- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 17 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

Tocantins reduz em 73% o número de focos de queimadas

Mais Lidas

As ações do Comitê Estadual de Combate a Incêndios Florestais e Controle de Queimadas, por meio do Programa de Controle das Queimadas do Tocantins (Pacqto) já apresenta resultados positivos. Em reunião na tarde desta segunda-feira, 01 a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) divulgou um relatório que mostra uma redução de 48% nos focos de incêndios no mês de junho, de 78% no mês de julho e 73% de janeiro a julho deste ano em comparação com os mesmos períodos do ano passado. As observações foram feitas através do satélite NOAA 15, no período da noite.

Para o secretário titular da Semades, Divaldo Rezende apesar dos números apontarem uma vitória, não é hora de parar com as ações de combate. “Não podemos baixar a guarda, pois ainda estamos em um momento crítico, as queimadas estão apenas começando e precisamos alertar a sociedade para que gente continue atento. As queimadas destroem bem materiais , o contexto ambiental e neste sentido nosso Governo lançou agora mais uma série de medidas para reforçar esta ação”, afirmou.

As ações anunciadas por Rezende são a criação do Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional do Estado do Tocantins, que operacionalizará as ações de prevenção e controle das queimadas e executará ações rápidas e emergenciais diante de incêndios florestais. Uma parceria firmada com a Oi, a qual prevê o investimento da ordem de R$ 200 mil pela empresa, através do projeto Educação para a Sustentabilidade, o qual consiste no envio de torpedos e mensagens em contas telefônicas e o envio de comunicações sobre incêndios aos brigadistas. O lançamento do edital do Curso de Investigação de Incêndios Florestais, a ser oferecido pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/Prevfogo) e realizado de 15 a 20 deste mês e ainda a aquisição de mais 200 equipamentos para brigadistas voluntários nos municípios que aderirem ao Pacqto a partir de agora.

Para o secretário da Comunicação do Estado, Arrhenius Naves, estar com 73% de redução no número de focos de queimadas em relação ao ano passado é muito importante, mas o trabalho deve continuar. “Pedimos à população e ao poder público municipal, para conosco, se engajarem para que a gente possa fazer esta diferença e reduzir drasticamente os focos. Queimadas não faz bem para ninguém, não faz bem para a terra, nem para os animais, muito menos para a saúde”, destacou Naves, acrescentando que em busca de novos parceiros, a Secretaria levará à região do Jalapão, a Brigada da Comunicação, que sairá nesta terça-feira, 02, com destino a Ponte Alta e percorrerá os municípios de Mateiros, São Félix e Novo Acordo.

Esta é a segunda caravana da Brigada, a primeira foi realizada na última semana de junho, em Lagoa da Confusão. Durante a permanência da Brigada nos municípios, são realizadas visita às escolas e mobilização da população rural e urbana para alertar sobre os perigos de realizar queimadas, além blitzen educativas, através da distribuição de panfletos e adesivos de carros, distribuição de revistas para alunos e apresentação de peça teatral com bonecos.

Segundo a superintendente de Marketing e Publicidade da Secom, Eliane Campos, a Brigada na região do Jalapão contará com aproximadamente 18 pessoas.

Curso

O curso a ser oferecido pelo Ibama/Prevfogo, formará peritos em incêndios florestais e foi uma solicitação do Governo do Estado, durante uma audiência pública em Brasília e segundo Divaldo Rezende, será uma importante ferramenta no combate às queimadas. “Quem fizer queimada ilegal será punido”, enfatizou.

Segundo o coordenador nacional do Prevfogo, José Carlos Mendes de Moraes, “o curso é de investigação a incêndios florestais, ou seja identificar as causas e origens dos incêndios e responsabilizar os infrator, administrativamente, civilmente e penalmente pelo ato ilícito”, afirmou.

O curso disponibilizará 32 vagas, sendo 25 para instituições federais, estaduais e municipais com atuação ambiental e ou perícia criminal dentro do Tocantins e sete para a superintendência do Ibama no Estado. A inscrição é gratuita e pode ser feita de hoje, 01 até a próxima sexta-feira, 05, através no site www.ibama.gov.br/prevfogo/documentos/galeria-de-fotos/nucleo-de-capacitacao-e-treinamento/formularios. Informações adicionais e o edital completo também estão á disposição neste endereço eletrônico.

- Publicidade -spot_img

1 Comentário

Assinar
Notificar-me
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Banzeiro

HUMMMMMMMMMMM, MAS ESTE INDICE SO SE FOR NA AREA URBANA, POIS NA RURAL O FOGO ESTAR COMENDO PIOR AINDA. VAMOS REVER OS CALCULOS. ISTO SEM FALAR NO DESMATAMENTO PRATICADO POR GRANNNNDES EMPRESAS. O PEQUENO PRODUTOR NAO PODE DERRUBAR ARVORES NENHUMA MAS AS EMPRESAS PODEM, PENSE NUMA POLITICA DE DESMATAMENTO….. RSSSSSSSSSS

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias