- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, 06 / julho / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

TOCANTINS: Semana da Água abre com criação de comitês de bacia

Mais Lidas

O anúncio da criação de comitês para lutar pelas bacias do Rio Manuel Alves e do Rio Formoso foi um dos destaques da abertura oficial da II Semana Estadual da Água, ontem, no auditório da Unitins, em Palmas. A semana, aberta no Dia Mundial da Água, conta com uma extensa programação que se desenvolve atá o dia 29 de março.

Com a medida, o Tocantins passa a ser o primeiro estado da região Norte a aprovar a criação de comitês de bacias e também poderá ser o primeiro a criar a Agência de Bacias.

Além disso, o evento, que tem como tema Preservar a água é proteger a vida, contou com palestras e debates e teve a participação de especialistas em recursos hídricos e preservação da água e do meio ambiente.

Na sua explanação, o secretário do Desenvolvimento Sustentável e dos Recursos Hídricos do Estado, Divaldo Rezende, destacou a criação dos comitês de bacia e o quanto isso reforça o pioneirismo do Estado nessas ações. “A criação dos comitês representa a descentralização da gestão dos Recursos Hídricos. O comitê passa a ter voto e vontade e envolve os principais atores da região e ajuda num processo transparente da gestão dos recursos hídricos”, salientou.

ANA

O superintendente de Gestão da Rede Hidrometeorológica da Agência Nacional de Águas (ANA), Valdemar Santos Guimarães, que também integrou a bancada do evento, falou da importância de o Tocantins ter saído na frente na criação dos comitês, que são importantes bases para discussões e tomadas de propostas. “O Tocantins tem um aspecto importante, a formação dos primeiros comitês de bacias”, ponderou.

Saneamento

Atualmente, segundo o presidente da Agência Tocantinense de Saneamento, Edmundo Galdino, 98% dos domicílios são atendidos com fornecimento de água e cerca de 15% são atendidos com rede de coleta de esgoto sanitário. “Há uma defasagem grande. Uma gravíssima situação onde o governo do Estado cria a Agência Tocantinense de Saneamento, recriando uma autarquia para se dedicar a esta questão”, salientou.

O presidente disse ao JTO que o Estado dispõe de condições para captar recursos em nível federal para investimento na rede de esgotamento sanitário, nas estações de tratamento e, principalmente, no manejo de resíduo sólido.

Soluções

O presidente da Companhia de Saneamento do Estado (Saneatins), José Vicente Marino, falou sobre a importância da educação ambiental na comunidade e também sobre os projetos e metas buscados para atendimento das necessidades.

“Nós da Saneatins buscamos diversos projetos na questão ambiental mas tudo que fizermos ainda será pouco devido a importância para nós. Os projetos estão sendo desenvolvidos e essa reunião originará parcerias para muitos outros projetos para a preservação do meio ambiente e da água”, ressaltou.

Programação

Hoje e manhã, das 8h30 às 17h30, a programação do evento é dedicada aos alunos de escolas municipais e estaduais, que farão visitas programadas ao Barco Nego D´água. Eles e receberão informações educativas sobre o meio ambiente e a preservação de rios, lagos e cachoeiras. Esta ação é uma ação conjunta da Gaia, responsável pela gestão do Barco Nego D´água, e secretarias municipal e estadual de Educação. (Jornal d Tocantins)

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias