Os gestores ambientais dos 13 estados que fazem parte do Fórum dos Secretários Estaduais de Meio Ambiente do Bioma Cerrado, vão se reunir nesta quinta-feira, 10, em Goiânia. O encontro tem início no Palácio das Esmeraldas, com a presença do governador de Goiás, Marconi Perilo. Depois os secretários seguirão para o auditório do Ministério Público de Goiás (MP/GO), onde cumprirão uma agenda de debates.
Este é o primeiro encontro após a implantação do Fórum, que foi realizada em 14 de setembro deste ano, em Brasília, durante evento que comemorou a Semana do Cerrado. Na ocasião, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, elogiou a iniciativa e pediu aos secretários que dessem atenção especial a três temas: política de mudanças climáticas nos estados, investimento em consumo sustentável e combate a queimadas e incêndios florestais.
O secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Tocantins (Semades), Divaldo Rezende, um dos idealizadores do Fórum juntamente com o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Goiás, Leonardo Vilella, considera o evento fundamental para iniciar um trabalho articulado para a preservação do Bioma Cerrado entre todos os Estados participantes. “O Cerrado representa 25% do território nacional e tem uma importância estratégica de desenvolvimento científico, social, econômico e ambiental que não pode ser ignorada”, enfatizou.
Programação
Na programação haverá palestra sobre prevenção e controle do desmatamento e das queimadas no Cerrado, ministrada por Mauro Pires, diretor do departamento de políticas para o combate ao desmatamento do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Na oportunidade, Pires apresentará um Plano de Ação elaborado pelo departamento comandado por ele.
Na sequência, o secretário Divaldo Rezende media uma mesa de diálogo sobre o Plano, dando ênfase aos seguintes componentes: Cerrado Patrimônio Natural, Desmatamento no Cerrado, Potencialidades do Cerrado para a Ciência e Tecnologia, Criação e Fortalecimento das Unidades de Conservação e Fundo Amazônia – investimentos no Arco do Desmatamento.
Ainda no evento haverá definição da estrutura administrativa do Fórum, votação do regimento interno, definição do cronograma de trabalho e escolha da diretoria executiva. Atualmente, além de Goiás e Tocantins, Mato Grosso integra a executiva provisória da entidade. Os outros membros do Fórum são Distrito Federal, Maranhão, Pará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, São Paulo, Bahia, Paraná e Rondônia.
Também estarão presentes no encontro membros do Senado, da Câmara Federal, da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).