- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, 16 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

TOCANTINS: PF desmantela grupo acusado de fraudar Previdência Social

Mais Lidas

A Polícia Federal desmantelou, em Araguaína e em Rondônia, grupo acusado de compor quadrilha de fraude no seguro-desemprego. O desvio pode ter chegado a R$ 1,8 milhão. Ao todo, seis pessoas foram presas, outras nove indiciadas e três estão foragidas. No total, eram 11 mandados de prisão, mas duas pessoas foram liberadas porque a Justiça entendeu que estavam colaborando com as investigações.

Dos presos, cinco foram encaminhados para Palmas e um está em Porto Velho (PR). Segundo a PF, tanto as prisões quanto os indiciamentos fazem parte das operações Filtragem e Bloqueio II, consequência de investigações que tiveram início há cerca de um ano e meio em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF).

Das pessoas que estão detidas, ao menos duas têm empresas – uma delas com participação em cinco firmas diferentes.

Em Araguaína, a PF apreendeu ainda documentos e computadores que podem conter arquivos que comprovem o esquema de fraudes no seguro-desemprego, benefício pago pela Previdência Social.

O esquema, de acordo com o delegado da PF Omar Afonso de Ganter Peplow, funcionava da seguinte forma: os aliciadores assumiam empresas de fachada e até em desuso. Depois, encontravam trabalhadores desempregados ou que não tinham lançamento na Carteira de Trabalho. Estes trabalhadores eram admitidos e demitidos. Posteriormente, era entregue a eles a documentação exigida para receber o seguro desemprego. A primeira parcela era recebida pelo empregado. Com o Cartão Cidadão em mãos, os acusados receberiam as demais.

Conforme informações da PF, mais de 400 pessoas foram identificadas como beneficiárias do esquema. Os envolvidos são acusados de crimes de estelionato qualificado, falsificação de documentos e formação de quadrilha. A operação contou com mais de 80 policiais.

Presos

Após serem ouvidos por dez delegados da PF, cinco acusados foram levados em um avião da polícia para a Casa de Prisão Provisória de Palmas. Cerca de 15 policiais acompanharam os suspeitos. Segundo a PF, os três foragidos estão sendo procurados em Araguaína.

Embora os nomes dos envolvidos não tenham sido divulgados pela Polícia Federal, o Jornal do Tocantins apurou e confirmou a identidade das seis pessoas que foram presas. Em Palmas estão Antônio Barbosa Jacomo, 29 anos; Everthon Antonaci e Araújo, 28 anos; Alison Wanderley da Silva, 26 anos; Daniel Pontes Barros da Silva, 35 anos, e Francisco das Chagas de Araújo Fernandes, 31 anos.

Em Porto Velho, está Alessandro Gomes de Brito (idade não apurada).

Patrimônio

Dos cinco presos em Palmas, pelo menos dois têm empresas registradas em seus nomes. Daniel Silva é proprietário ou conta com participação acionária de cinco empresas diferentes, todas em Araguaína. Ele é dono da QG Distribuidora de Bebidas; da O.C. Comércio e Transporte (também do ramo de bebidas); possui 79% do Mercadinho Cardoso (razão social Cardoso & Silva Ltda); conta com 65% do Supermercado Pontes (razão social Cardoso & Pontes Ltda) e detém 50% do Emporium Cardoso (razão social Cardoso Ltda). Já Everthon Araújo tem uma empresa individual registrada com seu nome. O ramo de negócios é serviços de manutenção e reparação de veículos.

Presos

Palmas: Antônio Barbosa Jacomo, 29 anos; Everthon Antonaci e Araújo, 28 anos; Alison Wanderley da Silva, 26 anos; Daniel Pontes Barros da Silva, 35 anos e Francisco das Chagas de Araújo Fernandes, 31 anos. Porto Velho: Alessandro Gomes de Brito. (Jornal do Tocantins)

- Publicidade -spot_img

1 Comentário

Assinar
Notificar-me
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
leitor

isso esta sendo nosso brasil , amanha ou depois todos eles estaram ai de novo na rua prontos pra atacar de novo ,sabe o que e isso e a impunidade que esta grande ,nao esta tendo punicoes suficientes pra esses bandidos do brasil…

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias