Connect with us

Tocantins

Tocantins investe em tecnologia e parcerias na modernização dos serviços ambientais

Publicado

em

O Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), avança com dados positivos, resultados de um ano de aplicação e integração tecnológica, investimento na melhoria de estruturas de Unidades Regionais, renovação de equipamento e frota, aprimoramento profissional, realização de ações preventivas e conjuntas.

O Instituto também adotou cooperações técnicas e parcerias para o fortalecimento das ações, modernização dos processos, melhoria do controle, proteção, conservação, fiscalização, monitoramento e inspeção ambiental do Estado. Simultâneo ao processo de modernização, o Naturatins manteve o ritmo de atendimento, com a implantação de canais virtuais de comunicação, seguindo as recomendações de prevenção à Covid-19 e fecha o ano com mais de 41,3 mil atendimentos protocolados no Instituto e digitalização de 122 mil documentos.

“O planejamento estratégico das ações de cada área de atuação do Instituto foi essencial à tomada de decisão dos investimentos realizados e à implantação de tecnologias; bem como para o sucesso de ações e operações que contabilizam o salto qualitativo dos resultados de 2020. A estimativa é que, no próximo ano, os sistemas integrados e as novas tecnologias comecem a operar de forma integral e simultânea, colocando o Estado em condições privilegiadas, na gestão das questões e dos processos ambientais”, destaca Sebastião Albuquerque, presidente do Naturatins.

“Neste ano, a redução de 11,38% nos registros de focos de calor (queimadas e incêndios) no Tocantins foi um resultado promissor, conforme apresentado pelo Comitê do Fogo. No próximo ano, teremos novos desafios, mas vamos trabalhar para manter o controle, reduzir as ocorrências e continuar melhorando a posição do Estado”, pontua o presidente do Instituto.

“O projeto Quelônios da Amazônia no Tocantins, ainda em andamento na região do Cantão, segue na etapa final. A expectativa é que os resultados superem o ano passado, quando a estimativa era de 130 mil filhotes. Nos últimos meses, cerca de 1.600 ninhos foram monitorados e, em média, cada ninho hospeda cerca de 100 ovos. Considerando a possibilidade de interferência na formação ou na ação de predadores, em 2020, a estimativa é que a reprodução possa alcançar até 150 mil novos filhotes”, estima Sebastião Albuquerque.

Frota

No primeiro semestre de 2020, a frota do Naturatins recebeu o reforço de uma lancha, para ser utilizada nas ações de fiscalização aquática, que requerem maior agilidade da equipe. Em novembro, o governador Mauro Carlesse entregou 10 caminhonetes, renovando a frota do Naturatins, para atendimento dos serviços de fiscalização, inspeção e unidades de conservação. Os veículos entregues já possuem a nova caracterização da frota do Naturatins, com uma plotagem especial que remete ao trabalho de proteção e conservação ambiental.

Dispositivos e tecnologia

No início deste exercício, foram adquiridos tablets e impressoras térmicas, para uso dos fiscais do Instituto e houve a troca de equipamentos de informática nos principais setores do órgão, tanto na sede quanto nos escritórios regionais. Também foram adquiridos aplicativos para celulares e tablets, que permitem o trabalho em campo por sinal de satélite, mesmo com internet off-line.

Dois dos aplicativos para celular são de uso técnico e de brigadistas que atuam nos parques estaduais do Tocantins. O primeiro tem a finalidade de orientar o trabalho preventivo, dentro dos protocolos do Manejo Integrado do Fogo (MIF). O segundo tem a finalidade de combater as queimadas ilegais, com dados sobre as áreas afetadas por incêndios, as medidas adotadas e os resultados obtidos.

Outro aplicativo de uso técnico é o Guardião da Amazônia, cedido pelo Exército Brasileiro aos agentes públicos, parceiros institucionais e militares participantes da operação Verde Brasil. Considerado como uma valiosa ferramenta de Geoprocessamento de Dados Espaciais, esse aplicativo será integrado ao Centro Integrado de Inteligência e Monitoramento de Dados Espaciais Ambientais (Cimdea), para auxiliar setores e equipes em campo, no combate a crimes ambientais de estados da Amazônia Legal.

O aplicativo para celular e tablet TO VERDE, disponibilizado pelo Naturatins, é um guia digital de espécies nativas que vai auxiliar os produtores rurais do Tocantins na restauração da vegetação nativa das áreas de preservação permanentes e de reservas legais que estão dentro de suas propriedades.

Em fase de implantação, quando o novo Sistema Eletrônico Integrado de Gerenciamento Ambiental (Sigam) estiver em plena operação, o Naturatins vai poder atuar em ambiente 100% digital.

O Cimdea para o monitoramento, inspeção e combate a crimes ambientais, por sua vez, em operação desde junho, coloca o Tocantins em posição de destaque, entre os estados com capacidade para realizar o mapeamento cartográfico e o compartilhamento de dados com os órgãos parceiros.

Desde o ano passado, milhares de documentos arquivados ou em tramitação começaram a ser digitalizados. Paralelamente, serviços do órgão foram recebidos por meios virtuais. O novo sistema permitirá que as empresas e os consultores ambientais interajam com o Instituto diretamente de seus escritórios, sem necessidade de deslocamento.

Destaques

Nas unidades de conservação, foram realizadas 140 atividades de Manejo Integrado do Fogo (MIF), além de 226 combates a incêndios florestais no entorno das unidades, somadas às ocorrências que ameaçaram áreas dentro de unidades, com ações simultâneas de equipes por vias aéreas, terrestres e aquáticas. Hoje, cada unidade de conservação e os três Polos de Fiscalização do Naturatins possuem um drone (aeronave não tripulada), para auxiliar nas ações de fiscalização e monitoramento, além da aeronave do Instituto.

Ao longo do ano, as ações de fiscalização foram intensificadas, com o registro de 1.211 operações e 512 autos de infração, que correspondem a R$ 40 milhões em multas aplicadas.

Capacitações

As capacitações e o treinamento para aprimoramento profissional também marcaram o ano de 2020 no Naturatins. Ainda no início do ano, os brigadistas passaram por treinamento especial, inclusive sobre o uso correto das ferramentas para uso em serviço e dos equipamentos de proteção.

Neste ano, equipes de fiscalização receberam treinamento sobre o processo de modernização do órgão, digitalização de processos, implantação do aplicativo Fiscalização Off-Line, utilização dos novos equipamentos digitais (tablets, impressoras térmicas e aplicativos auxiliares das ações fiscalizatórias) e operação de drones.

As capacitações sobre o uso do Sigam buscam garantir o treinamento dos servidores dos escritórios regionais do Naturatins, gerências das Unidades de Conservação – parques estaduais e Monumento Natural – além da sede do órgão em Palmas. Na ocasião, mais de 100 técnicos receberam o treinamento.

Os operadores ambientais, que precisam dos serviços do Naturatins, também receberam informações especiais sobre o novo sistema, por meio da realização de cursos utilizando as plataformas digitais.

Para que o Sigam funcione plenamente, foi ministrada a capacitação dos servidores do Instituto, tanto para operarem por meio do novo sistema quanto para orientar aqueles que buscam os serviços do Governo do Tocantins, por meio do Naturatins.

TCFA-TO

Sancionada em 2019, pelo governador Mauro Carlesse, a Lei n° 3.611 estabelece o Cadastro Técnico Estadual de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais do Estado (CTE) e também institui e regulamenta a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental do Tocantins (TCFA-TO). Em vigor este ano, a taxa não se trata de um novo encargo, mas do desmembramento da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental Federal, até então, cobrada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Este recurso deve servir exclusivamente ao custeio de despesas do Naturatins inerentes ao cadastro e à fiscalização das atividades efetivas e potencialmente poluidoras. O Tocantins é o 13° estado a obter direito ao repasse desse recurso, para ordenação das despesas de fiscalização.

Fiscalização integrada

O Naturatins atuou em várias frentes de fiscalização integrada, desde o combate à pesca ilegal, queimadas, desmatamento, atividades poluidoras e demais crimes ambientais. Para Sebastião Albuquerque, a fiscalização integrada traz vantagem como a otimização de recursos humanos, equipamentos e veículos na cobertura de áreas mais amplas, proporcionando maior agilidade à verificação de denúncias e eficácia às ações com o conjunto de expertises de cada órgão.

O presidente do Naturatins considera que foi de fundamental importância para o Tocantins, o decreto do Governo Federal, que estendeu o período de atuação das Forças Armadas na Garantia de Lei e Ordem (GLO) no combate ao desmatamento ilegal e a focos de incêndio na Amazônia Legal. O apoio das equipes do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil ofereceu reforço para a fiscalização de crimes ambientais e combate às queimadas no Estado.

Produção de mudas

Ao longo do ano, foram realizadas ações de plantio e cultivo de mudas de espécies nativas do Cerrado, em viveiros de unidades de conservação ambiental do Estado, que tem capacidade de produzir até 10 mil unidades, somados os intervalos de períodos produtivos, além dos resultados obtidos nas iniciativas conjuntas com entidades parceiras.

Cefau

O Centro de Fauna do Tocantins (Cefau) do Naturatins acolheu, até o momento, 280 animais silvestres. A unidade recebe espécies silvestres oriundas de apreensão de tráfico de animais, criação ilegal, entrega voluntária, vítimas de maus tratos ou atropelamento. Em 2019, foi registrada a entrada de 210 animais, sendo a maioria aves. Em 2020, dos animais acolhidos no Cefau,  464 são aves, 49 mamíferos, 19 répteis e um aracnídeo. Após receberem atendimento e serem reabilitados, os animais são devolvidos ao habitat natural ou destinados a criadores autorizados.

Sispass

O novo período de vigência da Licença Sispass 2020-2021 (Sistema de Passeriformes Silvestres Nativos) iniciou no último dia 1° de agosto. A regularização de licenças dos anos anteriores, somadas às renovações já emitidas, somam 1.233 registros e o sistema identifica licenças com pendências de pagamento.

ICMS Ecológico

Com a inovação tecnológica de entrega de processos digitais, neste ano,133 dos 139 municípios do Tocantins protocolaram processos para requerer participação no ICMS Ecológico. Os trabalhos voltados às câmaras técnicas, os conselhos consultivos e deliberativos foram mantidos nas plenárias virtuais, para avanço nas definições pertinentes às avaliações dos respectivos colegiados, que buscam contribuir com o desenvolvimento do Estado.

Visitas aos parques

O Parque Estadual do Jalapão (PEJ) é um dos roteiros preferidos dos turistas e visitantes. Devido à Covid-19, a visitação foi suspensa por seis meses, com retorno, em outubro passado. Somadas às visitas de janeiro a março deste ano, o PEJ soma o recebimento de 12.433 turistas em suas instalações. Menos procurado, o Parque Estadual do Lajeado (PEL) recebeu 13 visitantes em 2020. O Monumento Natural das Árvores Fossilizadas (Monaf) soma 54 visitantes; por sua vez, o Parque Estadual do Cantão (PEC) fecha o ano com 106 visitantes. (Wanja Nóbrega e Cleide Veloso)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

Inscrições para o concurso da PM do Tocantins encerram neste sábado, 23

Publicado

em

O certame para ingresso na Polícia Militar do Tocantins encerra suas inscrições neste sábado, 23, às 18 horas, horário oficial de Brasília/DF. Conforme o edital divulgado em dezembro do ano passado, os candidatos devem realizar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 09 de fevereiro deste ano. São ofertadas 1.000 vagas para praças, sendo 950 vagas para o quadro operacional QPPM, 25 vagas para o quadro de músicos (QPE-Músicos); e 25 vagas para o quadro da saúde (QPS) distribuídas em 20 para técnico em enfermagem e cinco para técnico em Saúde Bucal.

As inscrições estão abertas desde o dia 4 de janeiro e o valor da inscrição é de R$ 80,00. O concurso público visa atender à demanda de reposição de efetivo da Polícia Militar após a anulação do concurso realizado em 2018, além de suprir às novas demandas surgidas devido à pandemia da Covid-19.

Para realizar a inscrição, o candidato pode acessar o banner do concurso no site da Polícia Militar (https://www.pm.to.gov.br/) e, clicando no link da vaga de interesse, ser redirecionado para a página da Cebraspe. O edital do concurso, com todas as informações sobre o certame, pode ser acessado no endereço: https://www.cebraspe.org.br/concursos/PM_TO_20_QPPM

O chefe do Estado-Maior da Polícia Militar e presidente da Comissão de Organização do Concurso, coronel Márcio Antônio Barbosa, reforçou que o atual concurso está sendo realizado com toda segurança e seguindo conforme o planejamento. “É uma oportunidade única para àqueles que sonham em ingressar na gloriosa e iniciar uma carreira de sucesso na Polícia Militar do Tocantins”, afirmou o coronel Barbosa.

Para o comandante-geral da corporação, coronel Jaizon Veras Barbosa, o concurso atende aos anseios de toda tropa e da sociedade. “Temos um efetivo que naturalmente tem sido reduzido no decorrer dos anos, devido à conclusão do tempo de serviço dos policiais que ingressaram no início dos anos 90. O esforço empreendido pelo Governo do Tocantins, em prover a Polícia Militar com os recursos necessários para a realização desse certame, é uma prova de responsabilidade com toda sociedade e do cuidado que a Polícia Militar tem recebido em todo esse tempo”, destacou o coronel Jaizon Veras Barbosa.

Inscrição

A inscrição no concurso para soldado tem como pré-requisito o ensino médio completo, idade mínima de 18 anos no ato da inclusão na corporação e idade máxima de 32 anos no ato da inscrição no concurso.

Para concorrer às vagas destinadas ao quadro da saúde, os candidatos devem, além dos requisitos gerais, possuir os cursos de Técnico em Enfermagem ou Técnico em Saúde Bucal. Já para o quadro de músicos, não há necessidade de ser portador de certificado de cursos na área, porém o candidato será submetido a uma prova prática instrumental como etapa do certame.

A carreira

Os candidatos aprovados no concurso ingressarão na Polícia Militar para realização dos cursos de formação de praças na graduação de Aluno-Soldado. Ao término do curso, receberão a graduação de Soldado 2ª Classe, nova graduação criada recentemente pela Lei n° 3.731, de 16 de dezembro de 2020. Os salários iniciais, após os cursos de formação, são de R$ 3.330,99 devendo o militar ficar no mínimo 36 meses na graduação. 

Continue lendo

Tocantins

Avião com pacientes Covid de Manaus faz pouso técnico em Palmas

Publicado

em

Um grupo de pessoas, que estava internado na rede estadual daquele Estado, foi removido na tarde desta quinta-feira, 21, para continuar o tratamento na capital do Espírito Santo, Vitória

O Governo do Amazonas informou, na sexta-feira, 15, que devido ao colapso do sistema de saúde pública, pacientes com Covid-19, seriam transferidos da rede pública hospitalar do Estado para outros sete entes federativos, como também, para o Distrito Federal durante os dias conseguintes. Um grupo de pessoas, que estava internado na rede estadual daquele Estado, foi removido na tarde desta quinta-feira, 21, para continuar o tratamento na capital do Espírito Santo, Vitória.

Neste grupo de pacientes, cujo voo teve um pouso técnico previsto em Palmas, embarcaram 18 pacientes, dois médicos e quatro enfermeiros. O Governo do Tocantins, em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), mobilizou uma equipe especializada com UTI terrestre, que foi encaminhada para o aeroporto, visando oferecer suporte técnico e apoio médico, caso houvesse intercorrências.

A Operação Vida faz parte de uma força-tarefa realizada pelo Governo do Amazonas, por meio do Ministério da Saúde, para melhorar o fluxo de atendimento na rede pública de saúde. (George Gomes / Foto: André Araújo)

Continue lendo

Tocantins

Trecho da TO-423 entre Araguaína e Babaçulândia recebe melhorias

Publicado

em

Melhorias executadas pelo Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), na Rodovia TO-423, trecho que vai do entroncamento com a TO-222 (próximo à Araguaína) até entroncamento com a TO-424 (próximo à Babaçulândia), região norte do Estado, corrigem irregularidades no leito da estrada garantindo a trafegabilidade e a segurança dos usuários.

O trecho, com 28 km de extensão, recebeu na primeira quinzena de janeiro deste ano, os serviços de patrolamento, recuperação de pontos críticos e correção de atoleiros de uma equipe técnica da Residência Rodoviária de Araguaína. De acordo com o coordenador da unidade, Maurício de Oliveira, os trabalhos seguem o cronograma de manutenção da pasta. “O trecho é de tráfego médio, mais utilizado por moradores do município de Araguaína e da zona rural da região”.

A rodovia é utilizada para o escoamento da produção de hortaliças da zona rural, além de via de acesso a propriedades de chácaras de lazer e de balneários da região. A manutenção garante a trafegabilidade e segurança no trecho.

“As rodovias que cortam zonas rurais são importantes, pois dão aos moradores dessas regiões condições de acesso a produtos, bens e serviços como educação, saúde e lazer”, diz a secretária da Infraestrutura e presidente da Ageto, Juliana Passarin. A gestora acrescenta ainda que o cronograma de manutenção do órgão busca atender a todas as regiões do Tocantins. (Daniela Oliveira)

Continue lendo
publicidade Bronze