Connect with us

Tocantins

TOCANTINS: Siqueira confirma mais quatro nomes

Publicado

em

Durante a manhã de sabado, 18, foram anunciados mais quatro integrantes da equipe de governo do governador eleito Siqueira Campos (PSDB): o secretário das Relações Institucionais Lívio William Reis de Carvalho e subsecretário, Nelson Torezani, o secretário de Ciência e Tecnologia, Luiz Carlos Borges da Silveira e o presidente da Junta Comercial do Tocantins (Jucetins), Antônio Milhomem de Castro. A nova Secretaria das Relações Institucionais substituirá a Secretaria de Representação do Estado em Brasília, em Brasília.

Médico, ex-ministro da Saúde e Borges da Silveira, enfatizou que deseja conhecer a real situação da pasta e depois estruturá-la. Ele também ressaltou que a Unitins vai ter parcerias com a Federação do Comércio (Fecomercio), com o Banco Mundial e órgãos federais para que a pasta consiga recursos para a instituição e leve o ensino gratuito aos alunos.

Responsável pela implantação da parceria entre a Unitins e a então Educon (empresa que já dirigiu), para oferta de cursos a distância no Tocantins, depois causa do descredenciamento da instituição estadual pelo Ministério da Educação (MEC), o futuro secretário também frisou que o convênio que o Estado tem com a Eadcon (empresa que substituiu a Educon) deve ser cancelado. Isto deve ocorrer após o encerramento dos cursos deste convênio que termina no próximo ano. Borges também citou que a Unitins atualmente tem poucas pendências junto ao MEC e segundo ele, a pasta vai seguir a determinação do ministério, que já restringiu o número de pólos.

O futuro secretário ainda frisou que a secretaria é recente e que ela ainda não está estruturada e lembrou que a Unitins faz parte desta secretaria, por isso elas devem ser mais integradas. “Inclusive a escolha do reitor da Unitins foi feita junto com o governador e comigo. É uma pessoa de confiança dele e minha, para que nós possamos fazer uma integração total da TV Educativa, da Unitins, da rádio educativa dentro de um complexo educacional”, comentou.

Em relação ao orçamento da pasta, considerou “fraco” por isso terá de buscar recursos fora do Estado. “Mas a Unitins ainda tem algum recurso para a manutenção”, completou.

Quanto aos novos cursos superiores para Unitins, o secretário frisou que ainda não daria para pensar nesses cursos para o próximo ano, segundo ele, primeiro precisa colocar a “casa em ordem”.

Borges disse que há muito tempo é amigo de Siqueira e que o convite para realizar um trabalho no Estado surgiu antes mesmo das eleições deste ano. “Ele falou comigo: se eu ganhar a eleição, eu preciso e quero que você venha fazer um trabalho aqui muito amplo na área da educação”, disse. Conforme o futuro secretário, ele reside atualmente no Estado de Paraná, no entanto afirmou que no próximo ano irá morar no Tocantins.

Institucionais

Conforme Lívio de Carvalho, a mudança na pasta será uma transformação do escritório de representação. “Quero deixar claro que não é apenas uma mudança no nome. É uma mudança na forma de atuação dessa secretaria”, comentou.

O futuro gestor, que é professor da UnB, ex-reitor da Unitins, ex-secretário estadual de Planejamento e Meio Ambiente e já atuou no governo federal, enfatizou que o escritório hoje não tem preocupação de “sistematicamente” construir os canais de interlocução com os ministérios e relações internacionais. “Então o governador quer hoje é que seja a construção dessas relações regulares, das secretarias com os interesses em Brasília, os ministérios e com as instituições internacionais”, citou.

Conforme Carvalho, já foram realizadas em torno de quatro reuniões em Brasília com instituições, entre elas o Banco Mundial, as quais manifestaram interesse em projetos no Estado. O futuro secretário ainda completou que a primeira meta da pasta será institucionalizar a secretaria e depois reconstruir a relação das secretarias com o governo federal e instituições internacionais.

Carvalho também comentou que não tem filiação partidária e que o convite para assumir a pasta foi realizado há alguns dias pelo governador eleito.

Jucetins

Entre as primeiras metas da Junta Comercial do Tocantins (Jucetins), Antônio Milhomem de Castro disse que é reorganizar a junta comercial na parte funcional. Outra prioridade na sua gestão, será trabalhar para construir uma sede própria. “A meta principal na minha gestão é tentar recursos no Ministério de Indústria e Comércio e no governo do Estado”, disse.

O futuro presidente ainda ressaltou que outra meta de Siqueira será incentivar a criação de novas empresas no Estado. Segundo ele, o governo irá buscar recursos para fortalecer a economia do Tocantins.Castro, que é filiado ao PP, disse que sua indicação foi técnica e que o convite para assumir a entidade foi realizado há 15 dias por Siqueira. (Luana Fernanda – Jornal do Tocantins)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

ARAGUAÍNA: Município participa de Mapeamento do Ecossistema Local de Inovação

Publicado

em

O Sebrae Tocantins e a Prefeitura de Araguaína, irão realizar, nesta terça-feira, 28, às 14h, no prédio do Sebrae no município, o lançamento do projeto de Mapeamento do Ecossistema Local de Inovação. Trata-se de uma ação do Programa Cidade Empreendedora, que consiste na radiografia do ambiente local de inovação, apresentando o nível de maturidade do ecossistema, identificando os pontos fortes, os atores, as potencialidades locais e as oportunidades de melhorias para consolidar cada vez mais a cidade como a Capital da Inovação no Tocantins.

“A ideia é contribuir para impulsionar a economia local, estimulando o ambiente empreendedor, empresarial, de inovação e de educação. Por meio do projeto, reunimos diferentes possibilidades para mobilizar toda a cadeia produtiva”, destacou o gerente do Sebrae em Araguaína, Joaquim Quinta.

Segundo o coordenador de Ecossistemas de Inovação do Sebrae Tocantins, Rogério Maracaipe, o levantamento mostrará o nível de maturidade do ecossistema, as ações que o poder público pode ofertar, como as universidades destacam a inovação, apresentando assim, quais são as possibilidades voltadas para isso. “Este mapeamento vai buscar todos os detalhes, para que no final, seja elaborado um relatório, de uso comum, para a comunidade e empresários do município, de tudo que Araguaína tem a oferecer como um ambiente de inovação”, explicou. 


Araguaína é uma das cidades do Tocantins que irá implantar essa metodologia e, com isso, trará uma maior visibilidade e oportunidade de negócios para empresas de base tecnológicas, maior capacidade de gestão, poder de articulação e acompanhamento das ações de todos os atores responsáveis pela transformação, inovação e tecnologia no município. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)

Continue lendo

Tocantins

Vanda Monteiro recebe comissão dos aprovados no concurso da PM e garante apoio a retificação do edital

Publicado

em

Em audiência realizada na Assembleia Legislativa, a deputada estadual Vanda Monteiro (PSL) recebeu a comissão dos aprovados no concurso público da Polícia Militar. Na pauta do encontro está o apoio a retificação do edital e a ampliação do número de convocações para realização do Teste de Aptidão Física. 

A parlamentar destacou que apresentou junto a Assembleia Legislativa dois requerimentos que pedem do Governo a ampliação das convocações dos editais da Polícia Militar e também do Corpo de Bombeiros. 

“Sabemos da nossa demanda por mais policiais e bombeiros para atuarem na segurança pública do Estado. Essa é uma pauta de extrema importância que tem meu total apoio. Garanto aos aprovados que tudo que estiver ao meu alcance será feito, inclusive com diálogo direto junto ao governador”.

Continue lendo

Tocantins

ARAGUAÍNA: Segunda dose da vacina Pfizer contra a covid-19 é antecipada

Publicado

em

A Prefeitura de Araguaína informou que a partir desta quinta-feira, 23, os moradores que tomaram a primeira dose do imunizante contra a covid-19 do laboratório da Pfizer estão sendo beneficiados com a antecipação de 12 para 8 semanas na aplicação da segunda dose.

“Estamos seguindo uma orientação do Ministério da Saúde para aplicação da segunda dose da Pfizer. Essa alteração trará para o Município agilidade na imunização completa da nossa população, devido ao prazo que foi reduzido para 60 dias. Além disso, teremos uma melhor e mais rápida cobertura vacinal da comunidade”, afirmou a diretora de Imunização, Samilla Braga.

Dados da Secretaria Municipal da Saúde apontam que 61.706 moradores receberam a primeira dose da Pfizer, desses 8.871 tomaram a segunda. Com a mudança, 52.835 pessoas serão beneficiadas e vão poder concluir seu esquema vacinal quatro semanas antes do prazo inicial indicado.

Outros imunizantes
Além dessa medida, o Município já estava antecipando a aplicação da segunda dose para a população que tomou o imunizante da Astrazeneca, pois os moradores podem comparecer em um dos locais de vacinação para receber a segunda dose em um intervalo de 80 a 90 dias.  

Já a conclusão do esquema vacinal com o imunizante Coronavac segue sem alteração, com o intervalo de 28 dias entre a primeira e segunda doses.

Locais de vacinação
A população que recebeu a primeira dose deve ficar atenta a data do retorno que está marcada no verso do cartão de vacina. Além de apresentar a carteirinha, é necessário o documento de identificação com foto e CPF.

A vacinação contra a covid-19 é disponibilizada de segunda a sexta-feira no Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma, na Via Lago, e nas UBS Araguaína Sul, UBS JK, UBS Manoel Maria (Setor Cimba), UBS Palmeiras do Norte (Setor São Miguel) e a UBS Dr. Raimundo (Setor Maracanã), com horário de atendimento das 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30, além da UBS Dr. Francisco (Vila Aliança), das 7 às 18 horas. (Giovanna Hermice / Foto: Marcos Sandes)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze