trechos de estradas vicinais que entrarem no PDRIS vão receber melhorias como cascalhamento, pontes de até 30 metros, galerias, bueiros e gabiões que favorecem o escoamento das águas e protegem margens das estradas e rios. Essas obras estão incluídas na primeira ação do PDRIS, que prevê um investimento de US$ 70 milhões, divididos em 72 municípios das regiões Noroeste, Centro-oeste e Sudeste do Estado.

PDRIS

O PDRIS é um grandioso programa de US$ 375 milhões lançado no último dia mês de julho pelo governador Siqueira Campos e que está sendo viabilizado em parceria com o Banco Mundial. Esses recursos são para obras de infraestrutura e capacitação de pessoal. A execução do programa começou este ano e prossegue até 2016.

Ao todo, serão realizadas, gradativamente, audiências públicas em 72 municípios das regiões Noroeste, Centro-oeste e Sudeste do Estado.

Nas audiências públicas, além da escolha dos trechos a serem beneficiados pelo PDRIS, a comunidade recebe informações sobre a importância da conservação das estradas, como elas são projetadas de forma a proteger o meio ambiente.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias