- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 17 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

TOCANTINS: Secretários apresentam demandas ao Projeto Tocantins Conectado

Mais Lidas

Os secretários puderam conhecer um pouco mais sobre o Projeto Tocantins Conectado, do Governo do Estado, que vem sendo executado em parceira com a Eletronorte (Centrais Elétricas do Norte do Brasil) e promete um grande salto nas comunicações do Estado. A reunião de apresentação do projeto aconteceu nesta terça-feira, dia 5, no Escritório da Eletronorte em Palmas, e contou com representantes de todos os órgãos do Governo.

O secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Ronaldo Dimas, destacou as vantagens do projeto para o Estado. “Teremos uma rede de alta velocidade em transmissão de dados com baixo custo, uma vez que o Governo Federal, por meio do sistema Eletrobrás/Eletronorte, está disponibilizando a rede de fibra ótica implantada ao logo do Linhão Norte-Sul, que corta todo o Estado”, disse. Dimas ressaltou ainda que o projeto vem sendo desenvolvido há cinco anos e que só agora, com a mudança de Governo, está se concretizando.

O gerente de Negócios de Telecomunicações da Eletronorte, Flávio Roberto Antonio, explicou que a empresa vai disponibilizar para o Estado tudo que o Governo precisar em termos de capacidade de transmissão de dados. A empresa vai disponibilizar sua rede de 8 canais de 40 gigabytes. Só para se ter uma ideia do impacto nas comunicações do Estado, os municípios que hoje dispõem de apenas 2 megas passam, com o projeto, a contar com capacidade de 300 megas. “O principal produto da comunicação que a sociedade se beneficia é a internet e, neste sentido, o avanço é extraordinário. Os municípios do Tocantins que hoje são bastante apagados digitalmente vão ter acesso à banda larga como qualquer outro município do país”, garante o dirigente.

“Primeiro, mostramos a todos o que vem sendo articulado pelo Governo neste sentido e que, de agora em diante, as ações às vezes isoladas vão convergir para um mesmo projeto, que é o projeto da governança por meio de uma grande rede de telecomunicações. Esta rede, além de atender o setor público, vai também atender o setor privado”, declarou o secretário Ronaldo Dimas, ao avaliar a satisfação dos secretários com o projeto.

O secretário anunciou durante a reunião que neste primeiro momento o projeto será instalado em 53 municípios e numa segunda etapa será estendido a todos os outros municípios. O secretário informou ainda que o compromisso do governador Siqueira Campos de disponibilizar internet de graça para a população pode ser cumprido com este projeto. “Nos pequenos municípios é possível que possamos oferecer internet de graça”, concluiu o secretário, satisfeito com o resultado da reunião.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias