- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 17 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

TOCANTINS: BR Distribuidora inicia construção de base distribuidora

Mais Lidas

A BR Distribuidora, do Grupo Petrobrás, já iniciou as obras de construção da base de distribuição de combustíveis no pátio multimodal da Ferrovia Norte-Sul de Palmas/Porto Nacional, que fica em área do distrito de Luzimangues, a 25 quilômetros da Capital. Estão sendo investidos R$ 200 milhões e a previsão é de gerar 600 empregos diretos.

Segundo informações dos técnicos da UTC Engenharia, empresa contratada para a execução do projeto, os trabalhos começaram há duas semanas. Os 120 mil m² da área estão agora na fase de limpeza, para em seguida receberem a terraplanagem que dará início à construção da base. O combustível armazenado nela será distribuído no Tocantins, oeste da Bahia, sul do Maranhão, leste do Mato Grosso e parte do Pará.

O empreendimento é a maior obra da BR Distribuidora no País e será construído utilizando tecnologia de ponta no sistema de carregamento de caminhões de grande porte, em conexão com ferrovia. É parte estratégica do sistema integrado de transporte que ligará o centro do Brasil aos portos marítimos.

Custos

A expectativa é que o pátio multimodal Palmas/Porto Nacional vá baratear custos e se firmar como alternativa segura de transporte para escoamento da produção.

O cronograma para desenvolvimento das obras aponta o término da base para daqui a dois anos. Serão construídos 15 tanques para armazenar combustíveis, com capacidade de armazenamento de 1.600 m³ de óleo diesel, gasolina, etanol hidratado e etanol anidro. Haverá ainda um tanque para água com capacidade de 1.940 m³ e para biodiesel, a BR distribuidora pretende ainda construir outros dois tanques metálicos com menor amplitude.

Por estar lidando com produto inflamável, será construído um sistema completo de combate a incêndio, incluindo tanque de armazenamento de água e respectiva casa de bomba, interligado a uma rede de hidrantes para atendimento a toda a base e sistema de espuma para todos os tanques.

Vocação

O pátio multimodal de Palmas/Porto Nacional não ficará restrito à base de distribuição de combustíveis. Segundo o gerente comercial da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, Célio Cesar Ramos, as outras empresas que venceram a licitação já estão com os projetos de instalação prontos. A previsão é que até dezembro próximo sejam iniciadas as obras dos galpões e silos da Nova Agri, com investimentos superiores a R$ 50 milhões, fortalecendo o perfil de entreposto de cargas. (Jornal do Tocantins)

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias