Connect with us

Tocantins

Tocantins fecha o ano com saldo positivo na geração de empregos

Publicado

em

De acordo com os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do mercado formal, referentes ao ano de 2020, é possível perceber que os efeitos negativos causados pelo isolamento social, trouxe impactos mais acentuados nos grandes centros econômicos do país. No acumulado do ano de janeiro a dezembro, os estados das regiões sul, sudeste e centro-oeste ainda registram saldos negativos na geração de emprego; esse efeito foi sentido com menor intensidade nas regiões norte e nordeste que, no acumulado do ano, apresentam saldos positivos na geração de emprego.

Os destaques são para os estados de Roraima com 3.777 empregos gerados; Acre, com 4.555; Pará, 32.789; Maranhão, 19.753; e Tocantins com 7.271. No acumulado do ano, considerando o período de janeiro a dezembro, a variação relativa do saldo de empregos no Tocantins foi de 3,83%, o quinto melhor desempenho do país, sendo superado apenas pelos estados de Roraima 6,86%, Acre 5,77%, Pará 4,46% e Maranhão 4,11%.

Nesse mesmo período, no Tocantins, foram registradas 67.147 admissões, contra 59.876 desligamentos, deixando um saldo positivo de 7.271 novos postos de trabalho no mercado formal de trabalho. O saldo é a diferença entre número de admissões, menos os desligamentos em um determinado período. Os dados apontam uma tendência de recuperação do emprego.

Nesse contexto, o Estado do Tocantins está entre os cinco que mais geraram empregos na variação relativa de criação de postos de trabalho formais, no acumulado do ano de janeiro a dezembro de 2020, segundo dados do Caged, divulgados nesta segunda-feira, 28, pelo Ministério da Economia.

Os dados apontam que, pelo oitavo mês consecutivo, ou seja, desde maio de 2020, o nível de emprego vem reagindo com consistência e demonstrando a capacidade reativa que a economia tocantinense tem de superar a crise global, e foi assim também, durante a crise econômica de 2015 e 2017. O Tocantins foi um dos últimos estados a entrar no processo e um dos primeiros a sair dele.

Comércio e serviços apresentam melhor desempenho

Os setores econômicos com os melhores desempenhos foram: o comércio com saldo de 271 empregos e o de serviços com 314. Só no mês de dezembro, o setor de serviços contratou 1.686 trabalhadores e demitiu 1.372, deixando um saldo positivo de 314 novos postos de trabalho.

Para o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Tom Lyra, os números são reflexo dos esforços do Governo para preservar empregos e criar postos de trabalho mesmo em meio à crise atual. “Temos trabalhado e investido na aproximação com o empresário, fomentando ações que contribuam para apontar soluções e garantir que esse empreendedor mantenha sua empresa aberta e continue gerando emprego e renda para a população, mas não apenas isso, queremos que ele cresça e se desenvolva, para que mais pessoas possam ser empregadas. O foco é a garantia de que todos os tocantinenses possam ter condições de sustentar a família de forma digna”, aponta.

Ações do Governo do Estado

Os resultados positivos de 2020 provam que essas iniciativas e ações contribuíram para reduzir os impactos dos meses difíceis, que o empresariado enfrentou ao longo do ano e preparou o terreno para que 2021 possa ter números ainda melhores. “Uma das premissas da gestão do Governador Mauro Carlesse é tornar o Tocantins um estado cada vez mais promissor. As políticas de incentivo fiscal, o potencial logístico e as obras estruturantes são apenas algumas das muitas iniciativas que se somam para alavancar o desenvolvimento econômico e social deste Estado”, conclui Tom Lyra. (Nayna Peres)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

ARAGUAÍNA: Inscrições de candidatos a presidente de bairro são prorrogadas até esta quinta, 25

Publicado

em

Foi prorrogada até esta quinta-feira. 25, o período de inscrição para os candidatos que desejem concorrer nas eleições para presidente de bairro em Araguaína. O processo para escolha dos representantes dos setores é organizado pelo CCABA (Conselho Consultivo das Associações de Bairro de Araguaína) e segue as diretrizes normais de uma eleição. 

Mais de 100 associações de bairro estão cadastradas no conselho para a escolha de representantes. A presidente do CCABA, Josirene da Silva Lima, acredita que os líderes de bairro são uma fonte importante de informação dos setores diante de suas demandas. “As associações têm um papel importante dentro dos bairros, afinal, são elas que recebem as demandas dos moradores para o bem coletivo e buscam soluções e melhorias, sendo dessa forma um canal estreito entre poder público e aquele determinado setor.

De acordo com o edital de prorrogação das inscrições publicado pelo CCABA nessa terça-feira, 23, os candidatos de 47 bairros já foram registrados: Araguaína Sul 2, Tocantins, Sonhos Dourados, Jardim das Flores, Jardim das Flores, Bairro São João, Araguaína Sul 1, Carajás, Tereza Hilário Ribeiro, Lago Azul I, Universitário, Bairro JK, Setor Costa Esmeralda Norte, Vila Jardim, Loteamento Construindo Um Sonho, Barro Eldorado, Setor Morada do Sol II, Setor Itaipu, Setor Alto Bonito, Setor Céu Azul, Barra da Grota, Vila Santa Rita, Jardim das Mangabeiras, Setor Rodoviário, Água Amarela, Bairro Novo Horizonte, Assentamento P.A Araguaminas, Lago Azul IV, Vila Piauí, Vila Azul, Vale do Lontra, Loteamento Ipês, Setor Nova Araguaína, Setor Tiúba, Setor Ponte, Setor Neblina, Setor Vila Nova, Loteamento Vila Maranhão, Loteamento Lago Sul, Setor Entroncamento, Setor Imaculada Conceição, Vila Norte, Setor Santa Terezinha, Setor Urbano, Setor Sul, Vila Goiás e José Ferreira.

Como se registrar?
Os interessados em registrar chapa para concorrer às eleições devem procurar o CCABA, localizado à Rua Rio Branco, nº 90, no Setor Urbano, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, para preenchimento do documento de registro de candidatura e outras informações sobre o processo de eleição.

Além do presidente e vice, a chapa precisa ser composta por dois secretários, dois tesoureiros, suplente de diretoria, conselho fiscal e suplentes do conselho fiscal. A chapa eleita assumirá os trabalhos da associação por quatro anos. 

Cargo de presidente 
De acordo com os estatutos do Conselho das Associações de Bairro, qualquer pessoa com idade acima de 18 anos pode concorrer aos cargos de presidente e outros da associação de moradores. O candidato precisa ter espírito de liderança e como principal meta organizar seu bairro, ouvindo e buscando soluções para as necessidades da comunidade. 

Eleições 
As eleições são organizadas pelo CCABA, por meio de comissões. Após o período de registro dos candidatos, o conselho dará início à organização do processo eleitoral, enquanto os candidatos realizarão as campanhas eleitorais nos seus bairros.  

Os locais de votação serão divulgados de forma antecipada e serão realizadas em escolas, colégios, igrejas, centros comunitários ou outros lugares credenciados pelo CCABA. Caso algum cidadão queria tirar suas dúvidas sobre o processo eletivo, basta procurar diretamente o conselho das associações, em horário comercial. (Adriana Santana / Foto: Marcos Sandes)

Continue lendo

Tocantins

Danificado desde outubro, equipamento que analisa drogas tem prejudicado investigações

Publicado

em

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 13ª Promotoria de Justiça da Capital, instaurou nesta quarta-feira, 24, Inquérito Civil Público (ACP) com vistas a apurar a inoperância de uma máquina utilizada para realizar análise de amostras de drogas sintéticas, a exemplo de cocaína, crack, ecstasy, LSD e outros. 

Segundo a promotora de Justiça Maria de Natal Carvalho Wanderley, o equipamento de Cromatografia Gasosa acoplada a Detector de Massa Atômica (GC/MS), que produz laudo pericial em amostras de substâncias suspeitas de conter princípios ativos de entorpecentes de origem sintética, encontra-se danificado desde outubro do ano passado e isso tem acarretado atrasos em centenas de investigações criminais, vez que o julgamento dos processos de tráfico de drogas, via de regra, depende de um laudo pericial que é produzido a partir das análises do equipamento.

Maria Natal acrescenta ainda que a suspensão das perícias eleva o tempo de prisão provisória e consequentemente aumenta a superlotação carcerária, especialmente porque o dispositivo é o único do tipo em todo o Estado.

Diante da situação, a promotora de Justiça requisitou informações ao Secretário de Segurança Pública, Cristiano Sampaio, acerca das irregularidades encontradas e eventuais providências adotadas. (Denise Soares)

Continue lendo

Tocantins

Tocantins recebe mais 3,5 mil vacinas AstraZeneca para combate à Covid-19

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira, 24, chegou a Palmas, a quinta remessa de imunizantes para combate à Covid-19, encaminhada pelo Ministério da Saúde (MS). As 3,5 mil vacinas AstraZeneca recebidas pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), serão distribuídas a todos os municípios tocantinenses.

O gestor da SES, Edgar Tollini, esclarece que as doses são primordiais para a conclusão da primeira fase da imunização no Tocantins. “Estas vacinas já eram aguardadas e fazem parte do nosso planejamento para o término da imunização da população que integra o primeiro grupo prioritário”, afirmou o secretário.

As doses recebidas foram encaminhadas à Central Estadual de Imunização, em Palmas, para conferência dos lotes e separação a cada um dos municípios. Dentre as 3,5 mil vacinas, 3.281 serão entregues às secretarias municipais de saúde; as demais fazem parte da reserva técnica de segurança, recomendada pelo Ministério da Saúde. Estas doses serão utilizadas para a vacinação do público-alvo da primeira fase da imunização, que são parte dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à Covid-19 e idosos acima de 80 anos.

Doses recebidas

Até o momento, o Tocantins recebeu 110 mil doses de vacinas para combate à Covid-19, sendo 95 mil unidades da Coronavac e 15 mil da AstraZeneca. (Erlene Miranda)

Continue lendo
publicidade Bronze