- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 20 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

TOCANTINS: Profissionais de Colégios Técnicos são capacitados

Mais Lidas

Com intuito de aprender a preparar aulas mais dinâmicas e criativas, utilizando imagens e vídeos para transferir melhor o conhecimento para o aluno, cerca de 40 profissionais, gestores, professores e servidores administrativos dos Colégios Agropecuários de Natividade, na região Sudeste do Estado, e de Pedro Afonso, a 200 km de Palmas, estão participando do 2º Encontro de Formação Continuada no Colégio Agropecuário de Pedro Afonso, que segue até a próxima sexta-feira, 11.

Promovido pela Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins o encontro que teve início nesta quarta-feira, 09, conta com a presença da coordenadora de Educação Técnica e Tecnológica, Joana Dias de Sousa, e do superintendente de Programas e Parcerias, Romão Miranda Vidal, da pasta de Ciência e Tecnologia.

O superintendente entregou para cada participante um livro didático e ministrou uma palestra sobre “Colégio Empresa”, incentivando os profissionais das unidades de ensino técnico a desenvolverem parcerias com empresas e instituições filantrópicas para que as escolas se tornem auto-sustentáveis.

Romão Vidal explicou que o evento faz parte da visão de trabalho do secretário Borges da Silveira em relação à Gestão dos Colégios Agropecuários. “O objetivo do secretário Borges é preparar os nossos professores com o que há de mais moderno em transferência de tecnologia, seja na área do agronegócio, como, na área pedagógica e social”, pontuou.

O engenheiro Agrônomo, Higino Flávio de Freitas, ministrou oficina sobre Produção Agrícola e falou sobre mais de 20 culturas agrícolas que podem ser produzidas no Tocantins. Higino destacou que é preciso uma melhor sintonia entre os professores da área teórica e prática. “Esta sintonia entre os professores das disciplinas práticas e teóricas é fundamental porque se o professor elabora uma aula dentro do campo ele consegue preparar um conteúdo mais voltado para a realidade e, quando o aluno for para a prática ele vai assimilar melhor a informação”, explica.

Segundo a professora de Língua Portuguesa Jaqueline Menezes, o Encontro de Formação Continuada vai contribuir para conhecer melhor a parte técnica do curso. “É bom a gente participar dessa capacitação. Para mim, por exemplo, esse conhecimento técnico vai me ajudar a interagir mais com os meus alunos, melhorando o rendimento da aula”, conta a professora do curso Técnico em Agropecuária do Colégio de Pedro Afonso.

Na segunda oficina ministrada nesta quarta-feira, a professora Ivone Maciel Pinto discorreu a respeito do tema, “Educação, Ensino e Aprendizagem”. Um dos participantes foi o professor do curso técnico em Zootecnia, do Colégio Agropecuário de Natividade, Wesley Mazone, para ele a capacitação é importante. “Nós que somos da área técnica precisamos aprender novas didáticas e estratégias de aprendizagem para repassar o conhecimento para os futuros técnicos”, enfatizou.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias