Em um estudo sob análise de fotos de satélites, realizado em um período de um mês, o arquiteto e urbanista Giovanni Alessandro Assis da Silva constatou que Palmas tem espaços vazios quatro vezes maiores que as cidades de Imperatriz-MA e São Carlos-SP. As três cidades têm números semelhantes de habitantes.
De acordo com o arquiteto, ele fez uma leitura da composição sobre a área urbana da Capital, no mês passado. “E constatei que Palmas definitivamente apresenta vazios urbanos”, frisou.
No estudo, Silva disse que comparou a Capital com as cidades de Imperatriz e São Carlos, ambas também têm espaços urbanos vazios, mas segundo ele bem menor que Palmas. “Se comparando as três cidades, Palmas apresenta uma área urbana em extensão territorial quatro vezes maior do que as outras cidades”, destacou.
O arquiteto ressaltou que não colocou em seu artigo, o qual foi apresentado no V Projetar, encontro voltado para Arquitetura e Urbanismo, realizado em Belo Horizonte (MG), no último dia 25, sobre essa polêmica da extensão urbana, mas segundo ele, os espaços vazios precisam ser ocupados. (Jornal do Tocantins)