Em operação denominada “Verão Vivo 2011”, neste final de semana, de 08 a 10 de julho, uma equipe da Gerencia Regional do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins de Araguacema realizou ações de fiscalização nas praias e acampamentos às margens do rio Araguaia.
A ação com teve como finalidade coibir crimes ambientais neste período de temporada de praias no Estado. A equipe que percorreu desde o município de Araguacema até Caseara contou com apoio da Gerencia Regional do órgão em Paraíso e da Polícia Militar.
Na operação, os fiscais apreenderam 220 metros de redes; três espingardas, sendo uma de fabricação caseira, e duas de calibre 22; dois revólveres calibre 38, sendo um com nove e outro com 70 projéteis; 22 pólvoras e chumbos; 10 carretéis de “pinda” e mais dois carretéis para captura de tracajás e tartarugas; 11 boias e três tarrafas.
Ainda na ação, a equipe recolheu 30 quilos de pescado de espécies proibidas, entres elas, pintados e pirararas, além de uma perdiz já abatida. De acordo com o relatório da equipe, os pescados foram doados para a comunidade carente do município de Araguacema e a ave foi incinerada.