Connect with us

Tocantins

TOCANTINS: Sindicatos cobram atrasos nas diárias de servidores

Publicado

em

O Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Sisepe) protocolou, terça-feira, 12, uma notificação extrajudicial ao governador Siqueira Campos (PSDB) cobrando que o chefe do Executivo oficialize todas as pastas que compõem a administração estadual para que no prazo máximo de 15 dias paguem as diárias em atraso dos servidores.

A notificação é motivada pelas reclamações recebidas pelo Sisepe, diariamente, de servidores dos diversos órgãos – tanto da administração direta quanto indireta – que estão desde agosto de 2010 sem receber as diárias às quais têm direito. A medida, conforme argumenta o presidente do Sisepe, Cleiton Pinheiro, no documento protocolado, busca garantia dos direitos dos servidores.

“Vale destacar que o sindicato buscou, sem sucesso, por diversas vezes resolver o problema diretamente com os gestores dos órgãos estaduais. Somente entre os meses de junho e dezembro deste ano, o Sisepe chegou a protocolar 21 ofícios, direcionados a diversas pastas, cobrando que os gestores pagassem as diárias em atraso”, ressalta a nota do Sisepe distribuída à imprensa.

No documento, o sindicato sustenta que os servidores vêm enfrentando muitas dificuldades nas viagens, por terem que custar despesas de estada e alimentação. Caso não haja resposta do governo, o sindicato promete tomar as medidas judiciais cabíveis.

O jornalista Luiz Zini Pires, que está respondendo interinamente pela Secretaria de Comunicação, disse que a orientação do governo é pagar as diárias em dia. Ele afirmou que hoje o Estado deve se pronunciar em relação ao problema. (D.M., com informações da Ascom do Sisepe)

13º Salário

O pagamento do 13º salário dos servidores estaduais estará disponível na próxima sexta-feira, 16. A informação foi dada pelo secretário estadual do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública (Seplam), Eduardo Siqueira Campos, em sua página no Twitter. Conforme o secretário, o pagamento seria creditado no sábado, mas o governo decidiu antecipar em um dia o pagamento. (Jornal do Tocantins)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

PF oficializa que são duas Operações contra Carlesse: Éris e Hygea. R$ 40 milhões são bloqueados

Publicado

em

A Polícia Federal deu mais detalhes sobre a Operação deflagrada na manhã desta quarta, 20. na verdade são duas Operações conjuntas, denominadas, Éris e Hygea para desarticular organização criminosa composta por membros da cúpula do governo do Estado.

São 57 mandados de busca e apreensão nas cidades de Palmas, Gurupi, Porto Nacional, no Tocantins; Minaçu e Goiânia, em Goiás; Brasília-DF e São Paulo-SP. Outras 50 medidas cautelares, como  a suspensão do exercício das funções públicas, também estão sendo cumpridas. As ordens judiciais foram expedidas pelo Superior Tribunal de Justiça.

As investigações, iniciadas há quase dois anos, demonstram a criação de um complexo aparelhamento da estrutura estatal voltado a permitir a prática continua de diversos esquemas criminosos. Essas condutas contribuíram para a movimentação de dezenas de milhões de reais por meio dos crimes praticados. Até o momento, foi determinado o bloqueio de R$ 40 milhões.

A operação Éris visa desarticular o braço da organização criminosa instalado na Secretaria de Segurança Pública do Estado do Tocantins. O grupo é suspeito de obstruir investigações de combate à corrupção, utilizando-se de diversos instrumentos normativos e disciplinares, como a remoção indevida de delegados responsáveis por inquéritos de combate à corrupção que atingiam membros da cúpula do Estado. Há ainda fortes evidências da produção coordenada de documentos falsos para manutenção dos interesses da organização criminosa. Também  é apurado o vazamento de informações de investigações em andamento.

Já a operação Hygea tem o objetivo de desmantelar o esquema de pagamentos de vantagens indevidas relacionadas ao Plano de Saúde dos Servidores (Plansaúde) e a montagem de uma estrutura voltada para a lavagem do dinheiro, desviado dos cofres públicos e integralizado ao patrimônio dos investigados.


Além da obtenção de novas provas, busca-se interromper a continuidade das ações criminosas, identificar e recuperar ativos frutos dos desvios, resguardar a aplicação da lei penal, a segurança de testemunhas e a retomada das Instituições Públicas.

As ações de hoje contaram com o apoio da Força Aérea Brasileira e da Procuradoria-Geral da República.

Os investigados irão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de corrupção, peculato, lavagem de dinheiro, organização criminosa, falsidade ideológica e documental e embaraço às investigações.

Os nomes das operações fazem referência a figuras da mitologia grega ligadas à discórdia e à saúde, respectivamente.

Continue lendo

Tocantins

Wanderlei Barbosa deve assumir Governo do Tocantins ainda nesta quarta. Carlesse busca liminar contra afastamento

Publicado

em

O vice-governador Wanderlei Barbosa (Sem Partido), deve assumir ainda nesta quarta-feira, 20, o comando do Governo do Tocantins, por conta do afastamento do titular, Mauro Carlesse (PSL), determinado pelo ministro Mauro Cambell, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A determinação de afastamento de Carlesse e posse de Wanderley, deve ser entregue ao presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade (PSL), nas próximas horas.

Nos bastidores, a informação é q o jurídico de Carlesse, já busca uma liminar para segurar a afastamento e jogar todas a fichas na decisão final do Plenário do STJ, que dará a palavra final sobre a decisão de Cambell, relator do processo.

Entenda o caso

Mauro Carlesse e o secretário de Segurança Pública do Estado, Cristiano Sampaio, são alvo de operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta quarta, por conta de uma suposta organização criminosa que fazia pagamentos de vantagens indevidas ligadas ao plano de saúde dos servidores do estado e obstrução das investigações.

“As investigações, iniciadas há quase dois anos, reuniram um vasto conjunto de elementos que demonstram um complexo aparelhamento da estrutura estatal voltado a permitir a continuidade de diversos esquemas criminosos comandados pelos principais investigados. Além da obtenção de novas provas, as operações buscam interromper a continuidade das ações criminosas, identificar e recuperar ativos frutos dos desvios, resguardar a aplicação da lei penal, a segurança de testemunhas e a retomada das instituições públicas”, informou em nota o STJ.

Continue lendo

Tocantins

GURUPI: SICTEG começa nesta quarta

Publicado

em

Com o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, tem início nesta quarta-feira (20) a 7ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi/TO (SICTEG). A edição segue até sexta (22) e faz parte da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT/MCTI. O evento, gratuito, é coordenado pelo Programa InovaGurupi, da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Gurupi, Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi e conta com a colaboração do Governo Federal/Estadual, Senac, Sesi, Senai e Sebrae.

A SICTEG sempre é realizada de forma rotativa em uma das três Instituições públicas de Ensino Superior de Gurupi: Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Universidade Federal do Tocantins (UFT) ou Universidade de Gurupi (UnirG). Este ano, devido à pandemia, a Semana será toda online.


De acordo com a gerente do Sebrae em Gurupi, Paula Alencar, o “Seminário é riquíssimo com conteúdos de diversas áreas, explorando o conhecimento e possibilitando a troca de experiências com as pesquisas e participação dos alunos e professores de instituições importantes para o nosso estado”.

No site oficial do evento, em https://sicteg.4.events/#/, está publicada a relação dos trabalhos selecionados para apresentações orais. Na programação serão realizados seminários voltados para pedagogia, inovação, cultura, assuntos comunitários, tecnologia, além de campeonato de games, entre outros.

Palestras

Quarta-feira (20/10)

19h – Professor Rossandro Klinjey, abordando o tema da SICTEG, sobre como desenvolver a inovação na sala de aula.
Faça Sua inscrição em https://bit.ly/3jdpLMz

Quinta-feira (21/10)

16h – Como empreender sendo criança? Com o Ryan Maia, de apenas 10 anos, membro da Academia de Letras do Brasil,  Co-Fundador do Projeto Crianças de Negócios, Empreendedor Infantil e CCO da Hamburgueria Ryan Maia. Com participação da Maryana com Y.
Inscreva-se em https://bit.ly/3ppBv2q

19h – Como alavancar o protagonismo na comunidade educacional? Com o palestrante Prof. Clóvis de Barros vai falar no programa EU QUERO, EU POSSO.
Inscrições em https://bit.ly/3lTDl9D

Acesso

Todo o evento será realizado no site. Para acompanhar, basta fazer o login no “Painel do Participante” para ter acesso à Feira Virtual do evento, que foi preparado em 2D , para fácil visualização e que contempla o Espaço Academia: com salas de palestras, minicursos e stands para atividades das instituições de ensino participantes; o Hub de Inovação: com salas de palestras e stands para atividades relacionadas à inovação; e o Espaço Governo: com salas de palestras e stands para atividades do setor público. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze