O acesso à internet na contemporaneidade é quase que uma obrigação, visto que o fluxo de informações e a velocidade com que essas são difundidas é imenso. Visando a democratização do acesso a informação e, consequentemente, à educação e demais conteúdos construtivos, o Governo do Estado, por meio de uma iniciativa promovida pelas Secretarias de Estado da Educação, da Cultura e do Planejamento, estão disponibilizando sinal de internet banda larga gratuitamente, na Praça dos Girassóis.
“Toda pessoa que estiver na Praça dos Girassóis portando um equipamento que possibilite o acesso à internet poderá conectar-se à rede mundial de computadores utilizando o sinal que estamos disponibilizamos”, afirma o Subsecretário de Modernização Tecnologia e Informação, Francisco Martins de Araújo Neto.
O subsecretário explica ainda que essa disponibilização de rede banda larga está em fase experimental, sendo que a meta maior do projeto é oferecer esse tipo de acesso em toda a Capital e todos os municípios tocantinenses. “O sinal está acessível desde o primeiro dia da Flit – Feira Literária Internacional e deve permanecer por tempo indeterminado, pois estamos aperfeiçoando a tecnologia utilizada. Além disso, alguns projetos que buscam financiamento para a expansão dessa ação já estão em andamento junto a órgãos públicos e privados”, acrescenta.
O Superintende de Infraestrutura em Tecnologia da Informação da Seplan, Gilson Miranda de Magalhães explica que o sinal Wi-Fi abrange toda a área da Praça dos Girassóis. Ao todo são oito antenas distribuídas, sendo quatro no Palácio Araguaia e mais quatro espalhadas pela Praça. “Quem estiver usando o praça.com poderá acessar praticamente todo o conteúdo da rede, menos sites com conteúdo pornográfico e realizar downloads, isto para evitar sobrecarga da rede”, ressalta.
Para a pedagoga Elck Dalyla poder acessar a internet de forma gratuita e em espaços públicos é uma maneira de democratizar e promover a educação. “Acredito que a tendência é que a internet seja cada vez mais popular e acessível. Uma iniciativa assim vinda do poder público e admirável”, declara.
Como utilizar
Para se ter acesso à internet por meio de rede Wi-Fi deve-se estar no raio de ação ou área de abrangência, neste caso, qualquer ponto na Praça dos Girassóis, e usar dispositivo móvel, como computador portátil, Tablet PC ou PDA com capacidade de comunicação sem fio.
De qualquer ponto da Praça dos Girassóis o pretenso internauta precisa apenas buscar a rede praca.com e posteriormente acessar o site desejado. Gilson lembra que não é preciso realizar nenhum cadastro prévio, por tanto, não há necessidade de senha ou login para o acesso.