- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, 03 / julho / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

TOCANTINS: Calazar já causou 13 mortes este ano em Araguaína

Mais Lidas

O número de cães sacrificados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) por causa da leshimaniose viscera, conhecida como calazar, aumentou em Araguaína. Dados do CCZ apontam que até o final do mês de maio, já foram 80 casos registrados da doença, com 13 pessoas mortas – 5 de Araguaína e 8 de outros lugares, atendidos e com registro de óbito na cidade – e 830 cães recolhidos e sacrificados.

Lixo nas ruas, animais soltos e desmatamento de áreas verdes são as principais causas do aparecimento da doença na região. “Nós (CCZ) atuamos no controle da expansão do Calazar, porém a população não colabora com a limpeza de seus bairros”, explicou a responsável técnica pela Leshimaniose no CCZ, Shisley Botelho Galvão.

Segundo ela, cidades circunvizinhas a Araguaína e as regiões do sul do Pará e sul do Maranhão também são afetadas e acabam interferindo nos números finais do município. De acordo com a técnica, por ser uma doença de periferia e de cidades em expansão, o calazar envolve questões ambientais e sanitárias. “Se o morador manter seu terreno limpo, podemos controlar ou pelo menos diminuir o número de casos.”

Sintomas

No cão, a doença se manifesta de duas formas: visceral, atingindo órgãos como baço e fígado e de forma cutânea, com o crescimento das unhas e ferimentos na pele que não cicatrizam. Já nos seres humanos, a doença se manifesta de várias formas e se diagnosticada a tempo, pode ser tratada e ser curada.

Números

Humanos

2011 – 80 casos – 13 óbitos (até maio)

2010 – 92 casos – 12 óbitos

2009 – 153 casos  – 09 óbitos

Cães

2011 – 1.484 coletas – 329 positivos (até maio)

2010 – 5.220 coletas – 2.500 positivos

2009 – 6.700 coletas – 2.980 positivos

(Jornal do Tocantins)

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias