- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, 16 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

TOCANTINS: Novo cronograma de concurso do Estado é anunciado

Mais Lidas

Todo o cronograma do concurso do Quadro Geral, divulgado em setembro, sofreu alterações. Publicado no Diário Oficial desta terça-feira, 13, o novo cronograma adia a publicação do edital, prevista anteriormente para até o próximo dia 30, para março de 2012 e leva para 17 de abril a junho do mesmo ano a realização das provas, divulgação de gabaritos, interposição e julgamento de recursos, publicação do resultado final e homologação.

Segundo o secretário Estadual da Administração, Lúcio Mascarenhas, o adiamento se deu em decorrência de alguns problemas, entre eles dificuldades de recebimento de propostas para realização do certame. Ele explicou que a lei de licitações estabelece que todo processo licitatório deve vir acompanhado de pelo menos três propostas de pesquisa de mercado, com preço médio do serviço solicitado.

A publicação do Diário Oficial detalha que foram consultadas várias instituições, entre elas a Cesgranrio e a Fundação Carlos Chagas, mas até ontem as instituições não se manifestaram. A Universidade de Brasília (UnB) e a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), vinculada à Universidade Federal do Tocantins (UFT), declinaram da apresentação de preços e da participação no certame. Somente a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (Fauel), Universidade Federal de Goiás e a empresa Imagem e Dados apresentaram estimativa de preços e interesse em participar do certame licitatório. “A estimativa de preços ficou entre R$ 5 e 6 milhões. Servem de parâmetro para fazer a licitação do tipo técnica e de preço”, contabilizou Mascarenhas.

Para o secretário, essa dificuldade se deve ao fato do certame já ter 64 mil inscritos, que preferiram não pedir a devolução do valor da inscrição do concurso anterior que foi cancelado. “Mesmo que tenhamos mais 64 mil inscritos teremos mais de 120 mil candidatos com arrecadação de apenas 64 mil. É um risco, por isso elas não querem”, analisou Lúcio Mascarenhas. Questionado como isso seria resolvido, o secretário afirmou que o Estado teria que pagar a diferença do valor cobrado pela instituição realizadora e a arrecadação das novas inscrições.

Prova

Outra problemática apresentada como justificativa pelo adiamento pelo secretário e publicada no Diário é a realização de provas práticas para cargos como os de motorista e operadores de máquinas e equipamentos rodoviários, que não foram previstas no concurso anterior. Além disso, a conclusão recente da definição dos quantitativos de cargos a serem oferecidos no concurso também foi levado em consideração para o adiamento.”Tudo isso vai demorando e fazendo com que o processo licitatório fosse prolongado. Tanto que nós fechamos sem esperar a resposta da Cesgranrio e da Fundação Carlos Chagas”, afirmou o secretário.

Contrato

Lúcio Mascarenhas ressaltou ainda que o concurso é um imperativo para o Estado e que os contratos temporários são mais onerosos que os concursados, o que, na opinião dele, evidencia a necessidade de realização do concurso. “A previdência dos contratos é para o INSS. Não é um dinheiro que fica no Estado, sai e vai para os cofres da União. Quando paga para o concursado, o dinheiro vai para o Igeprev, fica no Estado”, explicou.

Novo cronograma

Até 3 de março de 2012 – Tramitação na Procuradoria Geral do Estado/ Processo Licitatório

 6 a 10 de março de 2012 – Elaboração e Publicação do Edital Convocatório do Certame

13 a 22 de março de 2012 – Inscrições

23 a 31 de março de 2012 – Publicação das Inscrições Indeferidas; Prazo para recurso das inscrições indeferidas; Julgamento dos Recursos; Publicação Final das Inscrições Indeferidas

23 de março a 14 de abril de 2012 – Organização e logística de aplicação das provas

17 de abril a junho de 2012 – Provas/ Gabaritos/ Recursos/ Julgamento de Recursos/ Resultado Final/ Homologação, (Jornal do Tocantins)

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias