- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, 18 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

TOCANTINS: Flit agrega literatura, cultura e geração de emprego

Mais Lidas

Grandes nomes da literatura mundial, da música nacional e da arte local serão algumas das várias atrações da Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit), que acontece de 25 de julho a 3 de agosto. Entretanto, merecem igual destaque aqueles que, literalmente, constroem o evento: os operários das empreiteiras que estão montando as tendas da Feira, como é caso de Silas Novaes dos Santos, ajudante de eletricista morador de Luzimangues, que se diz ao mesmo tempo feliz e orgulhoso pela oportunidade. “Eu estava sem emprego, passando por um momento difícil e esta chance de trabalhar na Flit está me ajudando bastante. Sem contar que posso me orgulhar por fazer parte da história do evento, já que está é a primeira edição”, destaca um sorridente Silas.

Outro que se mostra entusiasmado por integrar a equipe de montagem das estruturas físicas da Flit é Francisco Marcos Fiuza, auxiliar de montagem dos pisos das tendas, que assim como Silas, conseguiu agarrar a chance do emprego e já planeja outras formas de participação no evento. “Sempre trabalhei como vendedor, mas fui convidado para montar os pisos e aceitei, pois estava desempregado. Eu estou gostando do serviço e acho que vou até mudar de ramo. Mas não quero só falar de trabalho; logo a Flit começa e meus dois filhos vão vir do Maranhão para curtirmos toda a festa juntos. Vou ter orgulho de dizer a eles que ajudei a fazer o evento”, comemora Francisco, que é morador de Palmas.

Montagem das estruturas quase finalizada

Há 10 dias da abertura da Flit, falta muito pouco para que as estruturas sejam todas montadas, conforme explica o coordenador da equipe de montagem das tendas, Edmilson Francisco dos Santos. “Nós estamos com cerca de 90% das instalações já montadas, restando apenas duas tendas de menor porte. Nossa previsão é que possamos finalizar todo o processo neste sábado (16) ou, no máximo, domingo (17)”, revela o coordenador de uma das empreiteiras licitadas.

De acordo com Wendell Campos, gerente de projetos da empresa responsável pela montagem dos pisos da Feira, a maior parte do serviço neste sentido já foi realizada, restando, também, apenas alguns poucos detalhes a serem acertados. “Considerando todos os espaços que vão compor o evento, posso afirmar que já cumprimos com cerca de 70% das montagens dos pisos. Contando com a instalação dos easy-floor (tipo de piso plástico) e os acabamentos finais, eu acredito que terminamos tudo até este próximo domingo (17)”, calcula o gerente.

Coordenador da equipe de iluminação e climatização dos espaços da Flit, Noel Sousa de Jesus conta que vários itens essenciais já foram instalados e que o cronograma está bem desenvolvido. “Nosso trabalho depende das finalizações das partes estruturais das tendas, mas já temos diversos refletores já instalados. O restante do serviço, que é a geração de energia para colocá-los em funcionamento, assim como os sistemas de refrigeração e de áudio, vão sendo feitos à medida que o serviço das outras empresas vão se finalizando. Como tudo está sendo realizado dentro dos prazos previstos, acreditamos que no máximo no início da próxima semana já vamos concluir quase totalmente as instalações”, afirma o eletricista, destacando que a empresa para a qual presta serviço disponibilizou 14 geradores para a Flit, o que dificulta a possibilidade de haver qualquer tipo de queda de energia durante as atividades.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias