Connect with us

Tocantins

TOCANTINS: PT fecha com Governo por mais espaço

Publicado

em

“Cada um busca o que é melhor para o partido.” Com essa frase, o líder do PT na Assembleia Legislativa (AL), deputado Zé Roberto, resumiu ontem a decisão da sigla de formar um bloco partidário com os governistas Raimundo Palito (PP) e José Geraldo (PTB). Segundo Zé Roberto, o PT quer ocupar seu espaço na Casa. Com isso, a sigla repete a posição adotada na disputa pela presidência da Casa, quando saiu vitorioso o candidato do Governo, deputado Raimundo Moreira (PSDB), beneficiado com dois, dos três votos petistas.

As conversas em torno da formação dos blocos na Assembleia, da escolha dos líderes e da indicação dos nomes para compor as comissões temáticas da Casa começaram na sessão ordinária da manhã de ontem e se estenderam pela tarde. A vaga esperança da oposição de que o PT pudesse mudar de rumo e compor com os partidos contrários ao governo de Siqueira Campos (PSDB) sucumbiu no meio da tarde, quando, finalmente, Zé Roberto anunciou a decisão da sigla, baseada no compromisso de que seu partido teria assentos nas comissões.

A deputada Amália Santana (PT) será indicada para compor a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). E, segundo Zé Roberto, o bloco formado pelo PT/PP/PTB, que será liderado por ele, indicará Amália para presidir a CCJ. Apesar de formar bloco com dois partidos governistas, Zé Roberto insistiu que o PT será oposição ao governo de Siqueira Campos. “A nossa posição na Assembleia é que somos oposição ao atual governo e nós iríamos compor para disputar a Mesa Diretora. Então nós somos oposição ao governo. Mas independente do bloco, nossa posição não mudou. Enquanto partido somos oposição ao governo Siqueira Campos”, garantiu.

Situação

O deputado Osires Damaso (DEM) confirmou que a bancada governista terá mais dois blocos: um formado pelo PR e outro composto pelo PSDB, DEM e PV. Com base nessas formações, Damaso explica que está pré-definido que a Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle deve ficar com um dos membros do PR. Já a Comissão de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transporte e Desenvolvimento Urbano e Serviços Públicos, segundo Damaso, deve ter Marcelo Lelis (PV) como presidente. A formação das outras comissões, conforme Damaso, ainda seriam discutidas. “Iremos fazer o possível para que nenhum deputado fique insatisfeito”, frisou. As composições seguiam indefinidas até o fechamento desta edição.

Oposição

De acordo com a deputada Josi Nunes (PMDB), os deputados da oposição devem formar dois blocos, um composto pelo PMDB e outro pelo PSB e PPS. No PMDB, segundo a deputada, o seu nome é o mais cotado para liderar o bloco. Já no PPS e PSB, o nome escolhido como líder do bloco foi o deputado Sargento Aragão (PPS). Quanto aos membros para as comissões da AL, o deputado Eduardo do Dertins (PPS) informou que os oposicionistas estavam em reunião, na tarde de ontem, e, portanto, ainda não haviam decidido essa composição até o fechamento desta edição.

Em ofício encaminhado ontem à Assembleia Legislativa, o Executivo nomeou o deputado Freire Júnior (PSDB) líder do Governo na Casa. Freire garantiu que irá trabalhar para promover o diálogo e o entendimento entre a base governista e oposição na Assembleia. “Vamos trabalhar juntos pelo Tocantins com atos e propostas concretas”, destacou.

Blocos

Situação

PSDB/DEM/PV

Raimundo Moreira (PSDB), Freire Júnior (PSDB), Toinho Andrade (DEM), Osires Damaso (DEM), Marcelo Lelis (PV)

PT/PP/PTB

Zé Roberto (PT), Amália Santana (PT) Solange Duiailibe (PT), Raimundo Palito (PP), José Geraldo (PTB)

PR

Amélio Cayres (PR), José Bonifácio (PR), Luana Ribeiro (PR) Stalin Bucar (PR)

Oposição

PMDB

Eli Borges, Iderval Silva, José Augusto Pugliesi, Josi Nunes, Sandoval Cardoso, Vilmar do Detran

PPS/PSB

Eduardo do Dertins (PPS) Manoel Queiroz (PPS), Sargento Aragão (PPS), Wanderlei Barbosa (PSB)

*Embora os partidos de Solange Duiailibe (PT) e Stalin Bucar (PR) componham com o governo, os deputados atuam na oposição. Assim, situação e oposição têm 12 deputados cada.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

Suspeito de torturar e matar namorada em motel do Tocantins é preso

Publicado

em

A Polícia Civil confirmou nesta terça-feira (21) que o suspeito de torturar e matar Marcela da Silva Soares em um motel de Palmas é um ex-namorado da vítima. O homem, de 21 anos, não teve o nome divulgado. A Secretaria de Segurança Pública informou que ele já responde por outro homicídio, mas não deu detalhes do crime.

A crueldade do assassinado de Marcela chocou moradores em Palmas. O corpo da jovem tinha marcas de queimaduras, indicando a tortura. A análise preliminar indicava que ela poderia ter morrido esganada, mas isso ainda será confirmado por laudos do Instituto Médico Legal (IML).

O delegado do caso, Guido Camilo, que chefia a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Palmas, disse que o suspeito confessou. Ele estava com o celular da vítima e escondido na casa de parentes em Porto Nacional, a 60 km da capital, quando foi detido. A SSP disse que ele não esboçou nenhuma reação ao ser abordado.


O homem deve responder por feminicídio. Inicialmente ele foi levado para a Central de Flagrantes de Porto Nacional. Depois disso, foi transferido para um presídio não divulgado.

O assassinato

O crime foi descoberto durante a madrugada de segunda-feira (20). Testemunhas relataram à polícia ter ouvido uma discussão vinda de um apartamento do motel, de número 103, onde a vítima estava hospedada.

Os funcionários do motel acabaram encontrado a vítima ao ir vistoriar o local porque a pessoa que acompanhava a mulher saiu sem pagar. O corpo foi encontrado com marcas, que podem ser de queimaduras, na região da barriga e das pernas. (G1)

Continue lendo

Tocantins

13ª edição da Festa da Colheita do Capim Dourado mantém tradição local

Publicado

em

Trazendo um novo olhar sobre a forma de apresentar a comunidade Mumbuca para turistas e visitantes, encerrou no domingo, 19, a Festa da Colheita do Capim Dourado, a festividade mais marcante do povoado. Mais de duas mil pessoas participaram das atrações durante os três dias de evento, que contou com maratonas, desfiles, futebol, cavalgada, peças teatrais e premiações. A 13ª edição teve o apoio do Sebrae Tocantins e da Energisa.

O evento também teve um papel social fundamental, em que a Energisa Tocantins levou o projeto “Energia para Crescer”, em parceria com o Sebrae. Segundo o gerente da Assessoria de Gestão de Projetos da Energisa, Leandro Fernandes, foi possível resgatar a cultura do Capim Dourado, além de fazer o recadastramento de famílias de baixa renda.


“O Energia para Crescer é um projeto que tem o objetivo de desenvolver três comunidades quilombolas da região do Jalapão: Mumbuca, Prata e Rio Novo. Nesse final de semana, tivemos a oportunidade de estar na Festa da Colheita, onde resgatamos um pouco da cultura do povoado Mumbuca, junto aos moradores. A Energisa entende que o seu papel vai além de distribuir energia; é por isso que estão sendo desenvolvidas ações sociais em todo o Estado”, destacou.

De acordo com a analista do Sebrae, Admary Barbosa, a Festa envolveu todos, seja na organização, nas atividades realizadas ou na programação de um modo geral. “Foi um evento excelente. Nós do Sebrae, em parceria com a Energisa, contribuímos com estrutura, iluminação, material de comunicação, a fim de ter um ambiente que pudesse receber os visitantes, e que eles pudessem participar das atrações e conhecer a comunidade, trazendo esse novo olhar sobre a vida e trabalho do povoado”, pontuou.

Railane Ribeiro, diretora executiva e presidente da Associação dos Artesãos do Povoado Mumbuca, afirmou que o evento superou as expectativas. “Terminamos a nossa Festa e foi surpreendentemente bom. Contribuiu para integrar ainda mais a comunidade e nos unir para continuarmos levando nossa cultura por todo o País”, celebrou.

Povoado Mumbuca
O povoado está localizado próximo à rodovia TO-110, no trecho entre as cidades de Mateiros e São Félix do Tocantins. A comunidade é formada, em sua maioria, por descendentes indígenas e negros, vindos da Bahia em 1909, em busca de melhores condições de vida. Já a Festa da Colheita do Capim Dourado já faz parte da tradição e é promovida pela Associação dos Artesãos do Povoado Mumbuca. O período é uma oportunidade para conhecer cultura, tradições e saber como se dá o processo artesanal do capim dourado. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)

Continue lendo

Tocantins

ARAGUAÍNA: Estudantes da Rede Municipal vão participar dos Jogos da Integração

Publicado

em

A Prefeitura de Araguaína informa que será realizado os Jogos da Integração dos alunos da Rede Municipal de Ensino. A primeira fase da competição está prevista para os próximos dias 28, 29 e 30 de setembro. Nove modalidades serão disputadas entre 300 estudantes de 47 escolas, do 1º ao 9º ano.

“O objetivo dos jogos é o desenvolvimento do espírito coletivo e desportivo. Seguindo todos os protocolos de saúde, as modalidades esportivas serão realizadas sem contato físico e vão promover a interação e estimular o trabalho de equipe, de todos os estudantes, inclusive dos alunos com deficiência, ” afirmou a secretária municipal de educação, Elizangela Moura.

O evento inicia no dia 28, às 8 horas, com a cerimônia de abertura, no Ginásio da Escola Municipal Casemiro Ferreira Soares, localizada no Setor Urbano. Além dos estudantes, conta com a presença dos diretores, professores e autoridades. Para a prática das atividades de forma segura, além da ausência de contato físico, não terá a presença do público na arquibancada.

Modalidades
Os estudantes vão competir em atividades que envolvem desde a prática de esportes a jogos desportivos que estimulam o raciocínio lógico. As modalidades dessa edição são: atletismo de 50 m e 100 m, arremesso de peso, salto em distância, badminton, tênis de mesa, boliche adaptado, chute ao golzinho e batida de pênalti, cubo mágico e dama. O último Jogos da Integração foi realizado em 2018 com o objetivo de desenvolver o intercâmbio esportivo e recreativo entre os estudantes.

Como funciona
As escolas inscreveram os alunos interessados em participar dos Jogos da Integração. Para chegar na disputa, eles tiveram um período de preparação e passaram pelos jogos de interclasse no dia 18 de junho. O evento foi dividido em duas fases, começando neste mês e encerrando em novembro. Em breve, a programação será divulgada pelo Município.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze