Connect with us

Tocantins

TOCANTINS: Governador inaugura sistema integrado de coleta e tratamento de doenças do sangue no HGP

Publicado

em

O Governo do Estado entregou na tarde desta quarta-feira, 19, um moderno sistema agregado de coleta de sangue e ambulatório de hematologia. A unidade foi instalada no HGP – Hospital Geral de Palmas e traz maior agilidade e humanização neste serviço no Tocantins. Ao descerrar a placa e fita inaugural, o governador Carlos Henrique Gaguim ressaltou que o setor da saúde é prioridade no seu Governo. “Vamos fazer com que o Tocantins tenha excelência em saúde, por isso fazemos os avanços necessários neste setor, para que as pessoas não precisem mais buscar atendimento em outros estados”.

A unidade de mais de 900 metros quadrados está equipada com laboratórios e consultórios médicos, além de leitos adultos e infantis. Conta ainda com dois veículos Logan que foram entregues pelo governador no momento da inauguração e serão utilizados na administração e atenção aos pacientes. O secretário da Saúde, Francisco Melquíades Neto, explica que ao agregar os serviços o Estado ganha em agilidade e qualidade. “Significa que as pessoas que têm doenças do sangue poderão ser encaminhadas diretamente para tratamento no momento da coleta, o que antes passava por muitas etapas”, ressaltou.

A previsão é que a unidade de coleta de sangue atenda 80 doadores por dia e o ambulatório hematológico 25 pessoas diariamente. No ambulatório serão realizados serviços como coleta de sangue por aférese e aférese terapêutica que significam a separação de células para tratamento. A unidade contará com aproximadamente 45 servidores.

A obra orçada em R$ 1,4 milhão recebeu recursos através de convênio do Ministério da Saúde, através do Fundo Nacional de Saúde e contrapartida da Secretaria de Estado da Saúde de aproximadamente R$ 506 mil. A inauguração do novo posto faz parte das comemorações dos 10 anos de construção da sede do Hemocentro Coordenador de Palmas, que responde pela política estadual de sangue no Estado.

A solenidade contou com a participação dos diretores do HGP e da Hemorrede, Paulo Farias e Perla Risette Lima, respectivamente. (Val Rodrigues)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

Municípios do norte do Tocantins aderem ao Cidade Empreendedora

Publicado

em

Ao todo, sete prefeitos da região norte do estado assinaram termo de adesão ao Cidade Empreendedora esta semana. O Programa usa estratégias para direcionar e acelerar o processo de desenvolvimento socioeconômico local. Na manhã desta quinta-feira, 30, gestores dos municípios de Araguaína, Santa Fé, Piraquê, Filadélfia, Wanderlândia, Muricilândia e Babaçulândia participaram de reunião, que marca o  início das atividades.

O Programa Cidade Empreendedora tem como objetivo a implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos como lideranças locais, desburocratização, compras governamentais, inovação e sustentabilidade, cooperativismo e crédito, entre outras. É uma solução ideal para municípios interessados em transformar a situação em que se encontram, permitindo o aprimoramento do Ambiente de Negócios.

A diretora do Sebrae, Eliana Castro, afirmou que a instituição atua em parceria com as prefeituras, levando uma visão empreendedora da gestão pública. “Vamos trabalhar junto aos gestores na promoção do desenvolvimento econômico, além do fomento na geração de emprego e renda através dos pequenos negócios”.

Força Mulher
Durante o evento, foi apresentado também o projeto Força Mulher, que será realizado em parceria com os CRAS do município, consultorias, capacitações e oficinas de empreendedorismo, para apoiar as mulheres empreendedoras, que abrem os negócios, e às vezes não tem a oportunidade de capacitação. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)

Continue lendo

Tocantins

Tocantins continua crescendo na geração de empregos, aponta dados do Caged

Publicado

em

Com a admissão de 7.377 trabalhadores formais e o desligamento de 5.690 o Tocantins fechou o mês de junho de 2021 com um saldo positivo de 1.687 novos empregos gerados. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira, 29, pelo Ministério da Economia.

Com os dados de junho, o Tocantins já registra 13 meses consecutivos de saldo positivo na geração de postos de trabalhos formais.


Além do saldo positivo em junho de 2021, o Caged registrou um crescimento na geração de empregos no Tocantins com relação ao mesmo período do ano passado. Em junho de 2020 o Tocantins registrou um saldo positivo de 1.205 empregos, este ano esse número é 1.687, o que significa um crescimento de 40%.

Setores da economia que mais geraram emprego

A gerente do Observatório do Trabalho, Wilany Bezerra, explica que com a elevação de admitidos e o decréscimo de desligados o resultado de abertura de novos postos de trabalho no Estado foi positiva. A gerente pontua ainda que os setores que mais se destacaram foram Comércio, Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas que registrou 407 novos postos abertos; já a Construção Civil contou com um saldo positivo de 386 postos; e Informação, Comunicação e Atividade Financeira, Imobiliária, Profissionais e Administrativas tiveram saldo positivo de 312 postos abertos no Estado.

Movimentação do mercado nas maiores cidades do Estado

Os municípios de Palmas (875 postos empregos abertos), Araguaína (280 postos de empregos gerados), e Gurupi (76 novos postos de empregos) obtiveram os melhores desempenhos no acumulado do saldo de empregos em junho de 2021.

Caged

O Caged é um registro administrativo da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia que mede a quantidade de admissões e demissões de funcionários formais.

A equipe de gestão do Sine Tocantins monitora e avalia mensalmente os dados do Caged e associados a eles, outras bases de dados como a Pesquisa Nacional por Amostra e Domicílio (Pnad) e a Base de Gestão da Intermediação de Mão de Obra (BGIMO). Subsidiadas por essas pesquisas são traçadas diretrizes para a atuação do Sistema em seus nove postos espalhados estrategicamente pelo Estado (Palmas; centro e Taquaralto, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso,Guaraí, Dianópolis e Araguatins) . O objetivo final desse esforço é diminuir a distância entre quem oferece e quem procura o emprego. (Lara Cavalcante)

Continue lendo

Tocantins

Energisa é reprovada por consumidores

Publicado

em

A Energisa Tocantins foi reprovada na pesquisa anual de satisfação do consumidor encomendada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os dados, referentes ao ano passado, foram divulgados nesta quinta-feira, 29 de julho de 2021.

Com o péssimo desempenho, motivado principalmente por uma queda brusca de confiança e de satisfação do consumidor tocantinense, a Energisa ficou de fora do prêmio de Qualidade 2020.


A empresa havia sido premiada nos últimos dois anos por ter melhorado tais índices em 2018 e 2019. Contudo, dessa vez, a situação foi totalmente inversa, e a Energisa aparece entre as piores concessionárias de energia elétrica do Brasil, o que demostra falhas na gestão da empresa no Tocantins.

SATISFAÇÃO DESPENCA QUASE 15%

Conforme a pesquisa, o índice de satisfação do cliente despencou 14,4% – saindo de 64,9% em 2019 para 55,5% no ano passado. Entre 52 concessionárias, a Energisa ficou na 42ª posição – entre as piores por não ter alçando o percentual mínimo de 60 pontos percentuais.

CONFIANÇA EM QUEDA

A confiança do consumidor do Tocantins na empresa também caiu bastante, de 63,5% para 59,7% – redução de 5,98%, apesar de não ter sido registrada alteração significativa no índice de qualidade dos serviços prestados (65,72% – variação de 0,34%).

INSATISFAÇÃO EM OUTROS ESTADOS

A avaliação da Energisa está ainda pior em outros três estados: Acre, Mato Grosso e Rondônia (neste caso, o último e o penúltimo lugar no ranking de 52 empresas, conforme o gráfico de classificação pelo grau de satisfação do consumidor), o que demostra uma insatisfação geral com a concessionária.

CIDADES PESQUISADAS

A pesquisa 21ª pesquisa para apuração do Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor Residencial 2020 foi realizada pela empresa Qualitest Ciência e Tecnologia Ltda., no período de 17 de novembro de 2020 a 12 de fevereiro de 2021.

No Tocantins, foram ouvidos consumidores das cidades de Ananás, Araguaína, Carrasco Bonito, Guaraí, Gurupi, Ipueiras, Lagoa da Confusão, Miracema do Tocantins, Porto Alegre do Tocantins, Palmas e Tupirama.

A escolha dos municípios participantes por distribuidora ocorreu por meio de sorteio realizado em 4 de maio de 2020, na sede da Agência, em Brasília (DF).

Foram ouvidos 29.611 consumidores residenciais de 104 distribuidoras entre 17 de novembro de 2020 e 12 de fevereiro deste ano em 612 municípios em todo o Brasil.  As questões abordaram o nível de satisfação do consumidor de forma geral, qualidade do fornecimento de energia e de serviços prestados, atendimento e confiança na distribuidora.

O prêmio analisa, fundamentalmente, a melhoria na qualidade dos serviços, sob a perspectiva do grau de satisfação do consumidor. Desde abril de 2017, a variação anual dessa pesquisa integra o cálculo do reajuste tarifário periódico. (AF Notícias)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze