A Escola Família Agrícola e o Incra promovem seminário para debater a educação do campo, nesta quarta-feira, 7, e 8 de dezembro, em Porto Nacional. O objetivo é avaliar o panorama nacional da educação do campo, a realidade do Tocantins e as experiências do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).
O seminário terá a participação de representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Tocantins (Fetaet), Incra, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Secretaria de Estado da Educação e Secretaria Municipal de Educação de Porto Nacional. A abertura será na quarta-feira (7), às 19 horas, na Escola Família Agrícola de Porto Nacional.
O evento integra a programação de encerramento do curso de magistério de nível médio em pedagogia da alternância do Pronera. O curso foi realizado para formar assentados, que vão atuar como educadores nos projetos de reforma agrária.
As atividades pedagógicas começaram em janeiro de 2009 e serão encerradas esta semana com a formatura de 67 educadores assentados da reforma agrária, na sexta-feira (9). A proposta pedagógica do curso foi elaborada por representantes de movimentos sociais e faz parte do Pronera, política do Governo Federal executada pelo Incra e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
O Programa tem como objetivo ampliar os níveis de escolarização formal dos trabalhadores assentados a fim de democratizar o conhecimento no campo e contribuir para o desenvolvimento dos assentamentos.
O curso de magistério teve duração de três anos e as aulas foram realizadas em seis módulos, em período integral, nos meses de janeiro e julho, em Porto Nacional. As despesas foram custeadas com recursos do Pronera, com investimento do Incra no valor de R$ 978.687,32 e contrapartida da Escola Família Agrícola no total de R$ 108.780,00. (Flávio Freitas)