- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 05 / julho / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

TOCANTINS: Delegacia em Palmas tem registro de 35 acidentes por buracos

Mais Lidas

Levantamento da Delegacia de Repressão a Crime de Trânsito mostra que, de novembro de 2010 a abril de 2011, Palmas teve 35 ocorrências de acidente de trânsito cuja causa foram os buracos em vias públicas. Deste total, 51,42% (18) tiveram danos e lesões corporais, enquanto 48,58% (17) tiveram apenas danos em veículos.

O relatório mostra que as maiores vítimas são os homens, que representam 65,70% contra 34,30% dos acidentes.  Já os veículos atingidos, as motocicletas são as mais prejudicadas, com 51,44%, e os carros 48,56%.

Para o delegado Alberto Carlos Rodrigues Cavalcante, o que mais chamou a atenção foi a quantidade de mulheres vítimas dos acidentes em motocicleta. De acordo com o levantamento, dos 51,44%  acidentes que correspondem a motos, as mulheres lideram com 28,59 pontos percentuais, contra 22,85 pontos percentuais de casos envolvendo homens. Segundo o delegado, as mulheres são mais prudentes no trânsito e, o fato delas serem maioria entre as vítimas, “gera preocupação” da polícia.

Números

Apesar de não parecer um número de registros elevado, o delegado comentou que 35 ocorrências é uma grande quantidade, já que está sendo levado em conta um único ponto: buracos. Alberto Cavalcante comentou que ainda existem muitos casos que não são registrados. “Existe uma demanda reprimida de ocorrências de pessoas que bateram, houve um amassamento de roda, um pneu cortado, furado, que às vezes a pessoa não se deu o trabalho de vir aqui. Ela só arruma e vai embora”, destacou.

Conforme o delegado, se fossem consideradas essas pessoas, o o número seria bem maior. “Não sabemos e nem temos condições de quantificar isso. Com certeza absoluta poderia ter sido maior”, ponderou.

Intenção

De acordo com delegado, a intenção deste levantamento é fazer com que na próxima temporada de chuva não ocorra tantos fatos. Ele comentou que se não for tomada alguma providência, os casos que neste ano tiveram apenas danos, no próximo podem ser pior. “Se nós não começarmos nos preocupar agora, nós podemos ter um óbito ou mais. E nós queremos evitar isso, essa é a grande importância desse levantamento das ocorrências”, ressaltou.

Encaminhamento

O relatório da Delegacia de Trânsito foi encaminhado ao Ministério Público, à Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, ao Detran e Secretaria Estadual de Segurança, Justiça e Cidadania. “Todos os órgão envolvidos no sistema para que todos tenham conhecimento e possam tomar as providências nos âmbitos de suas atuações”, ponderou.

Dicas

Aos condutores, o delegado Alberto Cavalcante passou algumas dicas. O delegado recomendou que o usuário evite andar quando estiver chovendo; quando estiver escorrendo a água porque os buracos não ficam visíveis; evitar passar por dentro do buraco, já que não se sabe a profundidade do buraco e acidente aconteça justamente pela profundidade do buraco.No caso dos condutores de moto, Alberto Cavalcante recomendou a não não utilizar a viseira embaçada, suja, ou arranhada, por causa da visibilidade e andar mais devagar nos locais que têm buracos.

Prefeitura

A Prefeitura de Palmas não se manifestou sobre o relatório. O município informou, ainda, que já foi acionado judicialmente por particulares, mas não passou detalhes destas ações. Em relação as condições das vias públicas, a prefeitura voltou a informar que, enquanto a chuva prossegue, será feita a operação tapa-buracos emergencial. Depois disso, há uma trabalho de recuperação asfáltica previsto.

Números

Oficialmente, o período chuvoso registra 35 ocorrências de acidente de trânsito, cuja causa foram os buracos em vias públicas. Destes, 51,42% com danos e lesões corporais e 48,58% com danos em veículos. (Jornal do Tocantins)

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias