- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, 25 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

TOCANTINS: Governo inicia estudo para instalação de uma companhia de gás natural

Mais Lidas

Acreditando que o Tocantins já deveria estar organizado neste setor e com a apresentação de um plano de inclusão do Tocantins na malha nacional de gás natural canalizado, o governador Siqueira Campos determinou ao Conselho Orientador de Programas e Projetos Estratégicos do Tocantins o início imediato dos estudos que viabilizem a abertura de concorrência para a concessão de distribuidoras de gás canalizado no Estado. O plano foi apresentado pelos empresários José Carlos S. Garcez, diretor da Termogás e André Macedo, diretor administrativo e financeiro da Goiasgás e TGBC – Transportadora de Gás do Brasil Central S/A.

Acompanharam a audiência com os empresários, Luiz Raimundo Carneiro de Azevedo, consultor da VALE, Luiz Raimundo Carneiro de Azevedo Filho, empresário e Edson Carvalho Vidigal, ex-Ministro do Superior Tribunal de Justiça.

Somente três estados no país, Tocantins, Roraima e Acre, não têm concessão para distribuição de gás natural canalizado. De acordo com o plano, o Tocantins tem uma vantagem competitiva, pela posição geográfica estratégica, considerada pelos empresários “ponto de passagem obrigatória” para a interligação das distribuidoras no país. Como é preceito constitucional que a competência dos Estados membros da Federação a distribuição de gás canalizado com a necessidade de se promover uma gerência empresarial para a distribuição de gás natural canalizado, a companhia a ser instalada deverá ser de economia mista, onde o Governo do Estado detém 51% das ações.

“Eu defendo que a gestão privada é melhor, até para evitar o risco de corrupção, mas este processo é delicado e o Governo precisa cumprir seu dever. Acho que é muito importante para o Tocantins avançar neste setor”, disse o Governador ao afirmar aos empresários que a instalação da companhia será bem discutida, com todas as etapas cumpridas o mais breve possível. Uma outra reunião acontece também nesta quinta-feira, 23, com o secretário da Infraestrutura, Alexandre Ubaldo.

Vantagens do gás natural canalizado

O gás natural pode substituir com eficiência qualquer combustível sólido, líquido ou gasoso. Oferecendo uma queima limpa e uniforme, é ecologicamente correto e contribui para uma maior produtividade e para a melhoria dos padrões ambientais, aumentando a competitividade das empresas usuárias nos mercados mais exigentes.

O gás natural é uma alternativa energética moderna que traz à sua residência conforto, comodidade e segurança, com economia e respeito ao meio ambiente, ele pode ser utilizado para climatizar ambientes, aquecer água e cozinhar, entre outras aplicações.

Vantagens do uso do Gás Natural Residencial

Comodidade: fornecimento contínuo, sem necessidade de estoque e recarga de botijões. E, o espaço utilizado anteriormente para acomodar o botijão poderá ser reutilizado, otimizado o espaço de sua residência.

Segurança: Como o gás natural é mais leve que o ar, ele se dissipa facilmente em caso de vazamento, diminuindo o risco de acidentes.

Ecologicamente correto: o gás natural é menos poluente que os demais combustíveis.

Economia: o preço é competitivo em comparação aos combustíveis tradicionais. Devido a baixa emissão de gases ácidos e composto de enxofre, os equipamentos terão maior vida útil. A chama azul produzida pelo Gás Natural, mais forte e constante permite o preparo de alimentos com maior eficiência e menos tempo. Reduz o gasto com energia elétrica no aquecimento de chuveiros, e ar-condicionado. (Com informações da Revista Brasil Energia e da Goiasgás)

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias