Connect with us

Tocantins

TOCANTINS: Petrobras construirá base de etanol em Porto Nacional

Publicado

em

Com investimento em torno de R$ 100 milhões, deve ser iniciada no segundo semestre, em Porto Nacional, a 66 quilômetros de Palmas, uma base para exportação de etanol. A obra, que será construída pela Petrobras, pretende trabalhar também com diesel, gasolina e outros produtos, que deverão ser exportados do Tocantins para outras regiões. O projeto logístico espera movimentar até 300 mil litros de etanol por ano. A informação é do gerente executivo de Logística e Suprimento da BR Distribuidora, Sérgio Barbosa da Silveira, em palestra proferida no 19° Encontro sobre o Corredor Centro-Norte e o Tocantins, realizado ontem em Palmas.

Em entrevista ao Jornal do Tocantins, Silveira destacou que esse investimento não é voltado somente para o álcool. Segundo ele, a Petrobras está desenvolvendo um projeto logístico que envolve todo o abastecimento do centro do País, ou seja, a empresa pretende interiorizar também a distribuição de diesel e a gasolina, via cabotagem, com uma ponta em Porto Nacional e a outra em São Luís (MA), utilizando a Ferrovia Norte-Sul.

“Nós vamos construir uma base nova em Porto Nacional, que já foi aprovada e está em licitação. A produção de etanol de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul deve ser canalizada para essa nova base e daqui seguir para parte do Nordeste e também da Região Norte, com o suprimento de etanol nos postos”, explicou Silveira.

Licitações

Em relação ao início das obras, o gerente informou que vai depender da licitação do terreno, que está sendo realizada pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. e, tão logo seja concluída, a Petrobras deve iniciar um novo processo licitatório para a construção dessa base, que deve demorar aproximadamente 30 meses para entrar em operação.

“O projeto de interiorizarão de combustível vai eliminar o grande consumo que tem hoje de óleo diesel via transporte rodoviário e queremos com isso moldar e intensificar os modais ferroviário e hidroviário no Estado. A partir deste momento vamos reduzir emissões, riscos de acidentes e custos logísticos. Desta forma, o produto chegará mais barato para o cidadão nos postos de combustível”, acrescentou Silveira.

Presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro-Norte (Adecon), Alberto Polo Pereira observou que o encontro de ontem pretendia levantar as reivindicações relacionadas à logística da região. Segundo ele, há apoio governamental e empresários dispostos a investir nesta ideia. (Luana Fernanda – Jornal do Tocantins)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
1 Comment

Tocantins

ARAGUAÍNA: Município participa de Mapeamento do Ecossistema Local de Inovação

Publicado

em

O Sebrae Tocantins e a Prefeitura de Araguaína, irão realizar, nesta terça-feira, 28, às 14h, no prédio do Sebrae no município, o lançamento do projeto de Mapeamento do Ecossistema Local de Inovação. Trata-se de uma ação do Programa Cidade Empreendedora, que consiste na radiografia do ambiente local de inovação, apresentando o nível de maturidade do ecossistema, identificando os pontos fortes, os atores, as potencialidades locais e as oportunidades de melhorias para consolidar cada vez mais a cidade como a Capital da Inovação no Tocantins.

“A ideia é contribuir para impulsionar a economia local, estimulando o ambiente empreendedor, empresarial, de inovação e de educação. Por meio do projeto, reunimos diferentes possibilidades para mobilizar toda a cadeia produtiva”, destacou o gerente do Sebrae em Araguaína, Joaquim Quinta.

Segundo o coordenador de Ecossistemas de Inovação do Sebrae Tocantins, Rogério Maracaipe, o levantamento mostrará o nível de maturidade do ecossistema, as ações que o poder público pode ofertar, como as universidades destacam a inovação, apresentando assim, quais são as possibilidades voltadas para isso. “Este mapeamento vai buscar todos os detalhes, para que no final, seja elaborado um relatório, de uso comum, para a comunidade e empresários do município, de tudo que Araguaína tem a oferecer como um ambiente de inovação”, explicou. 


Araguaína é uma das cidades do Tocantins que irá implantar essa metodologia e, com isso, trará uma maior visibilidade e oportunidade de negócios para empresas de base tecnológicas, maior capacidade de gestão, poder de articulação e acompanhamento das ações de todos os atores responsáveis pela transformação, inovação e tecnologia no município. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)

Continue lendo

Tocantins

Vanda Monteiro recebe comissão dos aprovados no concurso da PM e garante apoio a retificação do edital

Publicado

em

Em audiência realizada na Assembleia Legislativa, a deputada estadual Vanda Monteiro (PSL) recebeu a comissão dos aprovados no concurso público da Polícia Militar. Na pauta do encontro está o apoio a retificação do edital e a ampliação do número de convocações para realização do Teste de Aptidão Física. 

A parlamentar destacou que apresentou junto a Assembleia Legislativa dois requerimentos que pedem do Governo a ampliação das convocações dos editais da Polícia Militar e também do Corpo de Bombeiros. 

“Sabemos da nossa demanda por mais policiais e bombeiros para atuarem na segurança pública do Estado. Essa é uma pauta de extrema importância que tem meu total apoio. Garanto aos aprovados que tudo que estiver ao meu alcance será feito, inclusive com diálogo direto junto ao governador”.

Continue lendo

Tocantins

ARAGUAÍNA: Segunda dose da vacina Pfizer contra a covid-19 é antecipada

Publicado

em

A Prefeitura de Araguaína informou que a partir desta quinta-feira, 23, os moradores que tomaram a primeira dose do imunizante contra a covid-19 do laboratório da Pfizer estão sendo beneficiados com a antecipação de 12 para 8 semanas na aplicação da segunda dose.

“Estamos seguindo uma orientação do Ministério da Saúde para aplicação da segunda dose da Pfizer. Essa alteração trará para o Município agilidade na imunização completa da nossa população, devido ao prazo que foi reduzido para 60 dias. Além disso, teremos uma melhor e mais rápida cobertura vacinal da comunidade”, afirmou a diretora de Imunização, Samilla Braga.

Dados da Secretaria Municipal da Saúde apontam que 61.706 moradores receberam a primeira dose da Pfizer, desses 8.871 tomaram a segunda. Com a mudança, 52.835 pessoas serão beneficiadas e vão poder concluir seu esquema vacinal quatro semanas antes do prazo inicial indicado.

Outros imunizantes
Além dessa medida, o Município já estava antecipando a aplicação da segunda dose para a população que tomou o imunizante da Astrazeneca, pois os moradores podem comparecer em um dos locais de vacinação para receber a segunda dose em um intervalo de 80 a 90 dias.  

Já a conclusão do esquema vacinal com o imunizante Coronavac segue sem alteração, com o intervalo de 28 dias entre a primeira e segunda doses.

Locais de vacinação
A população que recebeu a primeira dose deve ficar atenta a data do retorno que está marcada no verso do cartão de vacina. Além de apresentar a carteirinha, é necessário o documento de identificação com foto e CPF.

A vacinação contra a covid-19 é disponibilizada de segunda a sexta-feira no Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma, na Via Lago, e nas UBS Araguaína Sul, UBS JK, UBS Manoel Maria (Setor Cimba), UBS Palmeiras do Norte (Setor São Miguel) e a UBS Dr. Raimundo (Setor Maracanã), com horário de atendimento das 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30, além da UBS Dr. Francisco (Vila Aliança), das 7 às 18 horas. (Giovanna Hermice / Foto: Marcos Sandes)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze