Connect with us

Tocantins

Tocantins deve bater novo recorde na produção do milho safrinha em 2020

Publicado

em

Em visita na fase inicial da colheita do milho safrinha, na fazenda Nossa Senhora do Carmo, município de Porto Nacional, o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins (Seagro), César Halum, destacou a importância do crescimento da produção do milho safrinha. “A expectativa dessa propriedade é colher cerca de 500 mil sacas de milho, uma produção significativa; isso mostra a vocação natural e os investimentos aplicados no cultivo de grãos no Tocantins, principalmente a soja, milho e arroz, aliados as inovações tecnológicas dos produtores tocantinenses”, ressaltou.

A propriedade pertence a três irmãos do grupo Rossato, sediada no Estado há 8 anos no cultivo de grãos, principalmente soja e milho. Segundo o gerente da fazenda, Carlos Boni, a previsão é colher em torno de 40% a mais, o milho safrinha, em relação a última safra. “A produtividade é excelente, colhemos uma média geral de 100 sacas por hectares, esperamos colher 30 mil toneladas de grãos, numa área aproximada de 5 mil hectares, nesta safra 2020”. O gerente ressalta ainda que essa alta produtividade é resultado dos investimentos tecnológicos aplicados no plantio dos grãos. “Principalmente nos manejos tecnológicos na adubação de base, oito novas cultivares altamente produtivas e as práticas de plantio mecanizado”, reforça.

Produção no Tocantins

De acordo com o 9º levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a perspectiva de produção geral do milho safrinha no Tocantins é um aumento de 20% na colheita, em relação à safra anterior. Nesta safra 2019/2020, a previsão é colher 1.195,82 mil toneladas de grãos, contra 992,76 mil toneladas na safra anterior.  A colheita do milho deve encerrar no final do mês de julho.

O cultivo da área do milho também teve aumento expressivo; saltou de uma área cultivada de 201,92 mil hectares cultivados para 240,69 mil hectares, um aumento de 19,2%.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Seagro, Ricardo Taques, um conjunto de fatores influenciam nessa mudança de produção. “Entre eles, podemos citar o clima favorável, uso de tecnologias de ponta e maior investimento, devido ao preço mais atrativo do milho”. (Elmiro de Deus)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

Tocantins tem 66.865 casos confirmados de Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que nesta segunda, 28 de setembro, foram contabilizados 164 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 51 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 203.163 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 66.865 casos confirmados da doença. Destes 50.384 pacientes estão recuperados e 15.448 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 922 óbitos.

Clique AQUI e veja o boletim completo.

Continue lendo

Tocantins

ARAGUAÍNA: Motorista bêbado mata mulher, foge do local, mas é capturado pela PM

Publicado

em

No final da tarde deste domingo, 27, um motorista embriagado provocou um acidente com vítima fatal no km 98 da TO-222 no município de Araguaína. Uma mulher veio a óbito e o condutor fugiu do local, mas foi detido logo em seguida pela Polícia Militar.

Durante patrulhamento, policiais do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas(BPMRED) foram informados por transeuntes sobre um acidente que acabara de acontecer entre um automóvel e uma motocicleta na altura do KM 98 da TO – 222. Ao chegar no local do sinistro já havia uma aglomeração de pessoas que informaram que o condutor envolvido havia fugido do local em outro veículo.

Como o socorro já havia sido acionado, os patrulheiros do BPMRED focaram em encontrar o autor do acidente. Após buscas pela região, os policiais encontraram o motorista que apresentava sintomas de embriaguez e recusou-se a realizar o teste do etilômetro. 

Testemunhas do acidente informaram que o condutor do veículo dirigia em alta velocidade fazendo “zig zag” na pista e que na hora do acidente havia outras pessoas no veículo que o ajudaram a fugir e intimidaram as pessoas que tentaram impedi-lo.

O acidente deixou uma vítima fatal. A mulher morta no acidente era mãe de uma jovem de 14 anos, que acompanhava a mãe no momento do sinistro. A menor teve fratura na bacia e lesões internas tendo sido levada pelo SAMU ao Hospital Regional de Araguaína onde passou por procedimento cirúrgico.

A motocicleta conduzida pela vítima fatal incendiou-se e ficou totalmente carbonizada. O tráfego no local do acidente ficou interditado por algumas horas e a equipe do BPMRED contou com o apoio de outras viaturas do 2° Batalhão da PM para controle da situação.

Após a liberação do fluxo na rodovia e finalização dos trabalhos, os detidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia de plantão onde foram tomadas as providências cabíveis.

Continue lendo

Tocantins

Confira o cronograma de interdições de ruas para obras de água e esgoto em Araguaína e Colinas

Publicado

em

A BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de saneamento em 47 cidades do Tocantins, está realizando a implantação de redes de esgoto em novas áreas de Araguaína e Colinas do Tocantins, na região norte do estado.

O projeto, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população por meio do saneamento básico, contempla a substituição de 24,1 km de redes de água e 33,7 km de redes de esgoto, que beneficiarão mais de 2 mil famílias de Araguaína. Na cidade de Colinas, a empresa está expandido as redes de esgoto para novas áreas.

Nesta semana, as equipes continuam trabalhando nas ruas e avenidas do setor Morada do Sol em Araguaína e do setor Santo Antônio em Colinas. 

Confira o cronograma completo das ruas que serão interditadas: 

Setor Morada do Sol em Araguaína

Segunda-feira (28)

Rua 12

Rua C

Terça-feira (29)

Rua B

Quarta-feira (30)

Rua 11

Rua Boa Esperança

Quinta-feira (01)

Rua B

Rua Boa Esperança

Setor Santo Antônio em Colinas do Tocantins

Segunda-feira (28)

Rua Pachorel entre as ruas Goiás e das Flores;

Rua das Flores entre as ruas Pachorel e Joviano;

Rua Pachorel entre as ruas São Francisco e Luiz Alves Guida;

Rua Luz Alves Guida entre ruas Pachorel e Araguaína;

Terça-feira (29)

Rua Goiás entre as ruas Joviano Manoel De Oliveira e Pachorel;

Rua Luz Alves Guida entre as ruas Pachorel e Araguaína;

Rua Pachorel entre as ruas Alves Guida e São João;

Quarta-feira (30)

Rua Joviano entre as ruas Goiás e das Flores;

Rua Das Flores entre as ruas Joviano e Pachorel;

Rua Pachorel entre as ruas São João e São Paulo;

Quinta-feira (01)

Rua São José entre as ruas José Moisés de Araújo e Goiás;

Sexta-feira (02)

Rua José Moisés de Araújo entre a rua São José e Av. Santos Dumont;

Av. Santos Dumont entre as ruas José Moisés De Araújo e Goiás;

Rua São Paulo entre as ruas Pachorel e Santos Dumont;

Sábado (03)

Rua Goiás entre Av. Santos Dumont e rua Joviano;

Continue lendo
publicidade Bronze