Connect with us

Tocantins

Tocantins participa de seminário amazônico

Publicado

em

Representantes do Tocantins participam, em Belém, no Pará, do Seminário Amazônico que acontece desde o dia 26 e segue até amanhã. O evento aborda temas referentes aos impactos dos grandes projetos econômicos na região amazônica, e conta com a participação de vários movimentos sociais que atuam na Amazônia Legal, entre eles, a Comissão Pastoral da Terra(CPT), Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Pastoral da Juventude Rural (PJR), Movimento Sem Terra(MST), Via Campesina e Fórum da Amazônia Oriental(Faor).

Antônio Apinajé, representante no seminário da aldeia São José, em Tocantinópolis, diz que grandes projetos trazem somente o desenvolvimento econômico, não social. “Nas aldeias (os projetos) não têm retorno na saúde, e não há estradas para chegar às aldeias, a situação é inaceitável”, diz.

A abertura do evento aconteceu na última segunda-feira,com uma palestra do Bispo de Xingú (PA), Dom Erwin Kratle, atuante em Altamira-PA. Até esta quinta-feira, os participantes buscarão questionar e criar alternativas sobre os conflitos gerados pelos grandes projetos econômicos no âmbito ambiental, como usinas hidrelétricas.

Segundo Sara Sanches, membro do Cimi, obras de hidrelétricas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) afetam direta e indiretamente algumas áreas indígenas, como a Apinajé, no município de Tocantinópolis, a 531 quilômetros de palmas. Segundo Sara, a usina de Belo Monte, no Pará, atingirá duas tribos tocantinenses, Apinajé e Krahô, ambas situadas no Norte do Estado, e outras duas no Maranhão, Krikati e Gavião. São questões como essas que estão em debate no seminário. (Lara Francielly)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

ARAGUAÍNA: Evento vai discutir Educação Empreendedora

Publicado

em

Saúde mental da comunidade educacional em tempos de pandemia. Este, é o tema do Seminário de Educação Empreendedora de Araguaína que acontece nesta quarta-feira, 25, às 14 horas. O objetivo do evento é promover o desenvolvimento contínuo dos participantes, além de estabelecer uma rede de relacionamento e troca de experiências. Este ano, o encontro acontece de forma online e gratuita, e será transmitido pelo canal do YouTube do Sebrae Tocantins. 

A palestra será ministrada pelo escritor e psicólogo clínico, Rossandro Klinjey, e agregará toda a comunidade educacional, sendo eles, alunos, professores e pais/responsáveis, uma vez que, a escola foi para dentro do lar em 2020, fazendo com que todos se incluam na temática.

O Seminário de Educação Empreendedora de Araguaína, é uma realização do Sebrae Tocantins junto à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). As inscrições, e todas as informações sobre o evento, podem ser acessadas aqui.

Para a Diretora Técnica do Sebrae Tocantins, Eliana Castro, a temática do evento é indispensável neste momento de insegurança causado pela pandemia do coronavírus. “Sabemos que a saúde mental se esvai em momento atípicos, e para a classe educacional as coisas são ainda piores, pois, sem os encontros presenciais, afeta o trabalho do docente e o aprendizado do discente. Estamos promovendo este seminário para auxiliar os mesmos, em manter a boa saúde do corpo e da mente na atual conjuntura”, destacou.

Sobre o Palestrante

Rossandro Klinjey é palestrante, escritor e Psicólogo clínico. Fenômeno nas redes sociais, seus vídeos já alcançaram a marca de mais de cem milhões de visualizações. Autor vários de livros, sendo os mais recentes: As cinco faces do Perdão, Help: me eduque! e Eu escolho ser feliz. É consultor da Rede Globo em temas relacionado a comportamento, educação e família, no programa Fátima Bernardes, além de colunista da Rádios CBN. Foi professor universitário por mais de dez anos, quando passou a se dedicar à atividade de palestrante, no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos.

Continue lendo

Tocantins

Tocantins atinge 79.612 casos confirmados de Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que nesta segunda-feira, 23 de novembro, foram contabilizados 100 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 37 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 250.785pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 79.612 casos confirmados da doença. Destes, 72.208 pacientes estão recuperados e 6.256 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 1.148 óbitos.

Clique AQUI e veja o boletim completo.

Continue lendo

Tocantins

ARAGUAÍNA: Ronaldo Dimas paga primeira parcela do 13º salário ao funcionalismo municipal

Publicado

em

A Prefeitura de Araguaína pagou, nesta sexta-feira, 20 de novembro, para todos os servidores municipais a primeira parcela do décimo terceiro salário. A medida beneficia aproximadamente 2.150 pessoas e deve movimentar a economia local com um montante de mais de R$ 2,4 milhões.
 
Os demais 2.681 servidores já haviam recebido o adiantamento de 50% do décimo terceiro em meses anteriores, seja por requerimento próprio ou em decorrência do mês de aniversário, conforme Decreto Municipal nº 067, de março de 2018.
 
Para o prefeito Ronaldo Dimas, a medida busca dar tranquilidade aos servidores que são chefes de família, neste momento de combate à pandemia da covid-19.
 
“Sempre que as finanças permitem, esse pagamento é antecipado, e este ano não foi diferente. Além de honrar esse compromisso com o nosso servidor, a proposta é movimentar o comércio e a economia local neste momento tão difícil de combate à covid-19 que estamos vivendo”, explicou o prefeito.
 
Aquecendo o fim de ano

A estimativa é de que, em dezembro, o Município injetará aproximadamente R$ 41,6 milhões na economia local, por meio da quitação do salário de novembro, dezembro, segunda parcela do 13º e proporcional de férias, segundo dados da Secretaria da Fazenda do Município. (Thatiane Cunha / Foto: Marcos Sandes)

Continue lendo
publicidade Bronze