- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 20 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

TOCANTINS: Incra cria mais um assentamento

Mais Lidas

Mais 90 famílias de trabalhadores rurais serão beneficiadas no Tocantins com a implantação de novo assentamento do Incra, localizado no município de Pequizeiro. A portaria de criação do projeto foi publicada nesta quarta-feira (14), no Diário Oficial da União. Esse é o terceiro assentamento criado em 2011 no Estado. No total, Tocantins conta com 368 projetos de assentamento, onde vivem mais de 23 mil famílias.

O Projeto de Assentamento Província será instalado em imóvel rural com área de 3.605 hectares, adquirido pelo Incra para atender demanda de agricultores familiares sem terra do município.

A aquisição da propriedade rural foi necessária, uma vez que o imóvel foi classificado como grande propriedade produtiva, impedindo assim sua desapropriação por não cumprimento da função social da terra. Para assegurar o assentamento das famílias, o Incra adquiriu a propriedade com base no Decreto Nº 433, de 24 de janeiro de 1992, que regulamenta a aquisição de imóveis rurais, para fins de reforma agrária, por meio de compra e venda. A aquisição da área foi discutida e aprovada em audiência pública, realizada na Câmara Municipal de Pequizeiro, em outubro do ano passado.

Investimentos

O Incra vai aplicar, inicialmente, mais de R$ 2 milhões para assegurar a instalação dos agricultores familiares no novo assentamento. Outros investimentos serão realizados para promover o desenvolvimento do projeto, como a demarcação das parcelas, contratação de assessoria técnica, aberturas de estradas e eletrificação rural.

As famílias assentadas poderão acessar, posteriormente, as linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para estruturar os lotes e investir na produção de alimentos em suas parcelas.

O Superintendente Regional do Incra em Tocantins, Ruberval Gomes da Silva, destaca que a criação do projeto garante às famílias selecionadas a geração de emprego e renda, segurança alimentar, independência financeira e qualidade de vida. (Flávio Freitas)

- Publicidade -spot_img

1 Comentário

Assinar
Notificar-me
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
CASTRO DO PT

A politica de reforma agraria é uma extrategia de desenvolvimento, geração de renda e fixação do homem no campo, que tem sido ampliada no gaoverno LULA e DILMA, todos nós sempre ouvimos falar das consequencia do exodo rural para as grandes cidades, mas poucos tiveram coragem de defender esta politica de tão grande importãncia para o pais, felicito a todos os que apoiam e trabalham pela reforma agraria no BRASIL, viva o LULA viva a DILMA viva o PT.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias