- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, 18 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

TOCANTINS: Escola de Gurupi é finalista em prêmio nacional

Mais Lidas

A Escola Estadual Presidente Costa e Silva, em Gurupi, região sul do Estado, está entre as seis finalistas do Prêmio Gestão Escolar. A escola tocantinense disputa o prêmio nacional ao lado de unidades de ensino do Amazonas, Ceará, Goiás, Roraima e Santa Catarina.

A escola tem 300 alunos, do 6º ao 9º ano. A diretora Adriana da Costa Pereira Aguiar explica que a forma de trabalho com os alunos e professores está diretamente ligada aos bons resultados. “Eu atribuo a sistematização do trabalho, ao nosso dia a dia que é bastante pautado em diagnósticos e monitoramentos, além de muitos instrumentos de acompanhamento das ações educacionais”, disse.

A diretora explicou uma estratégia de ensino que faz toda a diferença. “Quando o professor entra na sala de aula, ele deixa claro no quadro qual o objetivo daquela aula. No final, é feita uma avaliação junto com o aluno para verificar se aquele objetivo foi alcançado”, explicou, acrescentando que assim professor e alunos são co-responsáveis pelo conteúdo.

A escola alcançou, em 2010, o índice zero em evasão escolar. Tem entre seus principais objetivos incentivar seus alunos e promover a participação dos pais em todas as atividades. Um dos exemplos que diversificam o aprendizado e disciplinam os alunos, é a Gincana Cultural Aquarela Costa e Silva, que tem como prêmio principal o Bônus Viagem. As provas são realizadas durante todo o ano letivo com pontos cumulativos para a turma e individuais para os alunos. “Assim observamos atividades sociais artísticas, culturais e esportivas e ainda o dia da escola, como o uso e conservação do livro didático, tarefas de casa, limpeza da sala de aula e o índice de ocorrência do aluno”, explicou.

O Cartão Lan House Monitorada foi outra estratégia que deu certo no combate a evasão escolar e funciona a partir do acompanhamento da agenda escolar. A agenda é uma ferramenta importante de comunicação com os pais dos alunos. A cada dois meses, a agenda é monitorada e os carimbos positivos dão direito aos alunos de usarem o computador no contra-turno.”Espero que consigamos retransmitir o resultado do nosso trabalho, mas já nos sentimos bastante realizados em fazer parte desse prêmio, que É um mecanismo para formação do gestor escolar”, concluiu.

A cerimônia de premiação e o anúncio da Escola Referência Brasil serão no dia 7 de novembro, em Recife, com transmissão ao vivo pelo Canal Futura. (Jornal do Tocantins)

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias