- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 01 / julho / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

Tocantins realiza Caminhada em Defesa do SUS nesta sexta, 28

Mais Lidas

Acontece nesta sexta-feira, 28, a partir das 7h30, a primeira caminhada em defesa do SUS – Sistema Único de Saúde do Tocantins. Haverá uma concentração em frente à Sesau – Secretaria de Estado da Saúde, saindo em direção à NS-1 até a Assembleia Legislativa, onde os participantes da 7ª Conferência Estadual de Saúde do Tocantins (que está acontecendo desde ontem, 26, no Centro de Convenções) serão recebidos pelos deputados estaduais que compõe a Comissão de Saúde.

Segundo Salete de Castro, Membro da Comissão Organizadora da Conferência, essa é uma mobilização já realizada em diversos estados do país com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância e defesa do SUS e dos seus princípios, tais como a integralidade, universalidade e gratuidade do acesso à saúde. “O SUS é um modelo que defende a saúde como dever do Estado e direito do cidadão e, nós, enquanto sociedade, precisamos defender essa ‘máxima’ e nos apropriar, de fato, desse direito”, ressalta.

Na oportunidade será entregue uma minuta, construída durante a realização das conferências municipais de saúde, sobre o posicionamento dos participantes a respeito da política pública de saúde, seus avanços e desafios em nível local. Trata-se de um documento onde delegados e participantes pedem a parceria da AL na efetivação das propostas oriundas de diversos debates e que entendem como fundamentais para a melhoria do SUS, tais como a regulamentação da Emenda Constitucional nº.29, lei de responsabilidade sanitária, criação da carreira única da saúde, serviço civil em saúde, entre outras propostas.

Ainda segundo Salete, a equipe organizadora espera que essa Caminhada seja um incentivo para outros momentos de mobilização em defesa do SUS, já que trata-se de “um momento de repolitização das pessoas em relação ao direito da sociedade à saúde pública gratuita e de qualidade”, finaliza.

Ao final, será facultada a palavra aos participantes da Caminhada que desejarem expor seus posicionamentos relacionados à política pública de saúde.

Estarão presentes na Caminhada: sindicatos, gestores, conselhos de classe, categorias profissionais, movimentos sociais e estudantis, universidade da maturidade, usuários e trabalhadores da saúde.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias