Lançado nesta quinta-feira, 2, pelo vice-governador João Oliveira (DEM), no Palácio Araguaia, em Palmas, o projeto Revelando Tocantins: Turismo Consciente, Futuro Sustentável – resultado da parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e a Fundação Assis Chateaubriand, com o apoio técnico da Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins (Adtur), agora incorporada à Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Turismo (Sictur) -, cria o mapeamento dos atrativos turísticos de quatro regiões do Estado e que agora estão disponíveis para consulta no site www.revelandotocantins.org.br
Superintendente da Fundação Assis Chateaubriand, Paulo Cabral Júnior disse que agora cabe aos municípios fazer a sua parte. “Essa parceria foi apenas o ponta-pé, mas se a comunidade, os gestores públicos, os empresários, enfim, todos os envolvidos, não se preocuparem com a manutenção desse projeto, não poderemos alcançar um resultado prático.”
A iniciativa pretende mostrar a capacidade e potencial de 23 municípios do Tocantins com vocação para o turismo, além de sugerir roteiros de visitação. Segundo o titular da Sictur, Ernani Siqueira, o projeto será expandido para outras regiões do Estado. “Vamos concluir essa primeira etapa e já trabalhar no projeto para mapear os atrativos turísticos de outras regiões do Estado.”
Regiões
O projeto priorizou quatro regiões do Estado: Serras e Lago (Brejinho de Nazaré, Ipueiras, Lajeado, Monte do Carmo, Palmas, Paraíso de Tocantins e Porto Nacional), Praias e Lagos do Cantão (Araguacema, Caseara, Pium e Lagoa da Confusão), Serras Gerais (Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Dianópolis, Natividade, Paranã, Rio da Conceição e Taguatinga), Jalapão (Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Felix do Tocantins).
Para o vice-governador, o projeto contribui para o desenvolvimento do Estado. “Além repassar mais informações sobre as regiões e atrair mais turistas, essa é uma forma de movimentar a economia local desses municípios”, disse Oliveira, que abriu o evento, na companhia do grupo Tambores do Tocantins, uma atração cultural do Estado.
Capacitação
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-TO) realiza, até dia 10, no Centro de Educação do Sebrae, em Palmas, o curso Gestão de Empreendimentos Turísticos, para capacitar futuros empresários e gestores desses empreendimentos. Em maio, a instituição capacitou 41 pessoas em Caseara e 40 em Porto Nacional. (Jornal do Tocantins)