Começaram a ser distribuídos os Guias de Aprendizagem do Sistema de Avaliação, Monitoramento e Valorização da Educação do Estado do Tocantins (Salto), uma ação da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) junto às unidades públicas estaduais e municipais do estado. No total, aproximadamente 52 mil apostilas serão entregues nas 13 Diretorias Regionais de Ensino (DREs) tocantinenses, que serão repassadas para as unidades estaduais pelas próprias DREs e para as municipais pelas secretarias da Educação de cada cidade.
O material tem como objetivo complementar as atividades realizadas em sala de aula, gerando reforço na aprendizagem e a ampliação das informações transmitidas aos alunos, que poderão, inclusive, levar as apostilas para estudar em casa. Os Guias são voltados para os estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e para os do 1º ano do Ensino Médio; cada um deles contém cerca de 100 exercícios-propostas para cada área de conhecimento, sendo elas Língua Portuguesa e Matemática.
Segundo o coordenador do Salto, Robson Vila Nova Lopes, as apostilas vão agilizar os processos de aprendizagem em complemento às atividades realizadas pelos professores, revelando, ainda, que o projeto pode ser ampliado. “O material é uma medida estratégica que visa otimizar a questão tempo-aprendizagem, já que apresenta um conteúdo de suporte que enriquece o trabalho didático e pedagógico dos professores em sala de aula, favorecendo tanto os educadores como os alunos. Até o final da próxima semana, toda a distribuição já deve estar concluída. Neste primeiro momento, apenas três séries estão sendo contempladas; entretanto, a ideia é ampliarmos não só as séries a receberem as apostilas, mas também os próprios conteúdos dos Guias, abordando outras áreas de conhecimento escolar”, afirmou Robson Lopes.