Connect with us

Tocantins

TOCANTINS: Partidos aliados esperam convocação de Siqueira Campos

Publicado

em

A 40 dias da data da posse como governador do Estado do Tocantins, Siqueira Campos (PSDB) ainda não deu pistas sobre como pretende formar o quadro de auxiliadores do Governo. Neste cenário ainda pautado por uma incógnita quanto a formação do próximo governo, com as conversações sendo mantidas longe do público, os partidos optam por cautela ao comentar o tema. Embora Siqueira tenha dito diversas vezes na campanha, nos programas eleitorais na TV e em entrevistas que “ninguém sabe o que o calado quer”, na prática, nenhuma das 12 siglas da coligação Tocantins Levado a Sério (PRB, PTB, PTN, PSC, PR, DEM, PRTB, PMN, PTC, PV, PSDB, PT do B), arrisca dizer que pretende batalhar por ao menos uma indicação para a lista dos novos secretários.

Desde que foi eleito Siqueira deu pouquíssimas entrevistas. Na primeira delas, em coletiva realizada em 5 de outubro, quando perguntando pelo JTo sobre secretariado disse que não tinha compromissos com partidos. “Eu não tenho nenhum compromisso! Eu vou escolher dentro dos partidos e extrapartidos”. A declaração causou agitação entre as agremiações aliadas. Desde então, pouco se ouviu do eleito sobre a formação dos auxiliares. E após as poucas especulações veiculadas na imprensa, o tucano divulgou nota “desautorizando” qualquer aliado a tecer comentários sobre as articulações. Apenas o coordenador da transição, Eduardo Siqueira Campos (PSDB), adiantou que os nomes serão divulgados após o dia 15 de dezembro.

Nos bastidores, o que se sabe é que os partidos estão em plena articulação por espaço no próximo governo, embora os representantes das siglas neguem a “campanha” por cargos. O JTo falou com oito das doze agremiações e o que ouviu de todas é quase um coro, já que os representantes das siglas dão a mesma declaração: a de que estão à espera da convocação do governador eleito e, se convocados, estarão prontos a contribuir com o governo tucano no Tocantins.

Majoritária

Segundo maior partido no Tocantins com 20,2 mil filiados (só perde para o PMDB que tem 31,7 mil) o DEM esteve na chapa majoritária com João Oliveira – presidente regional do partido – como o candidato a vice-governador ao lado de Siqueira. Mesmo agora, na condição de vice eleito, João Oliveira disse não saber detalhes sobre o secretariado. “Nós acreditamos que Siqueira vai chamar os companheiros e nós, partidos, vamos chamar o grupo e ver como é que pode organizar, colocar algumas indicações. Mas não temos este compromisso”, considerou.

As duas vagas de senador foram preenchidas por membros do PR: Vicentinho Alves e João Ribeiro. Este, na condição de presidente regional do partido, disse que ainda não conversou como governador eleito sobre secretariado e que a agremiação “não vai pedir nada”. “Eu acho que o Siqueira tem liberdade para montar o Governo da melhor maneira que ele achar, com técnicos e lideranças de todos os partidos que compõem a base”. Ainda sobre a participação no Governo, João Ribeiro acenou para um possível interesse: “Se você me perguntar ‘O PR tem nomes?’ Eu digo, tem, o PR tem muitos nomes!”.

Outros partidos

Deputado estadual reeleito e presidente regional do PTB, José Geraldo disse: “Vamos esperar nos convidarem a respeito desse assunto. Temos certeza que o governador vai fazer o que for melhor para o Tocantins”. Filho do senador João Ribeiro, João Ribeiro Filho (conhecido como JR) é o presidente regional do PRTB e disse que o partido ainda não conversou sobre cargos. “O PRTB segue a linha do PR. Não foi acertado nada, como não foi com nenhum partido”, afirmou.

Segundo o presidente regional do PMN, Nuir Junior, o partido não tomará iniciativa e assim, fica à espera. “Entendemos que momento oportuno tanto o senador Eduardo quanto o governador Siqueira Campos vão chamar a gente pra definir essas questões. A gente não vai reivindicar secretaria A ou B. No momento oportuno, eles vão chamar a gente e se a gente for chamada vamos atender e participar do governo sim!”, disse.

Na presidência regional do PRB, Vanderlei Lacerda também frisou que o momento é de espera. “O que nós precisamos é esperar para ver se existe essa possibilidade do partido ser contemplado, quais são os critérios que serão usados para isso. Não sei se o PRB vai ter cargos, mas uma coisa é certa: nós, enquanto partidos precisamos apoiar o Governo ainda que não seja contemplado”, acrescentou.

No PTC, embora o presidente Wesley Rodrigues da Silva tenha dito que “o momento agora é o de aguardar”, ele também afirmou: “Estamos preparados para qualquer convocação do governador, a manifestação dele”. Perguntado se o partido tem preferência por secretarias, disse: “Eu acredito que todos os partidos tenham, mas nós não vamos dizer. É o governador que vai decidir isso”.

Expectativa

Dos oito presidentes de partidos que o JTo apurou a situação em torno das articulações para o próximo secretariado, o único que assumiu com todas as letras a expectativa quanto a participação do partido é Tasso Antônio, do PT do B. “Não conversamos sobre divisão de administração. Mas acredito que todos os partidos que ajudaram a vencer esperam ajudar a administrar. Nós temos expectativa de ajudar as ideias pregadas em prática”, disse. “Não vamos pedir nada, chegar e apontar uma coisa específica, não vamos fazer, mas esperamos que o partido ajude”, acrescentou.

O JTo ligou no sábado, 20 e também na sexta-feira, 19, para os celulares dos presidentes regionais do PSDB (Ernani Siqueira), PV (Marcelo Lelis), PSC (Pastor Amarildo) e PTN (Junior Luiz), mas não conseguiu contato porque as ligações caíram direto na caixa de mensagem. (Cléo Oliveira – Jornal do Tocantins)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

ARAGUAÍNA: Evento vai discutir Educação Empreendedora

Publicado

em

Saúde mental da comunidade educacional em tempos de pandemia. Este, é o tema do Seminário de Educação Empreendedora de Araguaína que acontece nesta quarta-feira, 25, às 14 horas. O objetivo do evento é promover o desenvolvimento contínuo dos participantes, além de estabelecer uma rede de relacionamento e troca de experiências. Este ano, o encontro acontece de forma online e gratuita, e será transmitido pelo canal do YouTube do Sebrae Tocantins. 

A palestra será ministrada pelo escritor e psicólogo clínico, Rossandro Klinjey, e agregará toda a comunidade educacional, sendo eles, alunos, professores e pais/responsáveis, uma vez que, a escola foi para dentro do lar em 2020, fazendo com que todos se incluam na temática.

O Seminário de Educação Empreendedora de Araguaína, é uma realização do Sebrae Tocantins junto à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). As inscrições, e todas as informações sobre o evento, podem ser acessadas aqui.

Para a Diretora Técnica do Sebrae Tocantins, Eliana Castro, a temática do evento é indispensável neste momento de insegurança causado pela pandemia do coronavírus. “Sabemos que a saúde mental se esvai em momento atípicos, e para a classe educacional as coisas são ainda piores, pois, sem os encontros presenciais, afeta o trabalho do docente e o aprendizado do discente. Estamos promovendo este seminário para auxiliar os mesmos, em manter a boa saúde do corpo e da mente na atual conjuntura”, destacou.

Sobre o Palestrante

Rossandro Klinjey é palestrante, escritor e Psicólogo clínico. Fenômeno nas redes sociais, seus vídeos já alcançaram a marca de mais de cem milhões de visualizações. Autor vários de livros, sendo os mais recentes: As cinco faces do Perdão, Help: me eduque! e Eu escolho ser feliz. É consultor da Rede Globo em temas relacionado a comportamento, educação e família, no programa Fátima Bernardes, além de colunista da Rádios CBN. Foi professor universitário por mais de dez anos, quando passou a se dedicar à atividade de palestrante, no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos.

Continue lendo

Tocantins

Tocantins atinge 79.612 casos confirmados de Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que nesta segunda-feira, 23 de novembro, foram contabilizados 100 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 37 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 250.785pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 79.612 casos confirmados da doença. Destes, 72.208 pacientes estão recuperados e 6.256 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 1.148 óbitos.

Clique AQUI e veja o boletim completo.

Continue lendo

Tocantins

ARAGUAÍNA: Ronaldo Dimas paga primeira parcela do 13º salário ao funcionalismo municipal

Publicado

em

A Prefeitura de Araguaína pagou, nesta sexta-feira, 20 de novembro, para todos os servidores municipais a primeira parcela do décimo terceiro salário. A medida beneficia aproximadamente 2.150 pessoas e deve movimentar a economia local com um montante de mais de R$ 2,4 milhões.
 
Os demais 2.681 servidores já haviam recebido o adiantamento de 50% do décimo terceiro em meses anteriores, seja por requerimento próprio ou em decorrência do mês de aniversário, conforme Decreto Municipal nº 067, de março de 2018.
 
Para o prefeito Ronaldo Dimas, a medida busca dar tranquilidade aos servidores que são chefes de família, neste momento de combate à pandemia da covid-19.
 
“Sempre que as finanças permitem, esse pagamento é antecipado, e este ano não foi diferente. Além de honrar esse compromisso com o nosso servidor, a proposta é movimentar o comércio e a economia local neste momento tão difícil de combate à covid-19 que estamos vivendo”, explicou o prefeito.
 
Aquecendo o fim de ano

A estimativa é de que, em dezembro, o Município injetará aproximadamente R$ 41,6 milhões na economia local, por meio da quitação do salário de novembro, dezembro, segunda parcela do 13º e proporcional de férias, segundo dados da Secretaria da Fazenda do Município. (Thatiane Cunha / Foto: Marcos Sandes)

Continue lendo
publicidade Bronze